A Lógica de Programação
Por: Leonardo Gianluca Costa Raposo • 15/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.486 Palavras (10 Páginas) • 217 Visualizações
Atividade 1
Conceituar (O que é?)
Representação da informação: Análise Conceitual -> Tradução do documento -> (Ou Meio Termo) Linguagem documentária -> Recuperação da Informação
Lógica de programação:é a técnica de desenvolver sequências lógicas para atingir um determinado objetivo. Essas sequências lógicas são adaptadas para linguagem de computador pelo programador a fim de produzir software.
Algoritmo: Um algoritmo é uma sequência de passos para atingir um determinado objetivo.
Instrução: É uma operação única executada por um processador é definida por um conjunto de instruções.
Linguagem de programação: é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.
Repetição: Ação ou efeito de repetir ou de se repetir. Usada em programação para repetir uma instrução ou algoritmo quando necessário.
Desvios condicionais: O desvio condicional tem por finalidade tomar uma decisão de acordo com o resultado de uma condição (teste lógico), e executar um bloco de códigos dependendo do resultado dessa decisão.
Diferenciar
Algoritmo x Instrução:
Instrução é apenas uma ação tomada. Já algoritmo é um conjunto de instruções para se chegar a determinado resultado esperado.
Algoritmo x Programa:
Algoritmo é um conjunto de instruções para se chegar a determinado resultado esperado. Programa é um conjunto de algoritmos para resolver os problemas apresentados para seu cliente em forma de software.
Atividade 2
O que é uma linguagem de programação multiplataforma? Qual o aspecto arquitetural permite isso?
Diz-se linguagem multiplataforma um programa ou sistema que pode ser executado em mais do que uma plataforma que executam programas ou sistemas de mais de uma plataforma.
A aplicação resultante, após a compilação, poderia ser executada em qualquer sistema necessitando, para isso, uma camada no sistema operativo que transformasse o bytecode resultante em instruções nativas.
Descrever, em linhas gerais, o que ocorre com o código C# ao ser escrito, compilado e executado, citando a CLI (linguagem intermediária), a CLR (Common Language Runtime):
Código escrito em linguagem c# ao ser compilado é transformado em código intermediário CLI pela plataforma .Net, sendo este código intermediário podendo ser transportado para todas as demais linguagens compatíveis com plataforma .Net. Após isto é compilado para código de máquina (CLR) que é identificada para a máquina atual.
Cite os tipos de variáveis mais comuns no C# e para que propósito serve:
string: usada para armazenar conjunto de caracteres.
int: usada para armazenar números inteiros
double: usada para armazenar números fracionados
O que são conversões (cast)?
Cast, termo usado para informar quando trocarmos uma variável de um valor para outro valor.
Diferencie conversões (cast) explícitas e implícitas:
Explícita: Quando precisarmos usar um método ou procedimento visível para trocar o valor da variável.
Ex: int num = Convert.ToInt32(Console.ReadLine());
Implícita: Quando trocarmos um valor de um dado sem precisar informar a conversão de forma visível.
Ex: int num = 1;
double castNumero = num;
Cite 3 situações em que um comando gera um erro de cast:
-Quando trocamos um valor de um tipo maior como double, para int de forma explícita;
-Quando recebemos um string para um tipo char, pois char armazena apenas um caracteres.
-Quando a conversão explícita não é possível.
Conceituar (O que é?)
Variáveis: uma variável é um objeto (uma posição, frequentemente localizada na memória) capaz de reter e representar um valor ou expressão.
Constantes: São como as variáveis, mas seus dados não podem ser modificados e permanecem os mesmo ate final ou encerramento do programa.
Entrada do console: Quando solicitamos ao usuário digitar alguma informação para coleta de dados.
Saída do console: Quando imprimirmos alguma informação para tela do console para usuário visualizar.
Diferenciar
Compilador x Interpretador
Um compilador é um programa de sistema que traduz um programa descrito em uma linguagem de alto nível para um programa equivalente em código de máquina para um processador.
O interpretador ao contrário do compilador roda o código-fonte escrito como sendo o código objeto, ele traduz o programa linha a linha, o programa vai sendo utilizado na medida em que vai sendo traduzido. Cada execução do programa precisa ser novamente traduzido e interpretado.
Atividade 03
static void At01()
{
Console.WriteLine("Atividade 01");
Console.WriteLine("Digite seu nome: ");
string nome = Console.ReadLine();
Console.WriteLine("Oi, " + nome + "!");
Console.WriteLine();
}
static void At02()
{
Console.WriteLine("Atividade 02");
Console.WriteLine("Digite um número inteiro: ");
int num = Int32.Parse(Console.ReadLine());
double result = (Math.Pow(num, 3)) + (4 * Math.Pow(num, 2)) + 13;
...