TCC Programação
Por: eeksama • 19/5/2015 • Monografia • 12.526 Palavras (51 Páginas) • 2.670 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida com um conjunto de recursos tecnológicos, a TIC tem o objetivo de fazer com que as pessoas se relacionem, facilitando a comunicação à distância.
Automação é um processo em que não necessita da interferência humana em uma maquina, ou seja, elas controlam seu próprio funcionamento diminuindo os custos e poupando trabalho.
A tecnologia da informação pode ser muito importante para uma empresa, principalmente quando ela é nova no mercado é não é muito conhecida. Um exemplo disso é a internet, que pode divulgar uma empresa com todos os detalhes fazendo com que a empresa ganhe clientes e credibilidade.
.
1.2 JUSTIFICATIVA
A AGInnovation é uma empresa nova na área de automação e é especializada em atualização de equipamentos e adequação as normas regulamentadoras além de trabalhar com serviços industriais. A empresa trabalha com equipamentos de pequeno e médio porte, a execução do projeto pode levar de 1 a 6 meses. A empresa trabalha somente com clientes conhecidos, pois não é muito conhecida.
A empresa trabalha com uma bancada didática, que foi uma inovação que auxilia e agiliza a adequação das normas regulamentares, ela consiste em miniaturas de cases que já foram adequadas, tornando assim o processo mais rápido e com menores custos.
O software contribuirá com a empresa de modo geral, fazendo com que ela cresça e ganhe credibilidade no mercado em automação.
1.3 OBJETIVO GERAL
Desenvolver um software para divulgar os produtos e serviços, comunicação do cliente com a empresa de forma direta e gestão de atividades de uma empresa de inovação e processos automatizados.
1.3.1 Objetivos Específicos
- Facilitar o meio de comunicação entre o cliente e a empresa;
- Permitir a organização e controle das etapas de desenvolvimento dos projetos;
- Divulgar os principais produtos e serviços, assim como cases na área de automação.
2 REVISÃO DE LITERATURA
2.1 SOFTWARE
Um software pode ser definido como um programa (conjunto ordenado de instruções) fornecido ao hardware para que o computador possa trabalhar e produzir resultados.
É a parte lógica do sistema de computação que é armazenada eletronicamente. É composto por um ou mais programas (conjuntos de instruções) que capacitam o hardware a realizar tarefas específicas, pelos dados manipulados por eles, pela documentação de especificação (projeto) dos programas e pela documentação de operação dos programas. (BENINI FILHO, 2005, p.154).
2.1.1 Tipos de Software
Quanto aos tipos, os softwares podem ser classificados em Livre: pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído, mas isso não significa que o software seja gratuito. (Nesse caso “livre” significa liberdade de ação), Proprietário: é um software licenciado com direitos exclusivos ao seu criador, sendo assim, sua cópia, redistribuição ou modificação são proibidos, Demo: software de demonstração para o cliente, normalmente é usado como uma amostra para atrair o comprador, Trial: é um meio de distribuição com limitação de tempo, podendo assim ter suas funções limitadas ou não, Freeware: é distribuído gratuitamente, porém pode não ter código aberto e acompanhar licenças restritivas, Shareware: é disponibilizado gratuitamente, mas com algum tipo de limitação. Tem como objetivo divulgar o software, e Software de domínio público: Não tem copyright e pode ser utilizado e modificado sem permissão.
2.1.2 Classificação e Software
Os softwares podem ser divididos em várias categorias, essas categorias foram criadas após o surgimento dos programas. Diferentes possibilidades de categorização podem ser consideradas. Um exemplo são as categorias considerando a aplicação. São apresentados o tipo de software básico, aplicativo e embutido. O software básico é considerado um sistema operacional e utilitário e é utilizado para fazer com que o hardware funcione. O software aplicativo é usado como ferramenta que fornece aplicações praticas e auxilia na execução de tarefas, como editores de texto e planilhas eletrônicas, por exemplo. O software embutido cuida de toda a operacionalidade de um dispositivo e reside em memoria só de leitura.
2.2 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Podemos entender linguagem de programação como “Um conjunto de palavras (vocabulário) e um conjunto de regras gramaticais (para relacionar essas palavras) que serve para instruir o sistema de computação a realizar tarefas especificas e com isso, criar os programas” (MARÇULA, 2009, P.169).
As linguagens de programação são classificadas em alto e baixo nível. Linguagens de baixo nível são caracterizadas por serem facilmente compreendidas pelo hardware. Linguagens de alto nível são caracterizadas por serem facilmente compreendidas pelo programador, e menos compreendidas pela maquina, como Pascal, C e C++, por exemplo.
2.2.1 PHP
O Personal Home Page (PHP) é uma linguagem amplamente usada no ambiente web. “O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na web. Hoje mais de 10 milhões de sites no mundo inteiro utilizam o PHP. A principal diferença em relação às outras linguagens é a capacidade que o PHP tem de interagir com o mundo web” (NIEDERAUER, 2008 p.19). Além disso, outras características relevantes do PHP são a gratuidade da linguagem e a sua estabilidade associada à exigência de poucos recursos do sistema.
O PHP é preparado para realizar muitos tipos de aplicações web, seus códigos são seguros, dependendo das necessidades do servidor, são rápidos e tem uma grande biblioteca de funções que cobre desde cálculos matemáticos complexos até tratamento de conexões de redes.
...