Estudo sobre a Adoção de Computadores Pedagógicos no Brasil
Por: Dirlan Cumaru • 12/11/2017 • Ensaio • 1.977 Palavras (8 Páginas) • 220 Visualizações
Universidade Paulista
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
Estudo sobre a Adoção de Computadores Pedagógicos no Brasil
MACAPÁ
2015
Universidade Paulista
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
Estudo sobre a Adoção de Computadores Pedagógicos no Brasil
Dirlan de Almeida Cumarú
Curso: Gestão de Tecnologia da Informação
Macapá
2015
RESUMO
O uso de computadores pedagógicos no Brasil, cujo histórico remonta a metade do século XX, tem se aprimorado e contemplado as mais diversas áreas. Entretanto, os brasileiros ainda são excluídos da era digital. O quadro tem se revertido, mediante diversas ações do governo, cujos impactos podem se estabelecer de forma direta ou indireta sobre o processo a partir de políticas de inclusão digital. Neste cenário, também presencia-se a expansão da modalidade de Ensino distância (EAD), cujo funcionamento está vinculado ao credenciamento concedido pelo Ministério da Educação. Esta modalidade de ensino apresenta-se como uma possibilidade para resolver duas questões: a inclusão digital e a ampliação de acesso às vagas nos mais diversos níveis de ensino e, em especial para o Ensino Superior.
Palavras-chave: Informática. Educação. Tecnologia da Informação. Computadores Pedagógicos.
ABSTRACT
The use of pedagogical computers in Brazil, whose history dates back to mid-twentieth century, has been improved and covered several areas. However, Brazilians are still excluded from the digital age. This place has been reversed by several actions of the government, whose impacts can be established directly or indirectly on the process from digital inclusion policies. In this situation, has also witnessed the expansion of Distance Education, whose operation is linked to the accreditation granted by the Ministry of Education. This type of education is presented as a chance to resolve two issues: digital inclusion and the expansion of access to vacancies in various levels of education and in particular for higher education.
Keywords: Computing. Education. Information Technology. Pedagogical Computers.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................ **
2 A Informática no Processo de Ensino/Aprendizagem...................................... **
2.1 Computador — Rompendo Paradigmas e Renovando a Linguagem.................. **
2.2 A Informática por sua Riqueza de Signos............................................................ **
2.3 As Origens da Informática na Educação Brasileira.............................................. **
2.4 Inclusão Digital — A Formação dos Educadores................................................. **
2.5 Classificando as Ações de Inclusão Digital.......................................................... **
2.5.1 Adoção dos Computadores Pedagógicos de Forma Direta........................... **
2.5.2 Adoção de Computadores Pedagógicos de Forma Indireta........................... **
2.6 Educação a Distância........................................................................................... **
2.6.1 Plataformas de Ensino ou Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)....... **
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................... **
REFERÊNCIAS.......................................................................................................... **
PIM Pronto Grátis — www.mundodamonografia.com.br
- INTRODUÇÃO
Com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), foram surgindo uma infinidade de transformações nos mais variados setores da sociedade e, como não poderia deixar de ser, o mesmo se fez na área educacional.
Giz e quadro negro já não são mais as tecnologias de ponta nesse segmento tão importante da sociedade. Na verdade, são os de menor destaque. Aliando os recursos midiáticos com o tema de suas aulas, aos mestres torna-se possível cativar educandos cada vez mais críticos e detentores de uma quantidade vertiginosamente crescente de informações. Ora, tal situação justifica-se pelo processo de popularização da internet e de equipamentos que não contemplam apenas aos microcomputadores, como 1também aos aparelhos celulares, cuja evolução também não deixou a desejar em nada.
No meio deste processo, a linguagem esbarra numa infinidade determos estrangeiros, cujo uso na área de informática têm sentidos bastante representativos.
Compreendendo as dificuldades de inclusão social dos cidadãos na sociedade brasileira e da inclusão de computadores nas escolas, o governo em seus mais diversos níveis tem realizado projetos para suprir a demanda e reduzir tal realidade.
Assim, são visíveis projetos que atuam direta e indiretamente sobre a Educação, sempre com a bandeira da inclusão digital. Além do mais, o uso da informática na área de educação tem se tornado de grande valia para popularizar o acesso ao ensino superior bem como a outros níveis de ensino, quer seja por conta da barreira geográfica ou mesmo por questões de espaço e tempo.
Nesse ínterim, no presente trabalho será feita uma leitura sobre o processo de adoção de computadores pedagógicos no Brasil e, sobre algumas políticas públicas de inclusão digital.
PIM Pronto Grátis
- A Informática no Processo de Ensino/Aprendizagem
2.1 Computador — Rompendo Paradigmas e Renovando a Linguagem
O do emprego da informática como ferramenta pedagógica de intervenção nas séries iniciais do Ensino Fundamental e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e, em especial do computador, em sala de aula promove uma ruptura de paradigmas
...