ABORDAGENS INSTRUCIONISTA E CONSTRUCIONISTA
Por: RAFAVAL • 30/4/2015 • Dissertação • 446 Palavras (2 Páginas) • 1.575 Visualizações
ABORDAGENS INSTRUCIONISTA E CONSTRUCIONISTA
A abordagem instruicionista consiste em implementar no computador uma série de informações e essas informações são passadas aos alunos na forma de um tutorial, exercício-e-prática, jogo, simulação. O professor acaba transferindo para o computador a tarefa de ensinar, sendo assim o professor se torna um mero trasmissor de conhecimento, além de não precisar mais corrigir as provas de seus alunos, pois o computador também se encarrega dessa tarefa de administar o processo de aprendizagem. Desta forma, o professor pode sentir que será facilmente substituído pela máquina, já que as informações são transmitidas pelo computador. Já a abordagem construcionista envolve a construção de saberes, para Papert que denominou de construcionista a abordagem pela qual o aprendiz constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento, o computador passa a ser apenas um suporte, em que aluno ensina o computador por meio da exploração, interação, investigação e descoberta, e o professor é mediador. No construcionista o aluno constrói algo de seu interesse, tornando aprendizagem mais significativa. Sendo assim, ele se torna mais crítico e criativo, já que questiona, discute, se envolve no processo de ensino-aprendizagem.
Segundo Almeida, os programas instrucionistas enfatizam o "ensino" e não provocam conflitos cognitivos, já os programas voltados para uma abordagem construcionista centram-se no pensamento e na criação, no desafio, no conflito e na descoberta.
Na minha opinião, eu usaria a abordagem construcionista, pois os alunos se envolvem em seu processo de ensino aprendizagem constroem o seu proprio conhecimento com a ajuda de seus professores e recursos tecnologicos que são muito importantes para a educação, pois agora vivemos na era da informação e o computador se tornou um meio muito necessário para a aprendizagem. Há a possibilidade de se usar a abordagem instrucionista também
Critérios de Avaliação
Devemos analisar em um software educacional à contextualizaçao, quantidade e características dos exercícios, nível dos conteúdos disciplinares, possibilidade de Inserção de novos conteúdos e a demanda de tempo.
Para usar um software na abordagem construcionista devemos analizar se ele está hábito pois é preciso um software que crie situações em que o aluno precise resolver um problema real e aprender com essa experiência, além de testar suas idéias, hipóteses e estratégias. O professor deve escolher e deve ter um maior dominio dos comandos que esse software possui para ajudar o aluno a contruir algo de seu interesse. Geralmente são usados softwares de programação como aqueles que possibilitam para o aluno a execução de alguma atividade por exemplo softwares de desenho, de calcular e de escrever.
Os software instruicionista deve ser aquele que transmite informações esses softwares são os do tipo tutorial, que apresentam informações, exercícios, interação e passam para o alunos instruções para realizar tais tarefas.
...