A Gestão de Supermercados
Por: Felipe Scaglione✌️ • 17/4/2017 • Trabalho acadêmico • 6.447 Palavras (26 Páginas) • 281 Visualizações
INTRODUÇÃO
A gestão de Supermercados tem passado por um processo de profissionalização da administração forçada pelo aumento da concorrência e pela diminuição das margens de lucros. Com a consolidação do Plano Real os Supermercados se viram obrigado a rever a forma como administravam seus negócios. Com margens mais apertadas era necessário reduzir os altos índices de perdas causadas por roubos, avarias, deterioração e manuseio inadequado dos produtos. Além disso, a prática de manter altos estoques, na época da inflação, foi substituída por estratégias de compras mais racionais e focadas nos produtos de alto giro. A informatização, primeiramente dos pontos de vendas (PDVs) e depois da retaguarda foi o primeiro passo rumo à modernização do setor. Num segundo momento era necessário integrar as informações de vendas, compras, financeiro, logística e de pessoal para que os gestores pudessem ter uma visão consolidada de todos os processos da empresa. É a partir dessa nova realidade que os Sistemas de Gestão Empresarial – Enterprise Resources Planning (ERP) passa a fazer parte do vocabulário no dia a dia do setor supermercadista.
A proposta desse trabalho é apresentar passo a passo o processo de implantação de um software ERP em uma rede de supermercados, desde o processo de escolha do software até a fase de mudança de cultura necessária para a utilização plena de todas as potencialidades que a tecnologia dos Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) oferece.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Apresentação de uma análise sobre o processo de escolha de um software de ERP dimensionado a real necessidade da empresa;
- Funcionalidades de um ERP;
- Elaboração de um Plano Diretor de Informática;
- Análise do software de Gestão ERP RPSys ;
- Processo de Gestão de Estoques e Compras em Supermercados;
- Processo de Gestão de Logística;
- Processo de Gestão de Vendas;
- Processo de Gestão Financeira e Contábil.
- Novas tendências de Gestão e tecnologias para Supermercados
- CRM – Customer Relationship Management;
- Comércio On-line – e-commerce;
- ECR - Efficient Consumer Response.
Produtos e Serviços desenvolvidos pela empresa: Rede de Supermercados Tranquilo & Favorável (T&F) são comercializados as seguintes linhas de produtos:
- Carnes;
- Padaria e Confeitaria
- Frutas, Legumes e Verduras;
- Bebidas;
- Produtos de Higiene Pessoal
- Produtos de limpeza doméstica
- Mercearia (arroz, feijão, açúcar, massas; enlatados; bolachas; etc.);
- Bazar (Panelas; Pratos; copos; talheres; baixelas; etc.);
- Pets Shop (alimentos para animais estimação)
- Papelaria (material escolar)
Cadeia de Suprimentos: A empresa possui relações comerciais com aproximadamente 150 fornecedores de alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza, bazar, papelaria, bombonieres e alimentos para animais de estimação. Na área de indústria os principais fornecedores diretos são:
- Perdigão S/A;
- Sadia S/A;
- Parmalat
- Aurora;
- Unilever.
Principais distribuidores de atacado:
- Destro Atacados;
- Nilo Tozzo Distribuidor;
- Tozzo Alimentos;
- Makrodal;
- Casci Distribuidor Bebidas;
interligadas através de uma rede interna, da empresa, a um computador principal onde fica instalado o Servidor de Bando de Dados.
[pic 2][pic 3]
o Servidor de Banco de dados esteja instalado, seja seguro e isolado e conte com um sistema de proteção contra quedas de energias e outros possíveis acidentes.
A Gestão de Supermercados com ERP
Gestão de Estoques
Dentre as diversas atividades desenvolvidas diariamente em um supermercado a administração dos Estoques é uma das mais importantes para o sucesso do resultado final do exercício. A falta ou excesso de produtos estocados tem impacto direto no desempenho do mesmo.
Haverá sempre um conflito de interesse entre os departamentos financeiros, de vendas e de compras conforme podemos visualizar no quadro abaixo:
manter um estoque extra além dos produtos expostos normalmente na área de venda (gôndolas). A loja de Rio Doce e a loja da Casa Caida são reabastecidas diariamente pelos depósitos da loja matriz, pois possuem espaço limitado de estocagem para apenas dois ou três dias no máximo de vendas.
Um dos problemas encontrado para um eficiente controle de estoques em supermercado é a grande quantidade de itens de diversos tamanhos e embalagens que entram diariamente nas lojas. Além disso a indústria de alimentos costuma lançar quase que mensalmente novos itens e linhas de produtos como forma de atrair consumidores em um mercado de consumo altamente disputado.
Até a época da implantação do software ERP RPSys no TRANQUILO & FAVORÁVEL Supermercados tinha dificuldade de controlar entrada de mercadorias em suas loja. Havia um problema constante de produtos não cadastrados o que causa transtornos aos clientes quando passavam nos PDVs. Para contornar o problema costumava-se passar o item não cadastrado no sistema, como “produto troco”. A falha no cadastramento de mercadorias devia-se ao fato de que a empresa não tinha nenhum sistema padronizado de compras e cadastramento de produtos. As compras eram feitas verbalmente pelo comprador da loja quando da visita do vendedor. Quando a mercadoria chegava ao depósito alguns dias depois, o pessoal responsável pelo recebimento fazia a conferencia visual das mesmas e confrontava a quantidade física com a quantidade informada no corpo da nota fiscal e pronto. Como o sistema antigo não facilitava o registro de entrada das notas fiscais não era efetuado o lançamento das compras para controle de estoque. Assim os produtos acabavam indo para as gôndolas sem terem sido previamente cadastrados. Além disso para cadastrar produtos costumava-se separar um item de cada caixa recebida para que uma pessoa posteriormente providenciasse o cadastro. Isso gerava erros e morosidade no processo de cadastramento de mercadorias.
...