Sistemas de Apoio Gerencial e Sistemas de Apoio a Operações
Por: Jeferson Oshiro • 1/9/2016 • Trabalho acadêmico • 472 Palavras (2 Páginas) • 6.938 Visualizações
Sistemas de Apoio Gerencial e Sistemas de Apoio a Operações.
Sistemas de Apoio às Operações auxilia na parte operacional da empresa, armazenando e processando dados gerados pelas operações. Ela é composta por três tipos de sistemas: SPT, STC E SAE.
Sistemas de Processamento de Transações (SPT) realiza e registra transações de rotina diária, apoiando o nível operacional. Exemplos de SPT: Logística se encarrega em interligar a parte logísticas da empresa. Vendas/Marketing apoiar o processamento de pedidos se responsabilizando em registrar, processar e acompanhar. Controle de Estoque Controla e armazena os produtos na empresa. Manufatura/produção sistema que controla o maquinário, registro de movimentos de alocações das máquinas e equipamentos.
Sistemas de Trabalho do Conhecimento e de automação de Escritórios (STC e SAE) são sistemas que ajudam as atividades no escritório aumentando a produtividade pessoal dos operadores que as manipulam. Exemplos de (STC e SAE) Editores de Texto confecciona relatórios de texto. Sistema de Correio Eletrônico permite, editar, receber e enviar mensagens pelo sistema eletrônico de comunicação. Videoconferência sistemas que faz a comunicação em formato de vídeo e áudio em tempo real entre pessoas e grupos, independente da região onde se encontra.
Sistemas de Apoio Gerencial esse sistema fornece informação e auxilia a tomada de decisão dos gerentes e executivos. Eles são classificados em três tipos de sistemas: sistemas de informação gerencial (SIG), sistemas de suporte da decisão (SSD) e sistema de suporte executivo (SSE).
Sistemas de informação Gerencial: Ele acessa os dados do SPT comprime e gera relatórios sobre o desempenho atual da organização, que serão usados para: Monitorar e controlar a organização prevendo seu desempenho futuro. Resumem e relatam operações básicas da organização. Exemplo de relatórios: Sistema bancário, controlar saldo de contas e opções de transferência. Sistema de controle de orçamento, controlar departamentos verificando os gastos realizados por cada um analisando uma ação para correção melhorando o orçamento.
Sistemas de Suporte da decisão (SSD) é utilizado a nível de gerente para auxiliar o gerente frente a necessidade de poder decidir sobre as situações não previstas. Oferece capacidades analíticas elaboradas a partir de dados gerados pelo SPT e SIG. Exemplos de SSD: Diagnósticos Médicos sistemas de apoio à decisão em saúde são sistemas especializados de consulta, destinados a fornecer informações aos médicos auxiliando nos agendamentos. Planejamento de produção: Decide quando e em que quantidade os produtos devem ser produzidos. Finanças e orçamento: Prepara orçamentos de curto prazo. Sistema de RH faz análise de remuneração: Monitorar as faixas e a distribuição das comissões, salário e benefícios.
Sistemas de Suporte Executivo (SSE) é uma ferramenta que integra em uma base de dados informações de diferente locais, apresentando resultado de forma simples e amigável, atendendo as necessidades dos executivos podem ser visualizados como resumos de texto ou gráficos. Exemplo Sistemas de Finanças: planejamento de lucros a longo prazo. Sistema de RH planejar as necessidades de longo prazo da organização quanto aos recursos humanos.
...