Estatísticas do ponto de troca de tráfegos
Por: Allan Hahn Souza Lopes • 1/4/2015 • Relatório de pesquisa • 692 Palavras (3 Páginas) • 386 Visualizações
Objetivo:
Este trabalho tem o objetivo de mostrar gráficos e analises do monitoramento das redes interligadas através das infraestruturas existentes no país.
O relatório contem as definições das siglas e estatísticas do tráfego de dados gerados pelo comitê gestor da internet no Brasil.
NOC:
Network Operations Center, ou centro de operação de rede, é o local onde se concentra a gerencia de uma rede de comunicação, neste local é feito o monitoramento das redes e os operadores conseguem saber em tempo real ou predefinido a como está cada equipamento conectado a essa rede.
O propósito principal reduzir o tempo de indisponibilidade identificando o mais rápido possível à causa raiz do problema e impedir que novos problemas aconteçam na rede.
PoP:
Point of Presence, ou ponto de presença são os pontos em que o fornecedor de acesso à internet se conecta. É o ponto onde cada operadora concentra os seus equipamentos de acesso à rede do usuário à internet.
PPT:
Ponto de troca de tráfego, ou NAP (Network Access Point), é normalmente um DataCenter onde se interliga varias redes e provedores de internet, ligando-as para transmitir os dados de uma rede para outra. No Brasil temos um projeto denominado PPTMetro, que tem o objetivo de criar e promover a Infraestrutura necessária para que a interconexão dessa rede seja feita.
Estatísticas do ponto de troca de tráfego para Região de Campinas:
O gráfico abaixo mostra o agregado total da região de Campinas, exibindo a estatística de trafego dos anos de 2010 a 2014.
[pic 1]
“http://ptt.br/stats/a4e44007b76594b611ee06ae2d687d1c/cas/images/pix/agregado_bps-decadely2.png”
Como podemos ver na imagem acima, temos um aumento crescente do volume de dados sendo transmitidos ao decorrer dos anos.
O gráfico abaixo mostra o agregado total da região de Campinas, exibindo a estatística do trafego diário (Última atualização: 2015-03-25 16h00min).
[pic 2]
“http://ptt.br/stats/64d04c470b3b2cfd6a8baaa2326ddefa/cas/images/pix/agregado_bps-daily.png”
Como podemos ver na imagem acima, temos um amento no tráfego com início no horário 06h00min com pico entre 20h00min e 22h00min, após esse horário o trafego começa a cair tendo o seu volume mais baixo entre 04h00min e 06h00min.
Estatísticas do ponto de troca de tráfego para o Brasil:
Os gráficos abaixo mostram o panorama do tráfego do Brasil, exibindo a estatística de trafego atual.
[pic 3]“http://ptt.br/images/pix/agregado_bps1-daily1.png”
Como podemos ver na legenda, os locais que possuem o maior volume no tráfego estão em amarelo. No momento em que foi obtida a informação, não havia nenhuma local com o tráfego no vermelho, porem há uma ligação indisponível identificada na cor preta.[pic 4][pic 5]
O Link SC-SP 10 Gb/s DWDM estava com volume alto, porem normal de acordo com o horário em que foi registrado.
Também podemos notar que Link MG-SP 10 Gb/s DWDM está com algum problema, pois está indisponível desde as 16h00min.
[pic 6]
“http://memoria.rnp.br/ceo/trafego/?local_graph_id=5813&rra_id=1”
Comparação de links:
Abaixo temos uma analise comparativa do trafego e disponibilidades de alguns links.
Link RJ-ES 10 Gb/s DWDM
[pic 7]
“http://memoria.rnp.br/ceo/trafego/?local_graph_id=5052&rra_id=1”
Link RJ-SP 20 Gb/s DWDM
[pic 8]
“http://memoria.rnp.br/ceo/trafego/?local_graph_id=8170&rra_id=1”
Link MG-SP 10 Gb/s DWDM
[pic 9]
“http://memoria.rnp.br/ceo/trafego/?local_graph_id=5813&rra_id=1”
Link RJ-DF 10 Gb/s DWDM[pic 10]
“http://memoria.rnp.br/ceo/trafego/?local_graph_id=5614&rra_id=1”
Link RJ-CE 10 Gb/s DWDM
[pic 11]
“http://memoria.rnp.br/ceo/trafego/?local_graph_id=7818&rra_id=1”
De Acordo com os gráficos acima, vemos uma alta taxa de transferência nos links Rj>SP e MG>SP, também vemos que houve uma indisponibilidade de serviço nos links RJ>ES e MG>SP. O link que possui a taxa de transferência mais consistente é RJ>DF que possui uma taxa sem picos altíssimos como o de RJ>SP e não houve indisponibilidade recente.
...