O COMÉRCIO ELETRÔNICO - ECOMMERCE
Por: miguelsant • 3/10/2015 • Abstract • 1.099 Palavras (5 Páginas) • 188 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA - FARESC
COMÉRCIO ELETRÔNICO - E-COMMERCE
CURITBA
2015
NAZARENO OLIVEIRA DA SILVA
ANDERSON
SAMUEL
COMÉRCIO ELETRÔNICO - ECOMMERCE
Trabalho acadêmico apresentado como requisito à obtenção de nota parcial da Disciplina de Sistemas de Informação em Redes, do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores, Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba - FARESC.
Prof.: Bruno César Sardinha
CURITIBA
2015
SUMÁRIO
Introdução.......................................................................................................4
História............................................................................................................5
Arquitetura do Sistema....................................................................................6
Vantagens e Desvantagens............................................................................8
Plataformas de Funcionamento......................................................................8
Formas de Armazenamento...........................................................................10
Calculo de Backup..........................................................................................11
Política de Backup...........................................................................................15
Conclusão........................................................................................................20
Introdução
Durante os anos 80 havia um interesse suficiente em relação ao uso da internet no setor de pesquisas, educação e das comunidades de defesa, que justificava o estabelecimento de negócios para a fabricação de equipamentos especificamente para implementação da internet. Empresas tais, como a CISCO System, a PROTEON e a 3Com, começaram a se interessar pela fabricação e venda de roteadores, o equivalente comercial dos gateways criados nos primórdios da ARPANET.
Desde então a internet teve um crescimento exponencial no número de redes, hosts e volume de tráfego.
Outro fator primordial por traz do crescente desenvolvimento da internet é a disponibilidade de novos serviços de diretório, indexação e pesquisa que ajudaram internautas a descobrir as informações necessárias na vasta rede. Sendo que, a maioria desses serviços surgiu em função dos esforços de pesquisas das universidades e institutos de pesquisa e evoluíram para serviços comerciais amplamente explorados por grandes corporações.
A partir da validação dos institutos de pesquisa e desenvolvimento e aprimoramento do meio físico para a internet surgiram grandes empresas ligadas a infra-estrutura das redes.
A partir de então surgiu um novo jeito de se vender. Este é um tema moderno e ao mesmo tempo tradicional envolvendo televendas e tele atendimento. A principal questão está centralizada na nova filosofia de percepção de compra eletrônica, na definição de um internauta e sua percepção de realização da compra através de um novo canal de comunicação, a Internet. Surge na década de 1990 então o comércio eletrônico.
Conceitos e Definições
O e-commerce é um sistema de comércio eletrônico que teve início na década de 90 e é utilizado para facilitar ou comercializar produtos ou serviços online de forma rápida e fácil para as pessoas e empresas em todos os lugares do mundo.
Atualmente este tipo de comércio se encontra em expansão, pois tem atraído um número maior de investidores devido ao rápido retorno financeiro que tem propiciado as empresas que aderem este tipo de investimento. A divulgação de seus produtos em escala mundial e a comodidade que seus clientes têm ao fazer um pedido pelo site da empresa é mais uma vantagem em se aderir esta idéia de negócio.
Tipos de E-Commerce
B2B (Business-to-Business): São as transações que ocorrem entre empresas, perdendo todas as antigas transações que ficavam arquivadas em papéis, perdendo na maioria das vezes tempo e espaço. Com a nova maneira de negociar on-line, tudo ficou mais simples e ágil, possibilitando primeiramente um jeito de otimizar as cadeias de valores e cada vez mais aumentar o universo das empresas entre si.
Embora grande parte do comércio eletrônico B2B se desenvolva atualmente entre um negócio e seus fornecedores, centros de negócios B2B na internet são desenvolvidos para abastecer mercados eletrônicos para compradores e vendedores em muitas indústrias. Por exemplo, as três grandes fábricas de automóveis americanas (GM, Ford, e Chrysler), estão sustentando um centro de negócios para fornecedores da indústria automobilística.
B2C (Businnes-to-Consumer): São as transações que ocorrem entre uma pessoa jurídica e uma pessoa física, ou seja, entre a empresa e o seu consumidor final. O B2C é uma ótima maneira da empresa se relacionar e interagir com os seus clientes finais, a fim de aumentar cada vez mais seu fluxo de vendas. O consumidor entra no site, navega, escolhe o seu produto, a empresa leva este produto até o consumidor através da logística da sua empresa.
Diversos tipos de negócios se empenham no comércio eletrônico B2C. muitos varejistas, como por exemplo, a Amazon.com, fazem negócios exclusivamente pela internet e são chamados de varejistas pure-play. Algumas dessas empresas têm seus próprios armazéns, dos quais atendem aos pedidos dos clientes, enquanto outros simplesmente repassam encomendas diretamente ao fabricante ou atacadista, que então remetem os itens ao cliente.
...