Comando Traceroute
Tese: Comando Traceroute. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 18/6/2014 • Tese • 288 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
route del default
Este comando acima tem a função de remover a rota padrão para a saída da rede.
route add default GW
# route add default gw 10.0.0.10
O comando acima configura a rota padrão de saída da rede.
arp – (man 8)
O comando arp serve para listar e modificar a tabela arp do kernel. A tabela arp associa endereços IP à endereços de “hardware”, (no caso do ethernet, aos MAC address).
comando traceroute – (man 8)
O comando traceroute é utilizado para traçar rotas até um determinado IP. Ao contrário do “ping -R” o traceroute resolve os nomes (podendo-se desabilitar isso com a opção “-n”), e é capaz de traçar uma rota mesmo que o host não exista ou esteja inacessível. Obviamente o comando só irá traçar a rota até que um roteador responda com um “unreacheable” ou até o TTL expirar.
ping – (man 8)
O ping já deve ser um velho conhecido de todos que trabalham com redes de computadores. Ele serve para enviar requisições ICMP de “echo request” e fica escutando pelos pacotes ICMP de “echo reply”.
ifconfig eth0
exibe informações sobre uma interface de rede
O comando MTR combina as funcionalidades dos comandos traceroute e ping numa única ferramenta de diagnóstico que disponibiliza estatísticas em modo contínuo.
A ferramenta netstat exibe estatísticas de conexões de rede. Com essa ferramenta podemos enumerar as conexões TCP/IP de nossa rede (entrada e saída)
O comando netstat sem parâmetros exibe as conexões existentes no momento e em quais portas de comunicação.
O protocolo ARP é utilizando - de uma forma ou de outra - por qualquer usuário de redes (por mais leigo que seja) todos os dias, centenas ou milhares de vezes. Por isso qualquer problema nesse nível causa problemas graves na rede.
...