O Que é ser Um Licenciado em Computação
Por: NelsonFilho • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 933 Palavras (4 Páginas) • 993 Visualizações
[pic 1]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA – CEAD/UFPI-UAB/CAPES
CURSO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO
O que é ser um Licenciado em Computação
Polo: Marcos Parente
Grupo: Individual
Nome: Nelson Rodrigues Nogueira Filho matrícula: 2014987867
Introdução
O licenciado em computação é o profissional que passou por uma formação universitária, onde lhes foi concedido o grau de licenciatura, possibilitando o exercício do magistério do ensino médio, atuando em especial no ensino da computação ou em outras funções na área da informática. O curso oferece uma formação multidisciplinar, que abrange conhecimentos pedagógicos e computacionais.
Áreas de atuação da profissão
Um licenciado em computação pode atuar em diversas áreas no mercado de trabalho, tais como: docente em escolas de ensino fundamental, médio ou ensino técnico, cursos de informática; consultor e/ ou assessor de tecnologia da informação em instituições públicas, privadas ou mista, integrante de equipes de consultoria em secretarias de educação, instituições de ensino e em empresas; integrantes de equipes técnicas para construção de ambientes de aprendizagem informatizados; desenvolvedor de atividades de pesquisa da tecnologia em informática na educação de acordo com as últimas tendências do mercado; empreendedor no desenvolvimento de software educacional; aplicação e avaliação de software na educação; organização e administração de laboratórios de informática. Por lado, muitos desses profissionais, seja por afinidade pessoal ou por tendência do mercado de trabalho, seguem carreira como programadores, analistas de sistemas, gerentes de projetos de tecnologia da informação e no desenvolvimento de tecnologias para educação à distância. Dessas opções descritas, as que eu mais gostaria de exercer é a de docente, analista de sistemas, e aplicação e avaliação de software educacional. Lembro que tive o primeiro contato com computação em 98, no CAFS - Campus Amílcar Ferreira Sobral em Floriano, lá essa disciplina fez parte do meu histórico escolar, e a parti daí a computação é mais uma das áreas que me encanta. Posso afirmar também que o motivo da escolha está na possibilidade de atuação em diversas áreas da informática.
Papel do Licenciado em Computação na nossa sociedade
É inegável que a sociedade atual exige das pessoas um manejo, pelo menos mínimo, da informática para sua inserção social e na atuação profissional. Neste contexto globalizado da automatização do mundo e do trabalho, da concorrência que se estabelece em consequência disso, o indivíduo deve estar preparado para assumir um lugar profissional capaz de manejar os recursos computacionais. Então certamente o papel do licenciado em computação em nossa sociedade, é inserir todo esse conhecimento computacional no meio social. Esses profissionais são os principais responsáveis para estabelecer uma relação da informática com a educação em nossas escolas, e consequentemente formando uma sociedade mais apta à realidade atual, com conhecimento tecnológico mais avançados, que irão contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento do setor tecnológico.
Importância desse profissional para o local em que moro
O profissional licenciado em computação será de grande importância no município em que eu moro, tendo em vista que se tem uma carência da disciplina e do educador capacitado. Ele será capaz de refletir e participar do desenvolvimento da comunidade. Pois, o mesmo utilizará a informática na Educação como um meio, associada ao domínio das respectivas didáticas, com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagens.
...