CYBER BULLYUING NO AMBIENTE ESCOLAR
Por: pinguelli • 19/4/2018 • Artigo • 699 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
CYBER BULLYUING NO AMBIENTE ESCOLAR: Como Combater Este Mal
APARECIDA VERA PEREIRA DOS SANTOS
Email: pinguelli@seed.pr.gov.br
- INTRODUÇÃO
O ser humano tende a viver em sociedade, relacionando aprendizagem, tristezas, alegrias entre outros acontecimentos, segundo Chalita (2008) “Desde os primeiros passos, a troca de afeto até as mais diversas manifestações cognitivas – tudo nasce de encontros e desencontros entre pessoas”.
O ambiente escolar faz parte desta integração do individuo a sociedade, é neste local em que as crianças e adolescentes aprendem a se relacionar sozinhos, conhecendo novas pessoas e assim fazendo novas amizades e construindo seus juízos de valores. Os comportamentos sociais e familiares estão totalmente ligados ao reflexo do aluno no ambiente escolar.
Contudo, a escola se destina a educação dos jovens e a troca de conhecimento, mas a relação social desenvolvida entre eles vai além desse fator. A escola na verdade, por suas características, pode ser um lugar privilegiado de exercício da democracia como valor e como processo (ANJOS, 2011). A democracia representa exatamente a liberdade de expressão, ou seja, de relação entre os alunos.
Com a expansão da tecnologia e a invasão incontrolável da internet, as redes sociais tomaram conta do ambiente escolar, onde praticamente todos os jovens que ali frequentam se dedicam a esses meios de comunicação. Nas palavras de Oliveira Netto (2010), o homem tornou-se a tal ponto “senhor e dono da natureza, senhor da tecnologia”.
São notórias as melhorias que a tecnologia trouxe para a sociedade inclusive para educação, porém, a demasia ou o uso de maneira inadequada destes recursos podem se transformar em problemas severos, como o cyber bullying escolar. Na internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o bullying ainda mais perverso (SANTOMAURO, 2010).
A palavra Bullying é um verbo derivado do adjetivo inglês bylly, que significa valentão, tirano. É o temor que designa o hábito de usar a superioridade física para intimidar, amedrontar e humilhar outra pessoa (CHALITA, 2008). E Cyber é o termo utilizado para definir locais que possuem conexão de internet, ou ainda, interação no mundo virtual.
Os alunos possuem acesso à rede de internet de maneira muito mais avançada que seu professores muitas vezes, e se comunicam cada vez mais, de maneira desinibida, por pensarem que podem se esconder atrás do mundo virtual, diante deste contexto propagar agressões se torna cada vez mais fácil e ao mesmo tempo é capaz de atingir a vítima e tornar público para o conhecimentos de um número incontável de pessoas.
No espaço virtual, os xingamentos e as provocações estão permanentemente atormentando as vítimas. Antes, o constrangimento ficava restrito aos momentos de convívio dentro da escola. Agora é o tempo todo (SANTOMAURO, 2010). Esta é a dificuldade dos meios virtuais, as informações podem ser lançadas e permanecerem por muito tempo.
O objetivo deste trabalho é analisar a crescente demanda de aparelhos eletrônicos no ambiente escolar, e a participação em redes virtuais pelos alunos a fim de praticar cyberbullying contra seus colegas escolares, e quais as consequências que isto pode acarretar.
A preocupação é tanta, que já existe legislação que visa regulamentar o uso de aparelhos eletrônicos no ambiente escolar, visando inibir o uso incorreto destes aparelhos, e deste modo diminuir a incidência de cyberbullying e outros prejuízos que podem ser causados com o uso em demasia da internet.
...