Evolução dos Sistemas de Informação e da Necessidade de Busca de Novos Mercados
Por: Luciano Pazinato • 24/10/2016 • Trabalho acadêmico • 3.206 Palavras (13 Páginas) • 372 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
3.1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA 5
3.1.1 Ciclo de vida projeto Você-Aluga. 5
3.1.2 WBS (Work breakdown structure). 5
3.1.3 Cronograma do projeto Você-Aluga. 7
3.1.4 Usabilidade IHC (Interação Homem-Computador) Você-Aluga. 10
3.1.5 Segurança sistema Você-Aluga 11
4 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
Com a constante evolução dos sistemas de informação e da necessidade de busca de novos mercados, os sistemas desenvolvidos para acesso pela WEB (Internet) estão ficando cada vez mais requisitados e consequentemente mais complexos, pois agilizam o trabalho e o usuário pode ter acesso de qualquer parte do mundo. Assim, com essa constante evolução da necessidade do mercado e dos usuários, aumenta também o desafio dos gerentes de projetos de software, uma vez que o projeto deve atender a necessidade do cliente, usuário e mercado, fazendo com que o gerente sempre esteja atualizado e buscando novas tecnologias.
Nos ultimos anos, devido a necessidade de manter os registros dos clientes bem protegidos contra invasores, o gerentes de softwares tem adotado várias técnicas, como o uso de protocolos HTTPS (transmissão de dados criptografados), fazendo com que as informações transmitidas fiquem menos fáceis de serem vistos pelos invasores, ou seja, até podem ver, mas não é possivel identificar o conteúdo do mesmo.
No mercado existem várias ferramentas e técnicas que auxiliam o gerente para a elaboração dos projetos, porém, nenhuma ferramenta é capaz de ter alcançar o pleno êxito se o gerente não conseguir entender oque o cliente necessita e transformar isso em um software de qualidade.
OBJETIVO
O objetivo desse trabalho é mostrar de forma simples e resumida um ciclo de vida, a estrutura e cronograma de um sistema web para uma Locadora de Carros.
DESENVOLVIMENTO
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Por meio de estudos, foi possível entender melhor a necessidade de uma boa escolha de um clico de vida para o desenvolvimento de um software, suas estruturas e cronogramas. Também podemos afirmar a importância da segurança no ambiente WEB.
Ciclo de vida projeto Você-Aluga.
O ciclo de vida de um software indica todas as etapas de desenvolvimento de um software, portanto, deve ser o primeiro passo de um planejamento para desenvolvimento de software. Sendo o modelo cascata, na minha opinião, o melhor ciclo para o projeto você-aluga.
No modelo de ciclo de vida em Cascata, é minimizado o tempo de planejamento e é considerado melhor para equipes com menos capacidade técnica. Neste modelo de ciclo de vida, o processo de uma fase para a outra é sequencial. Assim, somente é possível se mover para a fase seguinte quando a fase anterior está completa e testada, ou seja, não a “pulos” entre as fases.
WBS (Work breakdown structure).
No gerenciamento de projetos, a estrutura analítica de processos (em inglês WBS, Work breakdown structure), é uma ferramenta que fragmenta o planejamento em partes, o que auxilia para estipular um prazo para entrega de um projeto.
O objetivo da WBS é identificar as etapas e detalhá-las, para que seja melhor dividido as etapas para todos os membros da equipe. Sendo assim, a WBS não serve somente o gerente do projeto, e sim para toda a equipe de desenvolvimento.
Segue abaixo o WBS do projeto “Você-Aluga”, figura 1.
[pic 15]
Figura 1: WBS Locadora de Carros Você-Aluga.
Cronograma do projeto Você-Aluga.
O gerenciamento do tempo em projetos é responsável pelo término dentro do prazo estabelecido. O principal objetivo de um cronograma é melhorar a produção e a data de entrega de um projeto, ou seja, criar um calendário com data de início e fim.
O cronograma é um documento importante para o gerenciamento de um projeto. Se as estimativas de necessidade de recursos e duração não forem confiáveis, todo o projeto fica comprometido, ou seja, não haverá uma sequencia e o prazo por estourar facilmente, podendo trazer grandes prejuízos.
Algumas causas podem atrasar a entrega de um projeto, como: mudança de requisitos não previstos, riscos não considerados, dificuldade humana e técnica não prevista, falta de comunicação e falta de gerência do projeto, sendo que normalmente a distribuição do trabalho é dividida em partes como:
- 10% levantamento de requisitos;
- 15% análise;
- 25% projeto;
- 20% codificação e;
- 30% teste.
Em pequenos projetos, o cronograma pode ser desenvolvido usando ferramentas básicas do dia-a-dia, como o Word e Excel. Porém, se tiver muitas atividades como 500 tarefas, é necessário o uso de software específicos tais como: Oracle Primavera, MS-Project e CA Clarity.
O plano de gerenciamento do projeto deve incluir procedimentos para controlar o cronograma, atualizar status das tarefas e analisar possíveis desvios. É necessário estabelecer planos de contingência para riscos que podem acontecer no decorrer do projeto.
...