TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CApítulo 1

Por:   •  23/5/2015  •  Ensaio  •  3.239 Palavras (13 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 13

Soccer Player Rating Agent

Luis Augusto Machado Moretto (1) e Martins, P.R (2)


Palavras-chave — Soccer, Ontologia, Agentes, Algoritmo Pelezinho.

I.Introdução

A

revisão pelos pares (peer review), na qual pesquisadores dão parecer sobre a qualidade de uma proposta ou relato de pesquisa de outro(s) pesquisador(es) (pares), é o principal método de avaliação em ciência. É usada para selecionar propostas candidatas a receber financiamento e relatos candidatos a publicação em revistas científicas.

A literatura crítica do método é vasta. Os principais problemas são [1-5]: ser pouco confiável, bloquear a originalidade, aprovar a mediocridade, não filtrar o plágio e a fraude nem evitar o conflito de interesses e o (des)favorecimento individual, grupal, setorial etc.

O método vem sendo aplicado na aprendizagem para construção coletiva de conhecimento com crítica dos pares. A literatura científica registra mais de uma dezena de relatos apenas em Ciência da Computação [6]. Os resultados são considerados positivos, mas de difícil replicação em larga escala.

A revisão pelos pares na aprendizagem tem uma alocação de revisores complexa, necessita capacitação ampla do docente ou equipe que conduz o processo, tramita muitos documentos. A avaliação de trabalhos originais, revisões e do processo como um todo é complexa e trabalhosa. As principais etapas do processo são:

  • Definição de diretrizes do processo (blinding, número de rodadas, autoria individual ou em grupo, critérios de avaliação etc.) e criação da infra-estrutura necessária.
  • Enunciado de trabalho significativo, de forma que os alunos exercitem habilidades cognitivas importantes na elaboração e habilidades cognitivas e meta-cognitivas na revisão e apreciação do feedback (professor).
  • Elaboração do trabalho e submissão para revisão (aluno ou grupo autor).
  • Alocação de revisores (professor).
  • Elaboração dos pareceres críticos e envio ao professor (alunos).
  • Devolução do feedback aos autores (professor).
  • Apreciação e apropriação do feedback (alunos autores).
  • Reflexão sobre a crítica dada e recebida (alunos autores e revisores).

Este artigo apresenta a modelagem do sistema “Soccer Player Rating Agent” como mecanismo de aprendizado dos métodos e das técnicas de Engenharia do Conhecimento, o algoritmo 'Pelezinho', e algumas tarefas intensivas em conhecimento. A próxima seção descreve a análise do sistema segundo o modelo Composição-Ambiente-Estrutura-Mecanismo (CESM) de Bunge [7]. Depois, são apresentados os modelos contextuais do sistema conforme o framework metodológico CommonKADS [8]. A seguir, são descritas tarefas intensivas em conhecimento e a escolha de templates de tarefas do CommonKADS, bem como um exemplo do sistema no Protégé.

II.A Revisão Pelos Pares na Aprendizagem Segundo O Modelo CESM

O sistema de revisão pelos pares na aprendizagem enfocado aqui envolve não apenas os alunos e seu processo de autoria, crítica e aprendizagem, mas também o trabalho do professor ou organizador e o processamento das informações constantes nos trabalhos submetidos a revisão e pareceres dos pares. O motivo de conceber esse sistema ampliado é a intenção de usar a modelagem como insumo para a promoção da prática pedagógica, com a superação das dificuldades burocráticas e de tratamento adequado do grande volume de informações produzidas.

A revisão pelos pares na aprendizagem, conforme o escopo definido, tem como supersistemas:

  • Sistema educacional, como subsistema que implementa um método pedagógico.
  • Sistema de avaliação em ciência, como subsistema de aprendizagem e disseminação do seu principal método (a revisão pelos pares).

Incidentalmente, vale observar que ambos são, por sua vez, subsistemas do Sistema Nacional de Inovação, modelo sistêmico da OCDE [9]. Ainda de acordo com o escopo definido, a revisão pelos pares na aprendizagem é um sistema coordenado, partes ou subsistemas:

  • Subsistema de aprendizagem, concretizado nos processos de autoria, crítica e reflexão sobre crítica dada e recebida.
  • Subsistema de organização do processo de revisão pelos pares na aprendizagem, sob responsabilidade do professor.
  • Subsistema de informação e conhecimento, que trata do processamento da informação resultante do sistema principal, incluindo a desejável automação de alguns processos, inclusive de tarefas intensivas em conhecimento.

Também incidentalmente, vale observar que é possível identificar subsistemas desses, tais como o sistema de autoria, o sistema de alocação de revisores, o sistema de trâmite de documentos e o sistema de avaliação da aprendizagem dos alunos pelo professor.

A partir dessa contextualização do sistema enfocado em relação aos seus níveis superior e inferior de sistemas foi realizada a abstração dos 4 elementos do modelo CESM. Essa abstração é descrita na Fig. 1 e comentada a seguir.

Composição

Alunos autores-revisores, organizadores (professor e staff, se disponível), trabalhos submetidos a revisão, pareceres de revisores (pode haver, também, pareceres de autores sobre críticas recebidas) e graus atribuídos pelo professor ao avaliar a aprendizagem dos alunos.

Ambiente

Instituição(ões) e currículo(s) educacional(is) envolvido(s), apoiadores pedagógico (se disponíveis)s, infra-estrutura computacional e de comunicações, bibliotecas, famílias dos alunos (nos casos de alunos economicamente dependentes), cultura(s) na qual a classe se insere e leis e regimentos que afetam o processo de ensino-aprendizagem.

Estrutura

Vínculos de autoridade, influência e afeto nas dimensões aluno-aluno, aluno-professor, aluno-gestor educacional, professor-gestor educacional, aluno-familiares e aluno-instituição (sentimento de pertencimento). Vínculos de autoria de trabalho e de parecer entre aluno e artefato. Proficiência ou disponibilidade para aprender a usar sistemas computacionais.

Mecanismo

1. Comunicação e orientação do professor quanto aos princípios, objetivo e funcionamento da revisão pelos pares.

2. Reflexão crítica sobre a qualidade do trabalho e da crítica oferecida e recebida.

3. Processamento computacional do trâmite de documentos e de tarefas intensivas em conhecimento.

Fig. 1. Revisão pelos pares na aprendizagem segundo o modelo CESM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (286.9 Kb)   docx (94.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com