ITIL – INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUTURE LIBRARY
Por: Ká Prado • 7/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.465 Palavras (6 Páginas) • 291 Visualizações
ITIL – INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUTURE LIBRARY
Apresentação
O modelo ITIL busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI). O ITIL lida com estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios. É composto de 5 blocos. Segundo estudos publicados na PMG Academy, é confirmado que o atualmente no mercado o profissional de Tecnologia da Informação certificado em ITIL ganha 15% mais que profissionais sem a certificação oficial.
Departamentos de Tecnologia da Informação ( TI ) , a ITIL vem sendo utilizada por gestores da área em mais de 10.000 empresas em todo o mundo.
Com o objetivo de atingir melhores resultados administrativos esses gestores utilizam como base o consenso proposto pela ITIL , de forma a dimensionar os processos inerentes aos departamentos de TI com foco em excelência .
A ITIL
A ITIL ( IT Infrastructure Lybrary ) é uma biblioteca composta das melhores práticas para gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação ( TI ) , criada pelo governo Britânico em 1980 , se tornando padrão de no mercado em 1990.
A ITIL é um consenso de como devem ser tratados os processos dentro de um departamento de TI, Esses processos podem ser utilizados em empresas públicas ou privados , de grande ou pequeno porte.
Gestores de TI buscam nesse processo , trazer a adoção das melhores práticas , com objetivo de trazer resultados positivos , como redução de custos e agilidade em seus processos.
A matéria diz ainda que o Brasil e os EUA, estão na fase inicial da
implementação destas práticas.
A ITIL oferece um framework comum para todas as atividades do
departamento de TI.
Seus processos propiciam o uso das melhores práticas fazendo com que o departamento de TI possa adotar independente da organização, as melhores práticas da ITIL têm como objetivos;
Servir de inspiração para melhorar seus processos de TI;
∙ Sugerir onde é possível chegar, pois outras empresas já conseguiram
resultados positivos;
∙ Sugerir para que servem os processos e práticas;
∙ Sugerir por que adotar os processos e práticas.
Muitas destas melhores práticas são claramente identificadas e na verdade
são utilizadas na maioria das organizações de TI
A ITIL apresenta as melhores práticas de forma coesa, livros da ITIL descrevem como estas podem ser otimizadas e como a coordenação das atividades pode ser aperfeiçoada. Os livros também explicam como os processos podem ser formalizados dentro de uma organização.
Organizações envolvidas
Inicialmente a ITIL era um produto da CCTA ( Agência de Processamento de Dados e Telecomunicações do governo britânico ) , a partir de 2001 , foi fundido com o OGC ( Office if Government Commerce ) , que hoje é quem conduz a ITIL.
O OGC visa ajudar seus clientes no setor público britânico atualizando suas atividades e melhorando seus serviços, buscando fazer o melhor uso possível da TI , promovendo o uso das melhores práticas em muitas áreas , como gestão de projetos , procurement e Gerenciamento de Serviços de TI , através da publicação de livros escritos por especialistas da área.
O ITSMF ( Fórum de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação ) do Reino Unido , criado em 1991 , chegou em 2001 com mais de 500 empresas membros , entre fornecedores e grupos de usuários.
O ITSMF faz a troca de informação e experiências permitindo às organizações a melhora dos serviços fornecidos , como congressos , encontros especiais entre outros eventos sobre TI.
O EXIN ( Examination Institute for Information Science ) , juntamente com o ISEB ( Information Systems Examinations Board ) , desenvolveram uma certificação profissional para a ITIL , isso aconteceu em cooperação com o OCG e ITSMF.
O ISEB e o EXIN são organizações sem fins lucrativos , que cooperam para oferecer ema escala de qualificação ITIL em três diferentes níveis;
Certificado Foundation : Para obter esta certificação não é necessário participar de cursos oficiais , nem mesmo comprovar experiência na área. É interessante que o candidato atue na área de TI para facilitar os estudos .
Certificado Practitioner : É necessário curso oficial reconhecido pela EXIN ou ISEB focado em dois ou três processos da ITIL , proporcionando ao aluno conhecimento mais profundo sobre os assuntos abordados.
Certificado Manager : Voltada para os gestores de TI que terão uma visão ampla e aprofundada de todos os processos da ITIL
O sistema de certificação é baseado nas exigências para o cumprimento do papel relevante dentro de uma organização de TI .
ITIL – IMPORTANCIA
Com o crescimento da TI nas organizações, tem sido um meio muito
importante para alcançar os objetivos de uma empresa. Visto que a necessidade de um serviço de TI mais completo, a ITIL tem servindo como apoio para melhorar os processos de TI.
Segundo o autor entre os principais objetivos da adoção das melhores
práticas da ITIL podemos destacar os seguintes:
∙ Alinhar os Serviços de TI com as necessidades atuais e futuras do negócio
e seus clientes. Todos os processos da ITIL falam que a TI precisa entender
os requisitos de negócio da empresa para poder planejar e prover seus
serviços para atender as expectativas;
∙ Melhorar a qualidade dos serviços de TI. Através de um programa de
melhoria contínua deve se buscar a consistência na entrega dos serviços,
atendendo as necessidades de negócio;
∙ Reduzir custos na provisão de serviços. Este é um dos motivos chaves que
levam os gestores de TI a adotarem as melhores práticas, já existem vários
casos de sucesso onde houve grande redução dos custos operacionais e
investimentos em TI;
...