AS ÁREAS DE CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Por: hugobarros. • 5/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.236 Palavras (5 Páginas) • 157 Visualizações
ESTÁCIO
Hugo Alessandro de Jesus Barros
ÁREAS DE CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Maceió – Alagoas
2019
Um projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado único.
Já o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio.
O conhecimento em gerenciamento de projetos é composto de dez áreas:
- Gerenciamento de Escopo:
Sem o escopo não existe projeto, pois é no escopo que está definido todo o trabalho que devemos realizar garantindo que apenas o que foi definido seja realizado. O líder de projeto deve assegurar que não haja trabalhos além do que foi planejado, se esse trabalho adicional ao escopo não foi aprovado pelo patrocinador, seria uma falta de ética gastar tempo e dinheiro em funcionalidades que não foram aprovadas.
O processo de gerenciamento de escopo abrange os seguintes subprocessos: planejamento do gerenciamento do escopo, coleta dos requisitos, definição do escopo, criação da EAP, validação do escopo e controle do escopo.
- Gerenciamento de Custos:
Esse gerenciamento está estreitamente ligado ao gerenciamento de tempo, é tanto que, tópicos como planejamento, estimativas, monitoramento e controle, são abordados nos dois processos. Esse gerenciamento permite analisar se o retorno financeiro do projeto é viável e o gerenciamento e o controle dos custos devem garantir que o orçamento não seja extrapolado.
O processo de Gerenciamento de custos abrange 4 subprocessos para que o projeto seja concluído dentro do orçamento aprovado: plano de gerenciamento dos custos, estimativa dos custos, definição do orçamento e controle dos custos.
- Gerenciamento do Tempo:
Uma das principais responsabilidades de um gerente de projetos é determinar se a data de término do projeto pode ser alcançada e selecionar mecanismos para que isso aconteça, antes do início da execução do projeto.
O processo de gerenciamento de tempo abrange os seguintes subprocessos: planejamento de gerenciamento do cronograma, definição das atividades, sequenciamento das atividades, estimativa dos recursos da atividade e estimativa da duração das atividades.
A principal responsabilidade do gerente de projetos nessa atividade é evitar a inserção de tempo extra colocado nas estimativas isso ocorre quando a equipe não consegue informações suficientes para estimar. A credibilidade do gerente de projetos é afetada diretamente quando as estimativas são irreais.
Para ser um gerente de projetos bem-sucedido você precisa ser capaz de manter os prazos e custos acordados. E para isso também ocorrem técnicas utilizadas para estimativas como: desenvolvimento de cronograma e controle do cronograma.
- Gerenciamento dos Recursos:
O gerenciamento dos recursos do projeto inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto.
Com o passar das atualizações do PMBOK, essa área se chamava gerenciamento de recursos humanos e tratava somente da equipe de trabalho. Agora a área aumentou sua abrangência gerenciando todos os recursos do projeto, incluindo a equipe, os materiais, equipamentos e toda a infraestrutura necessária.
O processo de gerenciamento dos recursos abrange os seguintes subprocessos: planejamento do gerenciamento dos recursos, estimativa dos recursos nas atividades, adquirir recursos, desenvolvimento da equipe, gerenciamento da equipe e controle dos recursos.
- Gerenciamento das Comunicações:
A comunicação é uma das áreas de conhecimento mais importantes para o gerenciamento de processos. Ela representa cerca de 90% do tempo de gerenciamento e é o elo entre as pessoas, as ideias e as informações. Sendo assim, a maioria dos problemas de projeto acontece pela falta de comunicação e existe uma forte relação entre o desempenho do projeto e a habilidade de gerenciamento em administrar as comunicações.
O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriadas.
O processo de gerenciamento de comunicação abrange os seguintes subprocessos: planejamento para gerencia das comunicações, gerenciamento das comunicações e monitoramento das comunicações.
- Gerenciamento das Partes Interessadas/Stakeholders:
O gerenciamento das partes interessadas é a área de conhecimento responsável por identificar os interessados, priorizá-los e desenvolver estratégias para quebrar suas resistências e aumentar seu engajamento. Além de executar essas estratégias e monitorar as partes de modo a garantir seu engajamento em todo o projeto.
O processo de gerenciamento das partes interessadas abrange os seguintes subprocessos: identificação das partes interessadas, planejamento do engajamento das partes, gerenciamento do engajamento dos interessados e monitoramento do engajamento das partes interessadas.
- Gerenciamento de Qualidade:
A qualidade nos projetos busca assegurar que o projeto satisfaça as necessidades do cliente envolvendo todas as atividades do projeto por todo o seu ciclo de vida. O gerente de processos deve conscientizar toda equipe sobre a importância de buscar os objetivos da qualidade e com isso, deve oferecer as condições necessárias para que essa equipe possa alcançá-los.
...