Atividade Prática Supervisionada Ciência da Computação e Sistemas de Informação
Por: Anne Barroso • 15/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.625 Palavras (11 Páginas) • 120 Visualizações
Atividade Prática Supervisionada
Ciência da Computação e Sistemas de Informação
ENERGIAS RENOVÁVEIS
Anne Barroso Bento - C463876
Gustavo Henrique Tomaz de Paulo - C50JEG3
Joyce Carvalho - C60CFI7
Mariely Gonçalves Silva - C59EBA-0
Santana de Parnaíba
2015
Índice
Objetivo do trabalho 03
Introdução 04
Sustentabilidade 06
Energia Solar 07
Energia Geotermica...........................................................................................10
Energia Biomassa..............................................................................................12
Energia Eolica....................................................................................................13
Projeto (estrutura) do site 15
Linhas de código 24
Bibliografia 38
Ficha de Atividades Práticas Supervisionadas 39
Objetivo do Trabalhos
O objetivo do trabalho é demonstrar que existem outras formas de gerar energia, limpa, barata e gerando menor impacto possível a natureza.
Também mostrar que existem outros meios de retirar energia sem depender de hidrelétricas e esgotar um recurso tão essencial para sobrevivência humana como a água.
Introdução
Tema abordado neste trabalho foi escolhido devido a uma preocupação do nosso grupo com a conscientização da sociedade e sustentabilidade do meio ambiente. Após algumas pesquisas sobre sustentabilidade avaliamos como mais interessantes o tema: Energias Renováveis.
A importância do uso das energias renováveis está na economia que é feita com a utilização de recursos mais baratos e na preservação do meio ambiente, pois a maioria utiliza meios naturais, abundantes e reaproveitáveis para produção de energia elétrica.
Com o desenvolvimento do nosso site pretendemos atingir todos os públicos, com informações sobre o uso e importância dessas energias e criar uma reflexão sobre qual pode ser sua contribuição para o meio ambiente.
O Brasil é um país rico, com um território enorme, e imensas reservas e recursos naturais, inclusive a água, porém o povo, em sua grande maioria ainda é pobre e há, ao menos, dezessete milhões de analfabetos.
Outros países como por exemplo o Japão não possui recursos naturais, e é um grande importador, além disso é a segunda economia mundial.
Bem, na verdade o Brasil é rico em recursos, mas não os aproveita da forma como deveria, não faz investimentos necessários o suficiente para gerar tais mudanças em sua economia, não investe tanto em tecnologia, prefere esgotar seus recursos naturais, do que preservá-los. Falta ao povo brasileiro atitudes, iniciativas e vontade de mudar.
Nos dias de hoje onde enfrentamos dificuldades econômicas e a luta da sociedade por uma vida mais saudável, com o mundo cada vez mais preocupado com as consequências dos combustíveis fósseis sobre o clima, mais do que nunca é necessário adotar fontes de energia renováveis, alternativas.
No Brasil, provém das usinas hidrelétricas a maior parte da energia elétrica produzida. Isso ocorre por causa da existência de grandes mananciais de água, gerando uma energia limpa e renovável. É o único país do mundo onde a energia hidráulica é utilizada de forma rotineira.
As energias renováveis são, atualmente, um dos mais importantes assuntos para as discussões sobre o futuro da humanidade. Toda esta mobilização deve-se ao fato de que a própria energia elétrica é tão fundamental para a sociedade moderna que não se consegue pontuar mais nenhuma, pesquisa, trabalho ou atividades de lazer que não esteja diretamente vinculado ou dependente desta fonte. Hoje, as residências, as indústrias, o comércio, os meios de comunicação, de transporte, de lazer, ou seja, quase todas as ações humanas estão sujeitas a equipamentos movidos à energia elétrica. Por esta razão, hoje tudo que envolve a produção de energia recebe uma atenção especial, uma posição estratégica para as nações em todo mundo. Os países buscam ao mesmo tempo aumentar a oferta de energia e reduzir os custos provenientes desta produção, pensando também nas questões que envolvem a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. O aquecimento global que está gerando inúmeras catástrofes em todo o mundo, vem pressionando os países ricos e em desenvolvimento a reduzirem a emissão de gás carbônico, que tem como um dos principais responsáveis a queima de matérias primas derivadas do petróleo. Por outro lado, temos o esgotamento das reservas mundiais de carbono fósseis e mesmo com a sobrevida que foi dada a esta fonte energética no Brasil graças ao Pré–Sal não estamos afastados desta necessidade iminente. Um ponto importante é que a descoberta dessas reservas trouxe certo alívio, porém, não garante uma produção energética infinita e muito menos sustentável. Diante destes dois fatores, não há dúvida quanto à necessidade da implantação de novas fontes de energia onde o Brasil esteja na frente com algumas vantagens importantes narradas no decorrer deste artigo. São as energias renováveis limpas que devem ser estudadas e pesquisadas para implantação de projetos de desenvolvimento sustentável, e neste sentido cita-se citar as energias: eólica, solar, hidrelétricas, da força das ondas, do uso do biogás e da extração de óleos vegetais para substituir derivados do petróleo, como é o caso do biodiesel. Importante salientar, que o texto está fundamentado em uma pesquisa bibliográfica exploratória com método de abordagem qualitativo. Está fracionado de forma a buscar fomentar a discussão acerca do potencial das energias renováveis para o País e em especial, para a Bahia.
Sustentabilidade
Sustentabilidade
...