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Livro Aprendendo a Programar na Linguagem C

Por:   •  11/3/2019  •  Monografia  •  54.659 Palavras (219 Páginas)  •  192 Visualizações

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Jaime Evaristo[pic 1]

Aprendendo a       Programar

Programando na      Linguagem C

Para Iniciantes

Terceira Edição Revisada/Ampliada

Edição Digital

(cópias autorizadas)


Aprendendo a        Programar

Programando

na      Linguagem C

Jaime Evaristo Professor Adjunto Instituto de Computação

Universidade Federal de Alagoas


Aos meus netos Mateus, Vitor e Lucas

Sumário

  1. Introdução à Programação        4
  1. Organização básica de um computador        4
  2. Linguagem de máquina        4
  3. Programas de computadores        5
  4. Lógica de programação        6
  5. Resolução de problemas        6
  6. Processador de um algoritmo        9
  7. Exemplos de algoritmos matemáticos        10
  8. Linguagens de alto nível        13
  9. Sintaxe e semântica de uma instrução        14
  10. Sistemas de computação        14
  11. Exercícios propostos        15
  1. Introdução à Linguagem C        17
  1. Variáveis simples        17
  2. Constantes        18
  3. Expressões aritméticas        19
  4. Relações        20
  5. Expressões lógicas        20
  6. Estrutura de um programa em C        21
  7. Entrada dos dados de entrada        21
  8. Saída de dados        23
  9. Comando de atribuição        28
  10. Exemplos Parte I        30
  11. Funções de biblioteca        33
  12. Exercícios propostos        34
  1. Estruturas de seleção        36
  1. O que é uma estrutura de seleção        36
  2. O comando if        36
  3. O comando if else        37
  4. O operador condicional ternário        38
  5. Exemplos Parte II        38
  6. O comando switch        44
  7. Exemplos Parte III        45
  8. Exercícios propostos        47
  1. Estruturas de repetição        49
  1. Para que servem as estruturas de repetição        49
  2. O comando for        50
  3. O comando while        52
  4. O comando do while        56
  5. O comando break em estruturas de repetição        57
  6. Exemplos Parte IV        58
  7. Exercícios propostos        63
  1. Funções e ponteiros        65
  1. O que são funções        65
  2. Para que servem funções        67
  3. Passagem de parâmetros        68
  4. Ponteiros        72
  5. Passagem de parâmetros por referência no Turbo C 2.01        73
  6. Uma urna eletrônica        73
  7. Recursividade        75
  8. Usando funções de outros arquivos        79
  9. "Tipos" de variáveis        80
  10. Uma aplicação à História da Matemática        82
  11. Exercícios propostos        83
  1. Vetores        84
  1. O que são vetores        84
  2. Declaração de um vetor unidimensional        84
  3. Vetores e ponteiros        85
  4. Lendo e escrevendo um vetor        85
  5. Exemplos Parte IV        86
  6. Vetores multidimensionais        90
  7. Exemplos Parte V        92
  8. Uma aplicação esportiva        94
  9. Exercícios propostos        95
  1. Pesquisa e ordenação        99
  1. Introdução        99
  2. Pesquisa sequencial        99
  3. Pesquisa binária        99
  4. Ordenação        101
  5. Exercícios propostos        103
  1. Cadeias de caracteres (strings)        104
  1. Introdução        104
  2. Funções de biblioteca para manipulação de cadeias de caracteres        105
  3. Exemplos Parte VI        107
  4. Exercícios propostos        111
  1. Estruturas e Arquivos        113
  1. O que são estruturas        113
  2. Exemplos Parte VII        114
  3. O que são arquivos        116
  4. Arquivos de registros (Arquivos binários)        117
  5. Arquivo texto        126
  6. Exercícios propostos        130
  1. Noções básicas de alocação dinâmica de memória        132
  1. O que é alocação dinâmica        132
  2. Armazenando dinamicamente um polinômio        133
  3. Listas        134
  4. Exercícios propostos        136

Bibliografia        137

Índice remissivo        138


  1. Introdução à Programação

  1. Organização básica de um computador

Um computador é constituído de quatro unidades básicas: unidade de entrada, unidade de saída, unidade de processamento central e memória. Como indica sua denominação, uma unidade de entrada é um dispositivo que permite que o usuário interaja com o computador, fornecendo-lhe dados e informações que serão processadas, sendo o teclado o seu exemplo mais trivial. Uma unidade de saída, por seu turno, serve para que sejam fornecidos ao usuário do computador os resultados do processamento realizado. O monitor  de vídeo e uma impressora são exemplos de unidades de saída. A unidade central de processamento é responsável por todo o processamento requerido, sendo muito conhecida por cpu, acrossemia de central processing unit. Já a memória armazena dados e informações que serão utilizados no processamento, armazenamento temporário, pois quando o computador é desligado tudo que está nela armazenado deixa de sê-lo (dizemos que toda a memória é "apagada").

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