O Alinhamento e Proximidade
Por: Ciências da Computação • 1/3/2017 • Artigo • 765 Palavras (4 Páginas) • 244 Visualizações
ALINHAMENTO E PROXIMIDADE
REPETIÇÃO
A repetição de elementos visuais no design unifica e fortalece o material, agrupando partes que seriam separadas. O recurso da repetição é muito útil em peças de uma só página e é essencial em documentos de muitas páginas (neste caso, a repetição é considerada como consistência)
O propósito básico da repetição é unificar e acrescentar interesse visual. Não subestime o interesse visual de uma página: se ela for interessante, sua leitura será mais agradável e provavelmente mais lida.
Veja o cartão de visita abaixo. Depois de ler o número telefônico, o que você lê? Você volta ao outro tipo em negrito no início do texto? Este é um truque visual que os designers sempre utilizam para controlar o fluxo do olho nos leitores, para manter sua atenção sobre a página o máximo de tempo possível.
[pic 1]
Abaixo vemos um exemplo de repetição de títulos, tamanhos e tipos de fonte, dando maior consistência ao documento.
[pic 2]
Quando se trabalha com documentos contendo muitas páginas, a repetição é um fator de grande importância na unidade dessas páginas. Assim o leitor terá certeza que a página 7 e a página 12 fazem parte do mesmo documento, devido as repetições na forma, posicionamento e tamanho dos elementos.
Determinados elementos podem tornar sua identidade marcante. Abaixo um exemplo de cartão, envelope e papel timbrado que provocam uma forte identidade graças a repetição do alinhamento à esquerda e posicionamento das informações.
[pic 3]
A repetição torna o documento sofisticado, elegante e fácil de ler e de identificar os assuntos.
[pic 4]
As repetições podem ocorrer com elementos gráficos. Abaixo um exemplo de repetição utilizando flores e bonequinhos:
[pic 5]
O QUE EVITAR
Evite repetir o elemento em demasia, para que ele não se torne enfadonho ou excessivo. Esteja consciente do valor do contraste.
CONTRASTE
O contraste de uma página faz com que seus olhos se virem para ela. Se você colocar dois elementos diferentes em uma página ( como duas fontes ou duas espessuras de fio), eles não devem ser similares. Para que o contraste cumpra totalmente suas funções, os dois elementos devem ser muito diferentes.
Utilizar o princípio do contraste é como fazer o retoque de uma parede: não se pode combinar mais ou menos a cor; ou você encontra a cor exato ou precisará pintar a parede inteira.
Veja os dois informativos abaixo:
[pic 6]
Se esses dois newsletter aparecessem na sua mesa, qual dos dois você leria primeiro? Os dois tem o mesmo conteúdo, possuem formas simples, esteticamente simpáticos. A única diferença entre eles é: o segundo tem mais contraste.
A causa do contraste é óbvia. Foi utilizado uma fonte mais pesada e com mais negrito nos títulos e subtítulos. Foi repetido essa fonte, seguindo o princípio da repetição. Quando foi mudado o título da caixa alta para alta e baixo, foi possível utilizar um tamanho maior e aumentar o negrito, o que também ajuda a reforçar o contraste; E como agora os títulos tem tanto peso, foi possível acrescentar uma caixa preta na parte superior, atrás do título, repetindo novamente a cor escura e reforçando o contraste.
...