Gerenciamento de serviços de TI?
Por: Philipy Ruinho • 4/4/2021 • Trabalho acadêmico • 324 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
Gerenciamento de serviços de TI?
A área de TI passou a ser um parceiro de negócios, não mais apenas um provedor de tecnologia. A TI envolve, em sua maioria, processos e pessoas, o que vai muito além das tecnologias em si (ferramentas e hardwares). Assim, sua atuação da área de TI passa a ser de prestação de serviços, com isso, a sua impressão ao cliente depende do atendimento aos padrões de serviços acordados.
Portanto, a gestão de serviços de TI se faz necessária para o alinhamento dos serviços prestados às necessidades atuais e futuras do negócio de seus clientes, além de melhorar a qualidade dos serviços entregues e reduzir, a longo prazo, o custo da provisão de serviços.
Para se implantar uma gestão de TI adequada à determinada organização é necessário, primeiro, identificar o nível de maturidade da área de TI, e, a partir dessa avaliação, traçar os objetivos do negócio, e depois trabalhar o aperfeiçoamento do processo ou reengenharia. A maturidade dos processos de Gerenciamento de TI pode ir evoluindo desde uma fase caótica, sem a supervisão centralizada e sem processos definidos nem indicadores que mensurem o desempenho da área, até chegar a uma fase de alta maturidade onde o alinhamento entre TI e o negócio e demonstrado por indicadores de desempenho.
ITIL
O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um conjunto de boas práticas em Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação, publicados em 7 livros que documentam o conhecimento de diversas empresas ao redor do mundo sobre processos e procedimentos na TI que obtiveram sucesso.
Ao contrário de normas e metodologias, boas práticas são um bom senso adquirido no mundo empresarial, e devem ser adaptadas para cada empresa para que bons resultados sejam obtidos.
Sua adoção visa a redução de custos na área de TI, o aumento da disponibilidade dos serviços e o ajuste de sua capacidade, o aumento de sua eficiência e eficácia e melhoria da escalabilidade, além do aumento de sua segurança e redução de riscos.
...