Programação em cloud
Por: claudiapena • 9/12/2015 • Relatório de pesquisa • 1.292 Palavras (6 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
Instituto Politécnico de Coimbra
Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra
LICENCIATURA EM INFORMÁTICA DE GESTÃO
Migração para a Cloud, infraestrutura e armazenamento.
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
Trabalho de Investigação de Arquitetura de Computadores
Cláudia Pena e Mariana Quatorze
[pic 6]
ÍNDICE
ÍNDICE
Lista de Figuras
Lista de Abreviaturas
Introdução
1. Sistemas de arquitetura TI
1.1. Computação Cloud
1.1.1 Vantagens e Desvantagens
2. Será o fim das empresas como as conhecemos?
CONCLUSÃO
Referências Bibliográficas
Lista de Figuras
Figura 1:……….
Lista de Abreviaturas
(por ordem alfabética)
Introdução
A elaboração do presente trabalho de investigação que surgiu no âmbito da cadeira de Arquitetura de Computadores, apresenta alguns aspectos sobre a computação em cloud, a migração para a mesma, a sua infraestrutura e armazenamento.
Ao longo desta investigação iremos responder a algumas questões que poderão vir a ser importantes no futuro bem como no presente, devido às alterações constantes no mundo das tecnologias.
As novas tecnologias estão constantemente a expor-nos ao mundo virtual, daí que a computação em cloud poderá vir a ter uma certa influência na maneira como as empresas estarão a funcionar no futuro.
- Sistemas de arquitetura TI
Hoje em dia é comum falar-se da importância que a informática ocupa na nossa vida. O impacto e a rápida evolução ao longo dos últimos anos das tecnologias, relacionadas com os sistemas de informação têm colocado sucessivos desafios às empresas. Para tirar partido das potencialidades destas tecnologias, é necessário um grande investimento em Software e Hardware. Este impacto é visível quer nas grandes organizações de âmbito internacional, quer nas pequenas e médias empresas. A importância dos sistemas de arquitetura TI é sobretudo concretizada pelas funcionalidades que são implementadas ao nível de Software, ou seja, a componente lógica e as que são disponibilizadas com o suporte de Hardware, ou seja, a componente física.
“As propriedades fundamentais, bem como os padrões de relacionamentos, conexões, restrições e ligações entre componentes entre os computadores, entre o sistema e o seu ambiente são conhecidos coletivamente como a arquitetura do sistema.”
Os sistemas de arquitetura TI podem ser:
- Sistemas de processamento distribuído
- Computação cliente-servidor
- Arquitetura duas camadas
- Arquitetura três camadas
- Arquitetura n camadas
- Computação baseada em Web
- Computação em cloud
- Computação peer-to-peer
[pic 7]
[pic 8]
Computação em cloud
A computação em cloud pode ser definida, de uma forma simplificada, como um paradigma de infraestrutura que permite o estabelecimento do Software como serviço (SaaS), sendo que este era um grande conjunto de serviços baseados em Web com o objetivo de fornecer certas funcionalidades que até então, necessitavam de grandes investimentos m Hardware e Software, e que funcionava assim através de um modelo de pagamento pelo uso.
Este termo, computação em cloud, surgiu em 2006 numa palestra de Eric Schmidt, do Google, sobre como uma empresa gerenciava os seus data centres. Hoje em dia, computação em cloud apresenta-se como o centro de um movimento de profundas transformações do mundo da tecnologia.[pic 9]
[pic 10]
Dentro da computação em cloud temos vários serviços tais como:
- Software como serviço (SaaS): aplicativos executados num servidor e cliente;
- Plataforma como serviço (PaaS): ferramentas para um desenvolvedor, para criar e executar aplicativos numa plataforma em cloud;
- Infraestrutura como serviço (IaaS): emulação de Hardware- cloud à base de máquinas virtuais e redes.
Os serviços apresentados anteriormente são utilizados por utilizadores diferentes bem como os seus serviços “finais”, como podemos ver no esquema abaixo.
[pic 11]
[pic 12]
A definição de responsabilidades, tais como o acesso e perfil de cada usuário envolvido numa solução da computação em cloud é fundamental. Marinos, em 2009 classificou os “atores” de acordo com o papel que desempenham, essa mesma classificação pode ser visa no esquema a seguir representado.
[pic 13]
[pic 14]
1.1.1. Vantagens e desvantagens
A cloud apresenta variadas vantagens, no entanto, tem alguns riscos na sua utilização.
Como vantagem temos o facto de o conjunto de dados necessários, neste caso de uma empresa, são simplificados. E uma vez feito esse processamento de dados, o utilizador não precisa de se preocupar com questões de compatibilidade de Hardware/Software e segurança. Uma vantagem adjacente a esta, é o facto de esta opção de cloud, apresentar uma redução de custos, ou seja, em caso de necessidade de um programa de gestão mais pesado, portanto, Hardware, não é necessário investir em novos servidores. Compra-se apenas o Hardware que preencha as necessidades, e com isso, paga-se somente o que é preciso.
...