MPS.BR - Resumo
Por: Ágatha Almeida • 24/4/2017 • Seminário • 674 Palavras (3 Páginas) • 738 Visualizações
Introdução
O MPS.BR ou Melhoria de Processos do Software Brasileiro, projeto que é coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) e que tem apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem como objetivo a melhoria dos processos de desenvolvimento e manutenção de softwares brasileiros, principalmente em médias e pequenas empresas.
O MPS.BR está dividido em 3 componentes: Modelo de Referência (MR-MPS), Método de Avaliação (MA-MPS) e Modelo de Negócio (MN-MPS).
O MR-MPS possui sete níveis de maturidade, que vão de A (melhor) a G (pior). Essa divisão tem como objetivo possibilitar uma implementação e avaliação adequada e uma visibilidade dos resultados da melhoria dos processos em prazos mais curtos. A seguir serão discutidos os níveis E, D e C.
2. Nível E - Parcialmente Definido
O nível E é composto pelos processos dos níveis anteriores (F e G) e adiciona os processos: avaliação e melhoria do processo organizacional, definição do processo organizacional, gerência de recursos humanos e gerência de reutilização.
O objetivo do processo de avaliação e melhoria do processo organizacional é mensurar o quanto os processos da organização ajudam para atingir os propósitos do negócio da organização e para colaborar no aperfeiçoamento constantemente nos seus processos baseado na compreensão dos pontos fracos e fortes.
O propósito do processo de definição do processo organizacional é determinar e preservar um agrupamento de ativos de processo organizacional e práticas de ambiente de trabalho utilizadas as necessidades de negócio da organização.
O intuito do processo de gerência de recursos humanos é providenciar a organização e aos projetos com os recursos humanos fundamentais e preservar suas habilidades atualizadas aos interesses do negócio.
A finalidade do processo de gerência de reutilização é coordenar todo o ciclo de vida de qualquer artefato de software produzido que possa ser reutilizável.
Nível D - Largamente Definido
Esse nível é composto pelos processos dos níveis de maturidade G e E, e envolve basicamente verificação, validação, além da liberação, instalação e integração de produtos, dentre outras atividades.
Em geral, os cinco processos deste nível são:
Desenvolvimento de Requisitos (DRE) - consiste em definir os requisitos do cliente, do produto e dos componentes do produto (8 resultados esperados);
Integração do produto (ITP) - tem como propósito compor os componentes do produto, produzindo um produto integrado consistente com seu projeto, e demonstrar que os requisitos funcionais e não-funcionais são satisfeitos para o ambiente alvo ou equivalente (9 resultados esperados);
Projeto e Construção do Produto (PCP) - consiste em projetar, desenvolver e implementar soluções para atender aos requisitos (8 resultados esperados);
Validação (VAL) - consiste em confirmar que um produto ou componente
...