A Engenharia de Produção
Por: jgbiel • 30/9/2023 • Projeto de pesquisa • 642 Palavras (3 Páginas) • 52 Visualizações
Nome: João Gabriel Oliveira de Carvalho Leone Peixoto
Matrícula: 23113160034
Curso: Engenharia de Produção
Polo: Angra dos Reis
O que é Web2.0 e os benefícios provenientes deste conceito na educação
A Web 2.0 foi criada em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media. Web 2.0 é um termo usado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços oferecidos na internet, tendo como conceito a Web e através de aplicativos baseados em redes sociais e tecnologia da informação.
Há alguns anos, os sites estavam disponíveis como livros: as pessoas acessavam, liam e viam o que era de interesse e fechavam. No máximo, a comunicação com os desenvolvedores ou responsáveis pelo conteúdo era através de um e-mail. Atualmente, uma página que se limitar a isso está fadada ao esquecimento.
Hoje, para uma página ser minimamente enquadrada nesse “segundo capítulo” da história da internet, ela deve fornecer experiência de conteúdo para o usuário. Este conteúdo deve ser dinâmico e aberto à participação dele, no mínimo. Deve fugir de blocos de textos e proporcionar opções de alcance daquilo que o usuário deseja.
Todas essas mudanças moldaram o que é chamado de Web2.0.
Benefícios na Educação
Com o aparecimento do Web 2.0, muitos sites deixaram de ser estruturas rígidas e estáticas e passaram a ser plataformas onde pessoas podem contribuir com o seu conhecimento para o benefício de outros utilizadores e visitantes.
Assim, a Web 2.0 potencializa e facilita a obtenção de conhecimento, tendo um impacto na educação.
Podemos destacar tais benefícios:
- Permitem a partilha de informação e conhecimento e a colaboração entre pessoas fisicamente distantes;
- Recriam,online, algumas das condições ideais para a partilha de conhecimento (por exemplo, a criação de contextos, a autonomia dos utilizadores, a autorização para contribuições espontâneas e instantâneas);
- Têm custos de implementação e configuração baixos;
- Têm custos de manutenção reduzidos;
- Suportam e assentam na criação de comunidades de utilizadores em torno de tópicos ou áreas de interesse;
- São fáceis de personalizar, permitindo que cada utilizador crie uma experiência alinhada às suas preferências individuais;
- Graças à sua interface web, são acessíveis em qualquer lugar e geralmente fáceis de aceder através de dispositivos móveis (por exemplo, telemóveis).
Problemas que Podem Ocorrer na Prática
Dado o facto de que todas estas novas ferramentas funcionam à base de perfis pessoais, é muito mais comum a criação de contas em diferentes sites para poder aceder às suas funcionalidades. Ao mesmo tempo temos os novos sites sociais (Myspace, etc), e a maior facilidade de encontrar informação online.
Tudo isto leva a que seja mais fácil encontrar informação sobre outras pessoas. Por isso hoje em dia, o utilizador comum está muito mais exposto na Web. Um problema muito específico que foi criado por estas condições é a maior facilidade que os criminosos têm em encontrar e aliciar vítimas online, ou até a maior facilidade que existe em espalhar certas ideologias e influenciar possíveis seguidores (políticas, religiosas, etc.).
...