Cursos Superiores de Tecnologia
Por: jailson neno • 3/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.201 Palavras (9 Páginas) • 132 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM VII
Cursos Superiores de Tecnologia
Sistema para realizar o controle de matrículas de cursos livres
UNIP Jundiaí
2018
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM VII
Cursos Superiores de Tecnologia
Sistema para realizar o controle de matrículas de cursos livres
Nome completo do aluno: Pedro Bueno da Silva
RA: 177789-1
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Semestre: 2º semestre 2018
UNIP Jundiaí
2018
Resumo:
Neste projeto é desenvolvido a fase de design para um sistema de controle de matriculas de cursos livres, seguindo as premissas que o projeto do sistema de controle de matricula já foi iniciado por um profissional que não o continua. Assim sendo a continuidade do projeto da fase de análise para a de design é de responsabilidade dos integrantes do projeto integrador multidisciplinar.
Palavras chaves: Sistema, controle, matricula, análise e design.
Abstract:
In this project, the design phase was developed for a free course registration control system, following the assumptions that the design of the registration control system has already been initiated by a professional who does not continue. Therefore, the continuity of the project from the analysis phase to the design phase is the responsibility of the members of the multidisciplinary integrating project.
Keywords: System, control, registration, analysis and design.
Sumário
Resumo 3
Abstract 4
Introdução 6
Fase de análise 8
Descrição dos requisitos 9
Diagrama de casos de uso 10
Diagrama de classes 11
Fase de design 12
Arquitetura MVC 13
Diagrama de classe de implementação 14
Diagrama de sequência de implementação 14
Diagrama de atividades 14
Diagrama de distribuição 14
Diagrama de classe de implementação – Manter Curso 15
Diagrama de classe de implementação – Manter Aluno 16
Diagrama de classe de implementação – Efetuar matricula 17
Diagrama de classe de implementação – Relatório matricula 18
Diagrama de classe de implementação – Login Aluno 19
Diagrama de classe de implementação – Consultar Curso 20
Diagrama de classe de implementação – Consultar Matrícula 21
Diagrama de atividade - Valor Curso 22
Diagrama de distribuição 23
Conclusão: 24
Referências bibliográficas 25
Introdução:
Para compreendermos quais as finalidades da fase de design, é necessário fazermos uma comparação com os objetivos da fase de análise. A fase de análise enfatiza a compreensão dos requisitos em seu caráter detalhado. Ou seja, busca-se detalhar os conceitos e operações relacionadas ao sistema. Em outras palavras, na fase de análise o que se busca é saber QUAIS os processos, conceitos, etc, relacionados ao software em desenvolvimento. Na fase de design, iniciamos o desenvolvimento de uma solução lógica baseada no paradigma da orientação a objetos. Ou seja, não mais nos satisfaz saber quais os processos, conceitos, etc. … relacionados com o software, mas saber COMO os processos, conceitos, etc… são implementados. Assim, diversos objetivos são esperados na fase de design. Dentre eles, temos:
• A aquisição de uma compreensão profunda dos fatores relacionados a requisitos não funcionais e restrições relacionadas a diversas características do sistema, tais como: linguagens de programação, reutilização de componentes de software, sistemas operacionais, tecnologias de distribuição e concorrência, tecnologias de bancos de dados, tecnologias de interface com o usuário, tecnologias de gerenciamento de transações, etc…
• A criação dos elementos lógicos necessários para as atividades de implementação subsequentes, por meio da definição de subsistemas, interfaces e classes
• O planejamento do trabalho de implementação decomposto em pedaços que possam ser trabalhados por diferentes equipes de trabalho, possivelmente ao mesmo tempo
• Captura das principais interfaces entre subsistemas, úteis no projeto da arquitetura do software, principalmente para a sincronização entre diferentes equipes de trabalho
• Permitir a especificação de elementos lógicos a serem implementados por meio de uma notação uniforme
• Criar uma abstração objetiva da implementação do sistema, de tal forma que a implementação seja um mero refinamento do design, permitindo e.g. a geração automática de código.
Vemos, portanto, que a etapa de design corresponde a uma mudança de postura em relação à fase de análise. Enquanto na fase de análise a nossa preocupação era compreender bem o que o sistema deveria fazer, na fase de design já se começa um planejamento estratégico para a implementação do sistema que será desenvolvido. Analisando agora a etapa de design dentro do ciclo de vida de um software, ou seja, tendo em perspectiva a maturidade do desenvolvimento do mesmo em termos de iterações, veremos que o design é enfatizado nas iterações finais da fase de elaboração e o começo da fase de construção. Lembrando que as fases de especificação, análise, design, implementação e testes se repetem em cada iteração, com diferentes ênfases, veremos que somente a partir de um certo número de iterações a ênfase no design será maior. Entretanto, veremos que essa ênfase maior dura somente até o meio da fase de construção.
...