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Introdução à Lógica de Programação

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  275 Visualizações

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Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

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Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Introdução à Lógica de Programação

Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet

Professor: Clayton Boneli

Nome do estudante:

Data: 15/08/2013

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (1,0 ponto)

A conversão de números binários para decimais e decimais para binários faz parte do estudo da lógica de programação, uma vez que os computadores interpretam unicamente a linguagem binária, ou seja, se houver sinal elétrico é o número 1 e na ausência deste sinal é o número 0.

A combinação dos números zeros (0) e uns (1) é o que permite ao processador interpretar textos, imagens, vídeos, músicas e todos os recursos utilizados no computador.

Abaixo está sendo dada uma sequência de números binários. Com base nos conhecimentos adquiridos na unidade de aprendizagem, transforme-os em decimais.

a) 101011 = 25 + 23 + 21 + 20 = 32 + 8 + 2 + 1 = 43

b) 1011001011 = 29 + 27 + 26 + 23 + 21 + 20 = 512 + 128 + 64 + 8 + 2 + 1 = 715

c) 1100 = 23 + 22 = 8 + 4 = 12

d) 1110111000 = 29 + 28 + 27 + 25 + 24 + 23 = 512 + 256 + 128 + 32 + 16 + 8 = 952

Questão 2 (2,0 pontos)

Vimos que podemos organizar as tomadas de decisões por meio de proposições. Uma proposição verdadeira possui um valor lógico V (Verdadeiro) e uma proposição falsa possui um valor lógico F (Falso). Vimos também que estas proposições podem se relacionar através de leis básicas, conjunção e disjunção.

Para verificar o seu aprendizado sobre esse conteúdo, leia o problema descrito abaixo e faça o que foi pedido:

a) Indique as proposições inseridas (existentes) neste texto que resolvem o problema apresentado;

b) Faça a tabela verdade, demonstrando as possíveis respostas para o problema.

Problema: Edy, um aventureiro, encontra uma trilha e resolve segui-la. Ao final desta encontra uma casa abandonada. Ao entrar percebe que é a casa de um mago. Ele avista uma pequena porta, parece um caminho secreto. Então ele entra, e segue este caminho. Ao final consegue chegar a uma sala cheia de tubos de ensaio com líquidos coloridos. Logo avista um de cor dourada. Percebe que é a tão famosa poção que transforma objetos em ouro. E resolve pegá-la. Entretanto assim que encosta nesta, a porta se fecha, deixando-o trancado. Edy se lembra de ter ouvido uma história parecida e que para sair deve encontrar a chave da porta e digitar o código secreto, ou então encontrar outra saída secreta, que é um portal mágico.

Pergunta: Edy consegue sair? Justifique sua resposta.

p1 - chave (encontrada ou não encontrada)

p2 - código (correto ou não correto)

p3 - portal  (encontrado ou não encontrado - saída secreta)

S - Edy consegue sair (linhas da coluna em que S = 1 )

chave - encontrada ou não encontrada (and) código - correto ou não correto (or) portal - encontrado ou não encontrado (saída secreta)

(p1 e p2) ou p3 = S

p1

p2

p3

(p1 e p2)...

... ou p3

S

0

0

0

0

0

0

0

0

1

0

1

1

0

1

0

0

0

0

0

1

1

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1

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1

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0

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1

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1

0

1

1

1

1

0

1

1

1

1

1

1

1

1

1

Questão 3  (3,0 pontos)

No livro didático, vimos como elaborar algoritmos pseudocódigo simples, usando os comandos sequenciais e os comandos condicionais. Agora, elabore um algoritmo pseudocódigo para resolver o problema abaixo:

...

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