Marketing verde ou ecológico: Sua importância no competividade empresarial
Por: Anaramos3 • 4/7/2017 • Trabalho acadêmico • 2.697 Palavras (11 Páginas) • 273 Visualizações
Marketing verde ou ecológico: Sua importância no competividade empresarial
Introdução
O termo marketing verde, ambiental ou ecológico, surgiu na década de setenta, quando a AMA – American Marketing Association, fez um evento discutindo o impacto do marketing no meio ambiente. Após o wokshop, foi definido o que é marketing verde como “O estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades das atividades de Marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis. ”
Uma empresa ao adotar o marketing ecológico, deve informar aos seus clientes as vantagens de adquirir produtos e serviços ecologicamente corretos, estimulando e despertando o desejo do mercado por esta classe de produtos.
A diferença entre o marketing verde e o marketing moderno, é que no marketing moderno as empresas criam e ofertam produtos e serviços capazes de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores. Já no marketing verde os consumidores desejam encontrar a qualidade nos produtos e serviços que estão adquirindo. Podemos reparar assim, que nenhum esforço tem sentido se os consumidores insistirem em continuar consumindo determinados bens ou serviços que agridam o meio ambiente.
O marketing verde surgiu como uma ferramenta de apoio e monitoramento, desde o processo de desenvolvimento, produção, entrega, até o descarte do produto, buscando atender as necessidades e desejos dos consumidores e apresentando aos seus vários públicos a busca pelo lucro com responsabilidade ambiental.
O que é Marketing verde?
O marketing verde ou ecológico é a estratégia de marketing utilizada por uma organização, que tem o seu processo de venda de serviços e produtos que são baseados nos benefícios ao meio ambiente. Esse processo de estratégia está vinculado a marca, produto ou serviço a uma imagem ecologicamente consciente, ou seja, uma organização que adota um posicionamento sustentável perante a sociedade é uma empresa ecologicamente consciente.
Com o recorrente aumento do aquecimento global e com milhares de campanhas alertando a sociedade sobre o risco que o planeta terra está correndo, há uma forte onda de conscientização entre a população, preocupada com sustentabilidade do planeta, e que tomam a decisão de compra com base no benefício ambiental que aquele produto ou serviço vai trazer para o meio ambiente. A estratégia marketing ecológico entende que uma pessoa que tenha o mínimo de consciência ecológica, da preferência aos produtos ou serviços ecologicamente corretos. Um produto ou serviço passa ser ambientalmente responsável pela forma como é produzido, vendido ou embalado.
O marketing ambiental pode ser uma poderosa ferramenta de gestão de mercado, mas ao mesmo tempo que aumentam o número de consumidores conscientes, crescem também a desconfiança com relação as propostas “verdes”, que não passam de promessas vazias que tentam explorar de forma não responsável esta nova fonte de mercado. Pensando desta forma, as empresas precisam executar sua estratégia de marketing ambiental de forma correta, pois qualquer deslize pode afetar a marca da empresa, trazendo danos muitos sérios a sua credibilidade.
O marketing verde está muito além de frases de efeito, é necessário que as organizações adotem práticas de gestão comprometidas com o meio ambiente, agindo desta forma elas poderão ter mais força de mercado e serão capazes de atrair mais clientes. Para ter um marketing ecológico 100% eficaz, as organizações precisam aplicar três princípios de uma estratégia eficaz: educar seus clientes, ser genuíno e proporcionar-lhes colaboração. Um grande desafio atualmente para as organizações.
O mercado do marketing verde
Um dos mercados de grande potencial neste século é o de produtos ecológicos voltados para o seu cliente final. Esse é um mercado muito explorado nos países da União Europeia e Oceania, onde a consciência ambiental já faz parte da cidadania da população, já no Brasil esse mercado não é tão explorado assim.
No Brasil quando se fala em produtos ecológicos, quase sempre vem em mente a ideia de artefatos elaborados artesanalmente com matérias-primas naturais ou no âmbito empresarial o uso de equipamentos e sistemas para controle de emissão de poluentes, tratamento de efluentes e resíduos industriais. Nos levando a entender, que para o consumidor final, o conhecimento do que seja um produto ecologicamente correto para o seu uso ainda é algo distante.
Um produto ou serviço ecologicamente correto é todo artigo que, manufaturado, artesanal, industrializado, comercial, residencial, de uso pessoal, alimentar, agrícola seja não poluente, seja benéfico ao meio ambiente e a saúde e que contribui para o desenvolvimento de um modelo econômico e social sustentável.
Dados de uma pesquisa do Ibope – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, sobre o consumo no século XXI, mostram que 63% dos brasileiros estão dispostos a mudar seu estilo de vida para beneficiar o meio ambiente e que 71% pagariam mais por produtos que não causem danos à natureza. Juntamente a esse estudo, o mercado de produtos ecológicos, está começando a engatinhar no Brasil, podemos perceber que já há boas iniciativas, o que nos leva a crer que estamos no caminho certo, mas ainda temos muitos desafios para vencer, dentre os quais a moda ecológica ainda é uma desconhecida do grande público, que comprara com produtos sem charmes e rústicos demais. Outro problema que identificamos, é o preço, pois como a matéria-prima e a produção ainda não estão amplamente difundidas, os custos se tornam mais altos, deixando assim, o produto final com um valor mais caro.
Atualmente, os consumidores estão cada vez mais preocupados com seu bem-estar e passa essa preocupação ao produto que estão consumindo, procurando olhar se o produto consumido está afetando o meio ambiente. Com esse pensamento, do novo segmento de mercado, fez com que as empresas desenvolvessem novos produtos e buscassem a melhoria de seus processos, passando a se tornar mais competitiva no mercado.
As estatísticas mostram que a cada dia, os consumidores apostam nos produtos ecologicamente corretos na hora de fazer suas compras, procurando etiquetas com certificação e encontrando cada vez mais alimentos nas estantes
...