A PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
Por: aluis02 • 2/6/2018 • Trabalho acadêmico • 527 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
RESUMO PROVA PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
Dalvik é uma máquina virtual do Android altamente otimozada para dispositivos móveis (CPU/RAM/Bateria). Cada aplicação escrito em Java é transformada em um código que pode ser executado por uma instância de máquina virtual Dalvik. Assim, a Dalvik é otimizada para baixos requisitos de memória e projetado para permitir várias instâncias rodando ao mesmo tempo. A Dalvik opera em arquivos .dex e .ordex. É open source.
A ferramenta dx do Android SDK converte arquivos .class gerados pelo compilador Java em arquivos .dex que são compactados em um arquivo .apk para que sejam instalados nos dispositivos.
No Android 4.4 surgiu uma nova alternativa ao Dalvik: Android Runtime (ART) que na versão 5 foi substituída definitivamente. ART possui mais desempenho e ao invés de JIT, utiliza AOT.
Sistema Android:
-Baseado em Linux
-Multitarefa e Multiusuário
-Cada processo tem a sua VM e o código da aplicação é executado isoladamente.
-App é finalizado quando não for mais necessário ou quando o SO identificar que precisa de memória.
-Apps precisam de permissão para acessar componentes e partes do sistema.
Ambiente de Desenvolvimento:
Android SDK Tools: ferramentas básicas independentes de plataforma.
Android SDK Platform-tools: Ferramentas dependenter de plataforma (instalação manual)
Android SDK Build-tools: Ferramentas de build(dx)
Activiy
Representa uma janela com interface de usuário que pode cobrir toda a tela ou flutuar sobre as demais. As aplicações podem possuir diveras, que são empilhadas. Quando uma activity chama outra, ela é salva e empilhada em uma pilha de activities. Ao pressionar o botão voltar, a atual é destruída e é chamada a do topo da pilha para execução. Importante conhecer o ciclo de vida de uma activity.
Activity – Métodos de Callback
onCreate: A avtivity esta sendo criada
onStart: A acvitivy está prestes a se tornar visível
onResume: A avtivity esta visível
onPause: Outra activity está recebendo o foco, está activity ficará pausada
onStop: A avtovity não está mais visível mas permanece na memória.
onDestroy: A activity está prestes a ser destruída e removida da memória.
Services:
Componente que executa processos de longa duração em plano de fundo para fornecer funcionalidades para outras aplicações. Se o serviço for fazer uso intensivo da CPU ou bloqueio de operações, ele deve gerar seu próprio segmento (thread) para fazer esse trabalho.
Content Provider
Esse componente gerencia a manipulação de dads compartilhados entre aplicações que são totalmente independentes
Existem 5 formas de armazenamento
-Variável (Preferências) compartilhadas
Permite a persstêmcia de informações de forma simples e prática, utiliza a classe SharedPreferences para armazenar dados primitivos da forma chave-valor.
-Arquivos internos
Mais espaço de armazenamento e maior flexibilidade, pois pode-se gravar um arquivo na memória interna. Para facilitar o armazenamento de dados pode-se utilizar a interface Serializable do Java para persistir um objeto em um arquivo.
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