O GRID MOTORS E MEIO AMBIENTE
Por: Maurilio Filho • 11/12/2018 • Trabalho acadêmico • 3.009 Palavras (13 Páginas) • 259 Visualizações
[pic 1]
Disciplina: Gestão Ambiental
Prof.º. Frederico Guilherme de Souza Beghelli
POLÍTICA DE MEIO AMBIENTE
GRID MOTORS
Érick Alexandre Felippe Sanchez
José Maurilio Alves da Silva Filho
Leonardo Roberto Rodrigues Alves
Vinicius Prado de Moraes
FATEC – Faculdade de Tecnologia “Dom Amaury Castanho”
Junho/2018
[pic 2]
POLÍTICA DE MEIO AMBIENTE
GRID MOTORS
Érick Alexandre Felippe Sanchez
José Maurilio Alves da Silva Filho
Leonardo Roberto Rodrigues Alves
Vinicius Prado de Moraes
Trabalho referente à disciplina de
Gestão Ambiental
Orientada pelo Prof. Frederico Guilherme de Souza Beghelli
Estância Turística de Itu, junho de 2018.
Resumo
O tema abordado é essencial para os dias atuais, onde os reflexos das décadas de evolução do homem e tecnologia estão refletindo no meio ambiente em nossa geração.
Será apresentada a política de meio ambiente de uma empresa que utiliza tecnologia a favor do meio ambiente, minimizando a quantidade de materiais que utiliza aproveitando grande quantidade dos rejeitos dos seus produtos e do que é produzido garantindo um impacto pequeno ao meio ambiente.
Será explanado nesse trabalho os meios utilizados para controle de materiais recicláveis, rejeitos e qual a destinação para cada material não mais aproveitado pela empresa.
Sumário
1. Introdução 3
1.2. Estrutura Ambiental e a Grid Motors 4
1.3. Equipamentos elétricos e utilização de água 5
1.4. Resíduos sólidos e política de reciclagem 7
1.5. Relatórios de visitas a Grid Motors e resultados 10
1.6. Melhorias da Política Ambiental que podem ser aplicadas 13
2.0. Conclusão e considerações finais 15
Bibliografia 16
Lista de Figuras
Figura 1 -Luzes de Led 6
Figura 2 - Caixas de Papelão 7
Figura 3 - Caixa de Papelão reutilizada 8
Figura 4 - Total de Consumo da Energia Elétrica 10
- Introdução
Os abusos da extração de materiais sem um controle, materiais renováveis e não renováveis vêm apresentando os resultados perceptíveis sobre nosso clima, nosso ecossistema e principalmente sobre os seres que vivem em determinados ambientes quem vem desaparecendo aos poucos ou em grandes quantidades.
Camada de ozônio, aquecimento global, degelo nas calotas polares, mudanças climáticas que estão dizimando espécies devido as mudanças drásticas do meio ambiente na qual elas estão inseridas mostram a nossa geração e as novas os rumos que o meio ambiente modifica e em alguns cenários são irreversíveis.
Graças as normas e órgãos que fazem o controle e empresas que aplicam essas regulamentações garantem que o meio ambiente receba grande quantidade de rejeitos e não acabe transformando ou destruindo ecossistemas onde esses rejeitos acabem contaminando o meio ambiente.
1.2. Estrutura Ambiental e a Grid Motors
A Grid Motors se estruturou em relação as políticas de meio ambiente antes mesmo de um órgão regulador verificar os procedimentos que são utilizados em relação à os rejeitos produzidos e as políticas de reaproveitamento de produtos que garantem um impacto pequeno dos seus rejeitos ao meio ambiente.
Após a mudança da empresa para o seu último local, que anteriormente foi uma empresa que trabalhava com limpeza de veículos a seco e utilizavam vários sistemas que diminuíam os rejeitos produzidos pela empresa, utilizando um sistema de cisternas para reaproveitamento de água da chuva e contêineres que dividiam os materiais recicláveis, não recicláveis, orgânicos e vidros.
Como o prédio já estava preparado para um uso inteligente dos recursos naturais e o descarte dos materiais recicláveis tornou a implementação fácil e sem nenhum tipo de dor de cabeça para a Grid Motors.
- Equipamentos elétricos e utilização de água
A Grid Motors não produz uma grande quantidade de rejeitos, seus produtos em grande maioria vêm já acondicionado em embalagens que são enviadas para os seus clientes utilizando papel para o embalo e sacos plásticos.
Como a Grid Motors se enquadra no perfil de Microempresa, ela não tem consumo em grande quantidade em energia elétrica muito menos no consumo de água pois seus funcionários não utilizam uma grande quantidade de água para o trabalho, utilizando mais para a higiene das mãos ou limpeza de utensílios utilizados durante suas refeições (talheres, pratos e copos) que raramente acontece no seu espaço de trabalho.
Em suma o consumo mensal de água da empresa oscila em torno de 1 metro cubico de água, devido a cisterna que fica no telhado da empresa e de um conjunto de calhas e canos que levam ao armazenamento o conteúdo de 5 mil litros de água fazendo com que a empresa por conta do seu baixo consumo pague o valor mínimo mensal. A informação é baseada na conta recebida no mês de abril referente ao consumo de março.
O consumo de eletricidade é um dos grandes vilões da empresa que possui em seu showroom dois aparelhos de ar condicionado de 18 mil btus (um com certificação A de consumo do Inmetro e o outo com certificação D), que levam o consumo mensal de energia em 369 kWh com os aparelhos trabalhando em períodos que vão de 4 a 8 horas diárias (variando com a condição climática que influencia).
...