As Linguagens de Programação
Por: johnlfreitas • 6/9/2019 • Projeto de pesquisa • 977 Palavras (4 Páginas) • 124 Visualizações
* Linguagens de programação
Código de máquina
São sequências de bits que representam instruções capazes de serem executadas pelo processador. É a linguagem natural da CPU.
Linguagens interpretadas
* ASP
* Java
* JavaScript
* PHP
Linguagens compiladas
* C
* Delphi
* Fortran
* Java
* Pascal
* http://faculdadematerchristi.com.br/moodle/theme/image.php/clean/core/1390936375/spacer http://faculdadematerchristi.com.br/moodle/theme/image.php/clean/core/1390936375/spacer
Ambiente de Desenvolvimento (IDE)
A escolha do Ambiente de Desenvolvimento (IDE) para a criação do aplicativo deve levar em conta diversos fatores, dentre eles:
* Linguagem de Programação;
* Sistema Operacional;
* Complexidade do software a ser desenvolvido.
Tomemos a linguagem C, adotada em nossa disciplina, como exemplo.
C é um linguagem compilada, sendo assim, necessitamos de um compilador. Um dos compiladores mais utilizados tanto em ambientes Windows, Linux e Mac é o GCC (GNU Compiler Collection). O GCC é, na verdade, uma coleção de compiladores para linguagens como C, C++, Objective-C, Fortran, Java, Ada, e Go.
Desenvolvido pelo Projeto GNU, o GCC é disponibilizado sob licença de software livre GPL, licença também criada pelo Projeto GNU.
Caso o projeto a ser implementado seja simples, é aconselhável o uso de Editores de Texto específicos como:
* Geany
* Notepad++
IDEs mais robustas e focadas para o desenvolvimento profissional:
* Netbeans
* Eclipse
A instalação do compilador deve ser feita de acordo com seu S.O.
Para Windows, o TDM-GCC fornece uma versão atualizada do GCC com modificações para que funcione no sistema da Microsoft.
Para Linux, a instalação é facilitada via gerenciador de pacotes (apt, yum, pacman, etc.). Lembrando que algumas distribuições já instalam o GCC por padrão.
* http://faculdadematerchristi.com.br/moodle/theme/image.php/clean/core/1390936375/spacer http://faculdadematerchristi.com.br/moodle/theme/image.php/clean/core/1390936375/spacer
Primeiro algoritmo
O código abaixo é um simples exemplo de algoritmo em linguagem C:
#include <stdio.h>
int main() {
puts("Olá Mundo");
return 0;
}
* http://faculdadematerchristi.com.br/moodle/theme/image.php/clean/core/1390936375/spacer http://faculdadematerchristi.com.br/moodle/theme/image.php/clean/core/1390936375/spacer
Variáveis
Em linguagens de programação, variáveis são endereços de memória (memória primária) que podem armazenar valores durante a execução do algoritmo.
Na computação, a forma como são amazenados valores é dependente do tipo de dado a ser salvo. Sendo assim, ao criarmos uma variável em um algoritmo, devemos escolher não somente o nome mas também o seu tipo.
Os tipos de variáveis primárias mais comuns na linguagem C são:
* int - armazena valores numéricos pertencentes ao conjunto dos números inteiros.
* float - armazena valores numéricos pertencentes ao conjunto dos reais.
* double - armazena valores numéricos pertencentes ao conjunto dos reais.
* char - armazena um único caractere.
Obs.: Como as variáveis estão presentes na memória primária, são descartadas pelo sistema operacional assim que a aplicação for finalizada, quer seja uma finalização normal ou uma finalização forçada.
O trecho de código abaixo é responsável pela declaração de uma variável inteira de nome número.
int numero;
Opcionalmente, é possível declarar uma variável e já inicializá-la com algum valor no mesmo comando como mostra o exemplo a seguir:
int numero = 10;
* http://faculdadematerchristi.com.br/moodle/theme/image.php/clean/core/1390936375/spacer http://faculdadematerchristi.com.br/moodle/theme/image.php/clean/core/1390936375/spacer
Comandos de Entrada e Saída
O comando puts
Responsável por imprimir um fluxo de texto, também conhecido como string, na tela. Ao final da impressão, uma quebra de linha é adicionada.
Todas as strings são delimitadas por caracteres de aspas duplas.
Algoritmo de exemplificação:
#include <stdio.h>
int main() {
puts("Primeira linha de texto.");
puts("Segunda linha de texto.");
return 0;
}
Saída do algoritmo:
Primeira linha de texto.
...