TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias da informação e da comunicação%2c Leitura e produção de texto%2c Desenvolvimento pessoal e profissional..docx

Por:   •  5/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP                                    

Polo de Rio Claro

Curso Serviço Social

 Tecnologia da informação e da comunicação, Leitura e produção de texto, Desenvolvimento pessoal e profissional.

Analícia Joly Talarico - RA 3356566659

Cíntia Roberta Boratti – RA 3326041611

Bernadina de Sales Valério Kiyomoto – RA 3354563722

Joilma Claucia Caetano – RA 3385575060

                                                                 

Rio Claro/SP

2015

INTRODUÇÃO

        A precisão de dados e rapidez nas informações virou uma prioridade para a melhoria social, fundamentados nisso preparamos neste trabalho um projeto que insira novas tecnologias, ferramentas que permitirão aos assistentes sociais um dinamismo quanto à coleta de informações e cuidado aplicado às necessidades armazenadas nos sistemas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
          Ocorrências críticas que carecem de uma maior atenção foram adotadas como bases para a concepção desse projeto, que abrange sistemas de tecnologias volvidas para a informação, usaram como exemplo o sistema do programa Bolsa Família, que avalia a situação e tenta satisfazer às demandas presenciais, porém com uma discrepância real entre o período dos dados avaliados e as ações para correção e aplicação dos princípios para o bom andamento e cobertura do programa, porém este princípio seria empregado para todos os programas e precisões compreendidas pelo (CRAS).
        Nestas necessidades sugerimos; a concepção de um sistema conectado de fácil ingresso aos servidores do (CRAS), permitiriam uma maior ação no andamento da demanda assistida pelo (CRAS), para a atualização de documentos e baixa de dados exatos em período real, agregados a um sistema que recolhe e processa informações dos servidores nacionais do (CRAS) sendo presumível priorizar e encontrar áreas que exijam maior atenção.
         Com estas aplicações incluímos o progresso em todos os aspectos com a relação da cobertura do (CRAS), aperfeiçoando virtualmente as celeridades exercidas.

Fundamentado nas precisões do estudo de caso sugerido, recomendamos um modelo de Sistema de Informação que colabore para a documentação dos acolhimentos e que promova a localização das informações dos entrevistados.  

JUSTIFICATIVA

        Seja no campo empresarial ou em diferentes modos de aprendizado profissional o assistente social constituído pelo curso de Serviço Social, tem como desígnio auxiliar pessoas que de determinada forma não tem integral entrada à cidadania, amparando-os a deliberar dificuldades ligadas a educação, habitação, emprego, saúde. É uma ocupação, volvida para a ascensão do bem-estar físico, psicológico e social. Este profissional desempenha seu cargo, norteando e acompanhando usuários e alargando programas de assistência conduzidos a múltiplos públicos como crianças em situação de risco, populações carentes ou afetadas por catástrofes naturais, idosos...
          No foco deste plano expomos o Centro de referência de assistência social (CRAS). O centro de referência de assistência social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Que opera como a fundamental abertura do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de oferecer serviço e ações de amparo territorial da rede de assistência social básica, agenciando a organização e a articulação das unidades a ele referenciada e o gerenciamento do procedimento nele abrangidas.
         Preferencialmente é que todo grupo de referencia do CRAS seja integrados por servidores públicos efetivos. Isso está baseado na precisão de que a equipe de referencia do CRAS tenha permanência garantindo a sequência, eficácia e efetivas dos programas, serviços e projetos oferecidos pelo CRAS.
         Desígnios dos profissionais que constituem a equipe técnica, recepção e acolhimento de famílias em situação de vulnerabilidade social;
• Oferecer métodos profissionais em amparo dos direitos sociais e humanos;
• implantação e sistematização de documentos que permitam a constituição de identificadores de situação de vulnerabilidade, informações das famílias referenciadas e as usuárias do programa bolsa família e do beneficio de prestação continuada;
• Acompanhamento familiar em grupos de convívio, serviço sócio educacional para família ou seus representantes;
• Amparo proativo por meio de visita às famílias que sejam em situação de maior vulnerabilidade;
• Orientação para a estimativa e inserção dos possíveis beneficiários do programa bolsa família, das famílias e usuários para a obtenção dos documentos cíveis essenciais para o exercício da cidadania;
• Divulgação de encaminhamentos sobre os programas sociais;
• Ajuda nas estimativas de revisão dos cadastrados no programa Bolsa Família BPC e demais benefícios.
         O assistente Social do CRAS tem o cargo de atuar na proteção social básica para todas as famílias com laços de sangue, afetivos ou solidários, familiares que se depara em vulnerabilidade, risco social necessitam ser abrigados para o resgate do convívio social, necessita concretizar o acolhimento e a vivencia familiar, oferecendo ações de encaminhamento e acompanhamento dos serviços socioeducativos ali implantados, apresentando o estímulo a autonomia e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, articulando sucessivamente com a rede sócio assistencial.
         As tecnologias de informação nascem para auxiliar os processos de tarefas do assistente social.

          Existimos onde as inovações tecnológicas alteram nosso modo de vida, a sociedade continuamente se adaptou as tecnologias, a inovação é a agilidade das mudanças, deliberada por Leopoldseder (1999) como “saltos quânticos”. “Houve uma mudança de paradigma tecnológico que cria novas possibilidades e alteram os processos da economia, política, relações sociais e culturais” (SANTOS, 2004).  
          Na era informacional e o impulso que as tecnologias de informação perpetram imperativa e para o Serviço Social a incorporação das mesmas na profissão, comprova a precisão da inclusão das tecnologias e a assimilação de tais recursos às importâncias profissionais e a uma reflexão à própria profissão. A agilidade com que a informação, as técnicas e os materiais se transformam revide aos profissionais para que objetem as exigências do mercado, que se aloca na urgência de repensar as táticas de um modo crítico em face do social e uma sólida concepção teórica.
         Proporciona-se como desafio, a promoção de todos a esse mundo digital, de conhecimento, de informação, de produtos de qualidade, excedendo a circunstância das pessoas afastadas até de direitos básicos, como moradia e alimentação, bem como as políticas sociais universais com qualidade. 
         A sociedade constantemente em processo de modificação e com ela o modo também vem sendo alterado, exigindo outras habilidades, respostas e outras sendo abandonadas para trás.
         A informatização é principal que perpassa os campos de conhecimento e aos seus emissários que conectado têm-se o desenvolvimento do mercado informacional sendo este um fato global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (165.8 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com