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O Programação Procedimental

Por:   •  28/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

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Utilizando a Linguagem de Programação Delphi

Curso Técnico em Mecatrônica[pic 1]

Programação Delphi

Programação procedimental

  • Na programação modo texto o programa é executado sequencialmente do início ao fim, sendo que as opções dos usuários são muitos restritas.
  • Nesse paradigma, os programas possuem início, meio e fim bem definidos.

[pic 2]

Dados de entrada

[pic 3]

Processamento

[pic 4]

Saída

[pic 5]

Programação procedimental

  • Exemplo de programa não baseado em eventos

program exemplo;

var        dados de entrada x, y, soma : integer;

Begin

Write('Digite o 1º numero:');

read(x);

Write('Digite o 2º numero:');        processamento read(y); soma:=x+y;Write('A soma é: ',soma);        dados de saída[pic 6]

end.

  • A lógica deste programa linear é direta e sequencial, fluxo bem definido

Programação Orientada a Eventos

  • Um aplicativo baseado em eventos, na verdade, não faz nada - a não ser que ocorra um evento.
  • Não tem início ou final lógico. O próprio usuário decide a sequencia.
  • Evento = ação

Clicar no botão

Selecionar ítem do menu

Mover o mouse

Pressionar uma tecla

[pic 7]

Exemplos de eventos

Programação Orientada a Eventos

  • Toda vez que ocorre um determinado evento (ação), o seu procedimento equivalente é executado.
  • As interfaces gráficas tornaram a interação dos usuários com as aplicações bastante atraentes.
  • Complexidade maior do ponto de vista do programador.
  • Código fonte maior (mais linhas de código)

IDE – Delphi

  • O ambiente de desenvolvimento do Delphi é composto de [pic 8]

várias ‘partes’ compondo um

conjunto integrado de ‘janelas’.

  • Barra de Menu Principal - janela composta basicamente pelo menu e mais duas áreas distintas, o SpeedBar e a Component Palette (Paleta de Componentes).

[pic 9]

  • Form design - formulário para criação do aplicativo.
  • Cada aplicativo criado é chamado de projeto e pode ser formado por um ou mais formulários (janelas).[pic 10]
  • É sobre o form que serão colocados os componentes para a criação da interface.
  • Code editor - arquivo de código fonte.
  • Todo formulário possui um arquivo de código fonte correspondente, chamado Unit.

[pic 11]

  • Object Inspector - guia “propriedades” dos componentes e objetos.
  • Properties - define as propriedades e valores

        Objeto atual selecionado        do Objeto selecionado.

  • Cada componente ou objeto possui propriedades específicas.

Valor atual [pic 12]

        Propriedade        desta propriedade

  • Object Inspector - guia “eventos” dos componentes e objetos.
  • Events - são as ações que podem ser feitas em um objeto.[pic 13]
  • Para cada evento, é criado um novo procedimento.

Conceitos

  • A programação é dividida entre janela (tela, interface) e código fonte.
  • O fonte do programa é totalmente estruturado em procedimentos e funções.
  • A estrutura do Delphi é composta de: classe, componentes, propriedades, eventos e métodos.

Classe

  • É um conjunto de componentes do mesmo tipo.
  • A classe contém a definição das propriedades, eventos e métodos que contém um componente.
  • O nome da classe é mesmo do componente precedido da letra T.
  • Exemplo: componente button › classe TButton.

Componentes

  • São os objetos que irão formar a interface do programa.
  • Os componentes são formados por: propriedades, eventos e métodos.
  • São divididos em categorias e cada um possui uma função especifica.
  • Exemplo: edit, button, label, form.

Propriedades

  • As propriedades definem as caracteristicas dos componentes.
  • Podem ser alteradas durante o desenvolvimento do programa (Design Time) ou no momento em que o programa está sendo executado (Run Time).
  • São editadas na janela Object Inspector.
  • Exemplo: name, color, font, caption, text.

Eventos

  • São as ações que podem ser feitas em um componente e que são reconhecidas por ele.
  • Os eventos de um componentes são exibidos na janela Object Inspector.
  • O código fonte do programa é escrito nos eventos, e cada evento é um procedimento do programa.
  • Exemplo: onClick, onKeyPress, OnMouseMove

Métodos

  • Métodos são as funções de um componente.
  • São usados também para obter um certo valor que não é possível conseguir por meio de uma propriedade.
  • Os métodos estão disponíveis somente na execução do programa (run time).
  • Exemplo: form.show, form.showmodal, componente.close.

Estrutura de uma aplicação

  • Uma aplicação é composta de um arquivo de projeto que gerencia os Forms e Units.
  • O nome dado ao arquivo do projeto, será também o nome do executável da aplicação quando a mesma for compilada.
  • Todo Form obrigatoriamente deve possuir sua Unit correspondente.

Estrutura de uma aplicação

Project1

(arquivo de projeto) extensão .dpr

(Delphi PRoject)

[pic 14]

Form1

extensão .dfm

(Delphi ForM)

Form2

extensão .dfm

(Delphi ForM)

Unit3

extensão .pas

(PAScal)

[pic 15]

Unit1

extensão .pas

(PAScal)

Unit2

extensão .pas

(PAScal)

Projeto

  • Conjunto de arquivos necessários para gerar uma aplicação.
  • No Pascal, cada programa é composto por um único arquivo.
  • Os arquivos principais são: .dpr, .pas e .dfm, os demais caso não sejam encontrados serão recriados.

...

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