MPS.BR - QUALIDADE DE SOFTWARE
Por: Luiz Almeida • 6/6/2016 • Monografia • 11.443 Palavras (46 Páginas) • 495 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE GUAXUPÉ
LUIZ PAULO SILVA DE ALMEIDA
MANOEL GUILHERME SPINELI CASTELANI
UM ESTUDO SOBRE O MODELO DE PROGRAMAÇÃO EXTREMA - XP
(EXTREME PROGRAMMING)
GUAXUPÉ
2012
LUIZ PAULO SILVA DE ALMEIDA
MANOEL GUILHERME SPINELI CASTELANI
UM ESTUDO SOBRE O MODELO DE PROGRAMAÇÃO EXTREMA - XP
(EXTREME PROGRAMMING)
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário da Fundação Educacional de Guaxupé, como exigência parcial para obtenção do Bacharelado em Ciências da Computação.
Orientadora: Ms. Jaciara Silva Carosia
GUAXUPÉ
2012
[pic 1]
[pic 2]
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho a minha mãe Maria Bernadete da Silva, ao meu padrinho Luis Roberto da Silva que sempre me apoiaram durante estes 4 anos de faculdade e que sempre me deram forças e incentivo durante o desenvolvimento deste trabalho.
Luiz Paulo Silva de Almeida
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho aos meus pais e à minha querida namorada Isis que me deram todo o apoio necessário durante o desenvolvimento deste trabalho.
Manoel Guilherme Spineli Castelani
AGRADECIMENTOS
À Deus, primeiramente, pois sem Ele não teríamos forças nesta jornada.
A nossa orientadora Profª. Ms. Jaciara Silva Carosia por sua atenção e competência na realização deste trabalho.
Aos amigos, familiares e companheiros de faculdade que me ajudaram a chegar a esta conquista.
Luiz Paulo Silva de Almeida
AGRADECIMENTOS
Aos meus pais pela ajuda durantes os anos de faculdade.
A minha namorada Isis Nayara por todo o apoio.
Manoel Guilherme Spineli Castelani
“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem ou que os seus planos nunca vão dar certo ou que você nunca vai ser alguém, quem acredita sempre alcança!” (Renato Russo).
RESUMO
Desde o princípio da Engenharia de Software foram criados vários métodos e técnicas com foco principal na melhoria dos processos de software. Dentre os modelos, pode-se citar desde o mais clássico que é o Modelo em Cascata, onde o desenvolvimento do software segue uma sequencia que não pode ser alterada, até modelos mais contemporâneos como o Modelo Incremental que propõe ciclos de desenvolvimentos curtos, com entregas rápidas ao cliente. Com o crescimento da demanda por novos softwares, teve-se a necessidade da criação de Metodologias Ágeis, baseadas no Modelo Incremental, onde o cliente pode interagir durante a produção do software, podendo manipular o sistema durante a sua construção. Estes métodos, devido a sua agilidade de construção, tem grande aceitação na indústria de software sendo muito utilizado pelas empresas desenvolvedoras. Assim, o presente trabalho tem como objetivo mostrar as características da metodologia de desenvolvimento ágil de software, com enfoque específico à chamada Programação Extrema ou XP (Extreme Programming). Para tanto, serão apresentados: a importância do processo de software; a relação entre a qualidade do processo e a qualidade do produto de software; os modelos de processos de desenvolvimento de software, desde os tradicionais até as atuais metodologias ágeis; e, os principais conceitos do modelo XP tais como, suas funcionalidades, valores e práticas.
LISTA DE FIGURAS[pic 3][pic 4]
FIGURA 1 – Engenharia de Software em Camadas 12
FIGURA 2 – Estrutura do Modelo em Cascata 24
FIGURA 3 – Modelo Incremental 26
FIGURA 4 – Incrementos 27
FIGURA 5 – Ciclo de Vida do XP 40
FIGURA 6 – Empresas Mundiais com Utilização do XP 43
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. FUNDAMENTOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE
2.1. Processo de Software
3. QUALIDADE
3.1. Qualidade de Produto e Qualidade de Processo
4. MODELOS DE PROCESSOS TRADICIONAIS
4.1. Modelo em Cascata
4.2. Modelo Incremental
5. EXTREME PROGRAMMING
5.1. Metodologias Ágeis
5.2. Características do Modelo XP
5.3. Características da Equipe XP
5.4. Principais Diferenças do Modelo XP
5.5. Ciclo de Vida XP
5.5.1. Planejamento
5.5.2. Projeto
5.5.3. Codificação
5.5.4. Testes
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