Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Por: Carol Carvalho • 31/8/2023 • Trabalho acadêmico • 506 Palavras (3 Páginas) • 76 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Aluno(a): Carolaine Sena de Carvalho
Matrícula: 2220191360
Disciplina: Segurança e Auditoria de Sistemas (IL10317)
Entrega da Avaliação - Trabalho da Disciplina [AVA 2]
SALVADOR/BA
2023
Entrega da Avaliação - Trabalho da Disciplina [AVA 2]
Conforme definido nos procedimentos para a elaboração do TD, fiz o acesso ao laboratório Criptografia e Segurança - Análise de Vulnerabilidade de Risco afim de realizar o experimento proposto.
Ao acessar o experimento, fui direcionada à tela inicial composta de dois campos, usuário e senha, para confirmar o acesso. Em seguida, ao logar com os dados do gestor, é necessário selecionar um dos três métodos de autentificação: senha, token e digital.
Ao selecionar a opção Senha, o experimento me direciona à tela de configurar regras de senha, disponibilizando cinco opções que devem ser selecionadas, ressaltando que, para prosseguir com o botão avançar, é necessário selecionar ao menos três requisitos.
Com todos os requisitos sinalizados, a tela muda ao avançar para o passo seguinte, tratando-se de Grupos de acesso. Nessa tela, há dois campos expostos: um referindo-se ao setor, subdivididos em Financeiro, Gestão e TI, e o segundo campo exibindo subpastas relacionadas a funções. Dessa maneira, é necessário pré-definir o acesso de cada setor a determinadas subpastas estabelecidas, afim de restringir o acesso de todos os funcionários à documentos que não correspondem ao seu papel.
Após concluir o tópico anterior, o experimento designa às permissões dos usuários, onde cada colaborador deve ser alocado a um setor, de acordo com o cargo preestabelecido.
Em seguida, sou direcionada à tela inicial de login, onde é permitido, no campo usuário, acessar com o login de um dos funcionários. Ao avançar, uma tela de redefinição de senha é exposta, sendo necessário o registro de uma nova senha dentro os requisitos que foram estabelecidos no início do experimento para prosseguir.
Ao finalizar o cadastro da nova senha, o termo de responsabilidade é exibido, permitindo que o funcionário tenha acesso às cláusulas do Termo Aditivo Temporário ao Contrato de Trabalho preposto pela empresa. Confirmando o termo, o funcionário consegue ter acesso às subpastas relacionadas ao seu cargo.
Em vias de curiosidades, a fim de utilizar os outros métodos de autentificação disponíveis, recomecei o experimento, mas ao selecionar na opção Token, uma janela de alerta surge no cabelhaço: "Método de autenticação não configurado e/ou indisponível por limitações operacionais da empresa". O mesmo se repete com a opção Digital, expondo o mesmo aviso retromencionado.
Sobre o experimento, inicialmente, foi possível absorver sobre a importância do cadastro de uma senha ao acessar uma rede, a fim de garantir a segurança das informações e dos recursos disponíveis nessa rede. A senha é um mecanismo fundamental de autenticação, que permite verificar a identidade do usuário e conceder acesso somente às pessoas autorizadas.
...