A Ética Profissional e Responsabilidade Socioambiental
Por: Daniel Garrido • 7/12/2020 • Trabalho acadêmico • 564 Palavras (3 Páginas) • 457 Visualizações
Ética Profissional e Responsabilidade Socioambiental
AVA 2
Elaborando um projeto de responsabilidade social corporativa
Ser capaz de elaborar e avaliar ações em responsabilidade social é essencial para os profissionais que atuarão como gestores em empresas. Para isso, o conhecimento sobre a ISO 26000 e sobre os Indicadores Ethos de responsabilidade social aplicados às situações reais são prática fundamental para a formação do gestor.
Escolha uma empresa real e elabore um projeto de responsabilidade social corporativa que contemple o tripé da responsabilidade social: econômica, social e ambiental.
Proposta
Visando avaliar uma boa empresa para se realizar o desenvolvimento do projeto de responsabilidade social corporativa, foi escolhida uma grande rede de lojas de materiais de construção em geral, como jardinagem, decoração, construção e etc, a empresa escolhida foi a C&A. A C&C Casa e Construção foi fundada em 2000, através da fusão da Conibra e Madeirense, empresas varejistas do setor de construção e hoje é uma das maiores empresas do Brasil do setor varejista de produtos para construção, reforma e decoração.
A forma de se conduzir o negócio das organizações é chamada de Responsabilidade Social Corporativa e é caracterizada por considerar o impacto que suas ações e atividades possam gerar sobre o meio ambiente, a sociedade, seus clientes e investidores. Uma empresa que atua no ramo de construções deve proporcionar a oportunidade de todas as pessoas poderem melhorar seu lar e espaço. Portanto, é interessante que tal empresa possua uma boa variedade de produtos que possam ajudar a economizar recursos naturais e também melhorar a qualidade de vida e a forma que seus clientes cuidam da própria casa e saúde de forma geral. A conscientização da reutilização e conservação do meio ambiente e planeta como um todo para o futuro é algo imprescindível e que precisa ser praticado a todo instante.
Com o objetivo de otimizar todo volume de produtos da empresa que serão gerados através da matéria prima criada na produção e operação e me baseado na ISO26000 e indicadores Ethos e também incluir produtos que substituam itens de consumo diário ou comum, produtos estes que não são encontrados no mercado nacional e produtos inventados e desenvolvidos pelos próprios colaboradores, fornecedores ou clientes. Em relação aos colaboradores, utilizar uniformes completos, para desta forma gerar um grande volume de peças para troca e descarte anualmente. Além disso, direcionar os mesmos de forma responsável, minimizando os impactos sociais, econômicos e ambientais em toda cadeia produtiva.
Se atentar para a matéria prima também é muito importante. Ressignificar, através de cooperativas ou parceiros, as peças utilizadas para servirem como doação ou outras utilidades trazem, além de segurança, uma boa reputação e imagem acerca da marca. Enviar uniformes para centros de distribuição, onde serão coletados para poderem ser transformados em matéria prima para cumprir um outro significado, ou até mesmo reutilizados para construção de cobertores ou outros itens para reutilização e doação para os mais necessitados.
...