As principais convenções que regem o bom uso da Internet, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho
Abstract: As principais convenções que regem o bom uso da Internet, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lokoporfilmes • 7/9/2014 • Abstract • 633 Palavras (3 Páginas) • 415 Visualizações
Como o próprio nome sugere, netiqueta significa o uso da etiqueta na Internet. Trata-se de um conjunto de regras não-oficiais, que visa estabelecer um padrão de comportamento para os internautas, tornando o ambiente virtual mais saudável e seguro para todos.
A netiqueta parte da premissa de que, mesmo no mundo virtual, é preciso zelar pela qualidade das relações humanas, propiciando uma convivência amistosa e civilizada entre as pessoas. Além disso, o mau uso da Internet pode trazer prejuízos morais e financeiros, tanto para o indivíduo quanto para as empresas.
Veja abaixo algumas das principais convenções que regem o bom uso da Internet, dentro e fora do ambiente de trabalho.
1 Os riscos de vírus: Se você usa a Internet apenas para leitura e envio de mensagens, o risco é menor. Mas se costuma capturar programas e tentar executá-los, é preciso redobrar os cuidados. Por isso, não deixe de usar um programa antivírus, que deve ser atualizado periodicamente.
2 Hackers & crackers: Você já ouviu falar nos “hackers” e “crackers”? Os “hackers” são indivíduos que dominam os conhecimentos de computação, enquanto os “crackers” são aqueles que utilizam esses conhecimentos para invadir sistemas alheios, por pura aventura ou para fins ilícitos. Embora a maioria dos “crackers” não tenha interesse em contas pessoais, não custa nada tomar alguns cuidados básicos, tais como: não utilizar senhas que formem palavras, não escrever a sua senha, tampouco revelá-la a alguém. Se você possui senhas em vários sistemas (vários bancos e provedores, por exemplo), utilize senhas diferentes para cada um.
3 Seja humano: Embora você esteja diante de uma máquina, não esqueça que está se dirigindo a pessoas.
4 Assuma o que escreve: Não diga em um e-mail o que jamais diria diretamente a alguém.
5 Cuidado com o português: A regra é a mesma, independente do canal: escreva de forma clara e objetiva, observando as regras gramaticais. E não esqueça de fazer uma última revisão antes de enviar a mensagem.
6 Acentuação: Os acentos são opcionais, mas antes de usá-los, verifique se o destinatário possui o mesmo programa de correio eletrônico. Do contrário, a sua mensagem não será visualizada corretamente.
7 Na hora de abreviar: Nas mensagens informais, abreviaturas do tipo vc (você) e pq (porque) são aceitáveis e até positivas, pois são menos dados a transmitir. Mas nunca utilize abreviações que dificultem a compreensão do texto.
8 Não grite: Não escreva as palavras com letras maiúsculas, pois geralmente elas são usadas para expressar “grito” ou “voz alta”.
9 Indique sempre o assunto: Preencha sempre o campo destinado ao assunto, escolhendo palavras que expressem bem o conteúdo do texto.
10 Verifique o endereço: Verifique se o endereço do destinatário está correto.
11 Prazo para resposta: Responda às mensagens recebidas no prazo máximo de 24 horas.
12 Não repasse correntes: Acredite, as correntes trazem sérios prejuízos, congestionando
...