APS Ciencia da Computacao 2 ano 3 semestre
Por: Jônatas Amin • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 21.018 Palavras (85 Páginas) • 1.241 Visualizações
Capa
Índice
Objetivo do trabalho 3
Introdução 4
Referencial teórico 7
Desenvolvimento 11
Resultados e Discussão 22
Considerações finais 31
Referências Bibliográficas 33
Apêndice: Código Fonte 35
Objetivo do trabalho
O objetivo do presente trabalho acadêmico é demonstrar e esclarecer ao leitor os diversos métodos computacionais disponíveis para a ordenação de dados. Esse objetivo é alcançado através de pesquisa em diversas fontes de informação que primeiramente elucidam ao leitor, de uma maneira geral, como funcionam os métodos de ordenação e suas principais características funcionalidades e forma de operação.
O trabalho também tem como um de seus objetivos o relacionamento das discussões tratadas no parágrafo anterior com temas ambientais e socioeconômicos de forma a contribuir com seu desenvolvimento. Nesse contexto relacionamos o tema economia de energia elétrica com os métodos de ordenação, de forma que o trabalho não soluciona esse problema com o software específico aqui apresentado, porém posiciona o leitor quanto a aplicabilidade desses métodos para esse caso específico.
Mais um objetivo do presente trabalho acadêmico é demonstrar, de maneira prática o desenvolvimento das ordenações e coloca-las a teste para analisar e apresentar conclusões sobre seu comportamento diante de ambientes diferentes de dados oferecido aos mesmos.
Ao final esperamos contribuir para a comunidade leiga com a importância dos métodos de ordenação para os temas tratados no segundo parágrafo dessa apresentação de objetivos e para os profissionais e interessados na área de estrutura de dados, com a apresentações de conclusões que agucem sua percepção quanto a métodos de ordenação, seus resultados quanto a desempenho e sua aplicabilidade em diversas situações.
Introdução
O presente trabalho acadêmico tem inspiração ambiental para ordenação de dados, pois não existe motivo para uma implementação virtual que não seja a produção de um resultado tangível e na aplicação prática no sentido de facilitar o dia-a-dia do ser humano. Viemos trazer a solução para ordenar dados, de diversas maneiras, para contribuir com a análise de informações no intuito de economia de energia elétrica por parte de empresas dos mais diversos ramos do mercado.
Nossa intenção é proporcionar uma leitura mais facilitada e uma visão mais panorâmica dos dados para a perspectiva de um ser humano, já que a comparação de dados analisada por computadores não tem a necessidade de ser feita com informações ordenadas, porém para a perspectiva do homem sim. Nesse sentido existe a necessidade de se organizar os dados para a análise e tomada de decisão do usuário do sistema, já que, se os dados estivessem aleatórios, não seria de fácil entendimento, principalmente em uma quantidade de dados grande.
Nessa linha de raciocínio, a solução de software aqui apresentada possibilita a sua utilização em diversos campos de atuação, facilitando o entendimento dos dados, já que, após recebe-los o programa mostrará as informações ordenadas da menor para a maior, ou vice e versa.
A economia de energia elétrica pelas empresas tem grande importância, não só pelo seu fator financeiro para as mesmas, mas também pelo fator ecológico que representa. As indústrias e empresas estão cada vez mais preocupadas com o impacto ambiental e social que representam no meio ambiente em que estão inseridas, não apenas pela atenção e pressão popular sobre esses temas, mas também com a preocupação com o amanhã, ou seja, o legado que essa empresa vai deixar para as futuras gerações, pois será lembrada por sua contribuição ou por deixar de contribuir para a preservação do meio ambiente.
A energia elétrica tem grande impacto ambiental, pois causa um grande embate para ser produzida. Mesmo com novas tecnologias de menor intervenção, o que ainda domina em nosso país é a produção de energia através de hidroelétricas e termoelétricas, que contribuem para a destruição de habitats antes intocados e para a poluição do ar, no caso das termoelétricas.
Por esses motivos, consideramos a análise de dados de suma importância para economia de energia elétrica, sendo necessária uma maneira de ordenar esses dados informados pelo usuário, de maneira a exibi-los organizadamente.
O presente trabalho acadêmico apresenta, conforme citado acima, uma possibilidade de aplicação de seus métodos de ordenação junto a empresas, e porque não residências e repartições públicas, no intuito de contribuir para organização e ordenação de dados, visando economia de energia elétrica como uma hipótese de seus vários destinos flexíveis. Porém, conforme solicitado, o objetivo principal do trabalho não se destina a aprofundar-se nessa questão, mas sim de entender e avaliar os diversos métodos de ordenação de dados no sentido de contribuir com constatações referente a comparação entre eles. Dessa forma, os autores desse trabalho exaltam a grandeza do ser humano de ter a sua disposição funções computacionais que possibilitem um melhor desenvolvimento e manutenção de questões ambientais e de sustentabilidade através da oferta de informação que facilite a tomada de decisão por parte de seus responsáveis visando na melhoria dessas áreas. O Grupo espera que as conclusões aqui apresentadas possam contribuir com o conhecimento na área de ordenação de dados aos leitores de forma a atingir, consequentemente, a contribuição para o meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Um algoritmo que ordena um conjunto, geralmente representado num vetor, é chamado de algoritmo de ordenação. Algoritmo de ordenação em ciência da computação é um algoritmo que coloca os elementos de uma dada sequência em uma certa ordem -- em outras palavras, efetua sua ordenação completa ou parcial. As ordens mais usadas são a numérica e a lexicográfica. Existem várias razões para se ordenar uma sequência. Uma delas é a possibilidade se acessar seus dados de modo mais eficiente.
Entre os mais importantes, podemos citar bubble sort (ou ordenação por flutuação), heap sort (ou ordenação por heap), insertion sort (ou ordenação por inserção), merge sort (ou ordenação por mistura) e o quicksort. Existem diversos outros, que o aluno pode com dedicação pesquisar por si. Para estudo no entanto nos concentraremos em alguns dos quais são comuns: Selection sort, Bubble sort, Combsort e Insertion sort.
...