A Programação
Por: J0sn31 • 18/6/2015 • Relatório de pesquisa • 3.739 Palavras (15 Páginas) • 178 Visualizações
Segundo lista de Exercício (45 exercícios)
I. Teóricas
- Quais são as principais características da programação estruturada?
Procedimentos ou Funções: blocos de programa que executam determinada tarefa:
Procedimentos: podem receber valores mas, não retornam outros valores como resultado;
Função: retorna valores resultantes das operações que realizou.
AtualizarDados()
soma(x, y)
2. Quais são as principais características da programação orientada a objetos?
A orientação a objetos é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos.
3. O que são palavras chaves? Pesquise algumas palavras-chaves das linguagens: C, Java, Pascal e PHP.
Palavras-chave representam os comandos mínimos de uma linguagem de programação.
Em linguagens modernas palavras chaves são palavras reservadas não podem ser usadas para nomear variáveis, por exemplo.
Em Java temos: class, public, private, int, double, for, if, else.
PASCAL - É uma linguagem de alto nível eficientemente estruturada.
Incialmente criada para ser uma ferramenta educacional pela simplicidade de sua sintaxe.
Destaque é o Delphi.
Linguagem C - Linguagem estruturada e que permite uma forte interação com hardware o que favorece o desenvolvimento de software básico - Drivers, Sistemas Operacionais, Linguagens de Programação.
4. Explique o princípio da modularização aplicado na programação estruturada.
5. Linguagens de baixo nível possuem uma forte interação com o hardware dos computadores. Pesquise as vantagens e desvantagens no uso dessas linguagens de programação.
6. Explique com mais detalhes o funcionamento do processo de compilação de um programa de computador.
Programas escritos são traduzidos para linguagem de máquina no momento da compilação. Portabilidade entre sistemas operacionais demanda nova compilação.
Exemplos: Pascal, C, C++
7. Faça uma analogia entre os processos de compilação e interpretação de programas de computadores.
Programas são interpretados por outro programa conhecido como interpretador.
Não há compilação.
Portabilidade entre sistemas operacionais dependem da existência de um interpretador para o sistema operacional.
Exemplos:
Shell Script, Basic, PHP.
Os programas são compilados em um código intermediário binário que será interpretado por um serviço especializado no momento da execução (Virtual Machine)
A portabilidade depende da implementação da Virtual Machine para o sistema operacional
Exemplos: Java, C#, Cobol.
8. Pesquise e cite três linguagens de programação, diferentes das mencionadas nesta aula, indicando para cada uma delas: origem, finalidade e classificação, considerando os Tipos: sequencial, estruturada e orientada a objetos.
9. A linguagem de programação Java possui características que a tornam vantajosa sob determinados aspectos e aplicações. Pesquise pelo menos três vantagens dessa linguagem e explique-as.
10. Qual a diferença entre o JDK e o JRE?
11. O que é API? Liste alguns exemplos de APIs e suas funcionalidades.
12. Pesquise o funcionamento do coletor de lixo, explique o seu funcionamento.
II. Tipos de dados, conversão e operadores aritméticos
- Faça um programa que dado 3 valores apresente:
//1. Faça um programa que dado 3 valores apresente://
import java.util.Scanner;
public class Exercicio1Aula3 {
public static void main (String [] args){
Scanner leitorTeclado=new Scanner(System.in);
double valor1;
double valor2;
double valor3;
double valordasomatoria;
double valordamedia;
System.out.print ("Informe o valor1");
valor1 = leitorTeclado.nextDouble();
System.out.print ("Informe o valor2 ");
valor2 = leitorTeclado.nextDouble ();
System.out.print ("Informe o valor3");
valor3 = leitorTeclado.nextDouble ();
valordasomatoria= (valor1+ valor2+valor3);
valordamedia = valordasomatoria / 3;
System.out.print ("O valor da somatoria foi " + (valor1 + valor2+ valor3));
System.out.print ("O valor da media foi " + (valordasomatoria)/3);
}
}
- Faça um programa que calcula o volume de um cubo.
//2. Faça um programa que calcula o volume de um cubo//
import java.util.Scanner;
public class Exercicio2Aula3 {
public static void main (String [] args){
Scanner leitorTeclado=new Scanner (System.in);
int largura;
int comprimento;
int altura;
int valordovolume;
System.out.print ("Informe a largura ");
largura =(int) leitorTeclado.nextDouble();
System.out.print ("Informe o coprimento ");
comprimento =(int) leitorTeclado.nextDouble();
System.out.print ("Informe a altura ");
altura =(int) leitorTeclado.nextDouble();
valordovolume= (largura*comprimento*altura);
System.out.print ("O volume do cubo é " +(largura*comprimento*altura));
}
}
- Faça um programa que calcula a área e o volume de uma piscina.
//3. Faça um programa que calcula a área e o volume de uma piscina//
import java.util.Scanner;
public class Exercicio3Aula3 {
public static void main (String [] args){
Scanner leitorTeclado=new Scanner(System.in);
double comprimento ;
double largura;
...