OS FATORES HUMANOS E ERGONOMIA
Por: nelson-jesus • 2/4/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 2.874 Palavras (12 Páginas) • 170 Visualizações
1
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: O HOMEM
ATIVIDADE 4
Prof.º Sergio Moraes
Disciplina: Interação Humano-Computador
Sorocaba
Março/2021
2
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 3
2 – FATORES HUMANOS E ERGONOMIA ................................................................ 3
3 – ASPECTOS MENTAIS E ENGENHARIA COGNITIVA ......................................... 4
4 – COMO AS PESSOAS PENSAM (MEMÓRIAS SENSORIAIS) .............................. 6
5 – COMO AS PESSOAS AGEM (TEORIA DA AÇÃO) .............................................. 7
6 – COMO AS PESSOAS IMAGINAM (MODELOS MENTAIS) .................................. 8
7 – CONCLUSÃO ........................................................................................................ 9
8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................... 9
3
1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado a partir dos estudos relacionados ao tema “O
Homem” na área de Interação Humano-Computador (IHC) com o objetivo de
conceituar de forma geral fatores humanos e ergonômicos e seus aspectos mentais
na área de TI.
No item 2, observamos uma ideia geral sobre “Fatores Humanos e
Ergonomia”. No item 3, é apresentado os “Aspectos Mentais e Engenharia
Cognitiva”. No item 4, trazemos a ideia de “Como as Pessoas pensam (Memórias
Sensoriais). No item 5, analisamos “Como as Pessoas agem (Teoria da Ação). No
item 6 é verificado “Como as Pessoas Imaginam (Modelos Mentais)”.
Posteriormente, no item 7, uma breve conclusão da equipe após as pesquisas
realizadas.
2 – FATORES HUMANOS E ERGONOMIA
Em agosto de 2000, a IEA (International Ergonomics Association) adotou a
definição formal que a Ergonomia é uma disciplina científica que envolve a
compreensão da interação entre humanos e outros elementos ou sistemas, e a
aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos para otimizar o bem estar humano e sistemas de desempenho.
O termo ergonomia é derivado do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas,
regras, leis]. É uma disciplina de abordagem sistemática a todos os aspectos das
atividades humanas. Para ilustrar a amplitude desta dimensão e poder intervir nas
atividades laborais, os ergonomistas devem fazer uma abordagem holística de todo
o campo de ação do sujeito, seja nos aspectos físico, cognitivo, social, organização
e ambiente.
Os especialistas em ergonomia se dedicam ao planejamento, projeto e
avaliação de tarefas, empregos, produtos, ambientes e sistemas para torná-los
compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. Esses
profissionais costumam intervir em setores específicos da economia ou áreas de
aplicação específicas. De maneira geral, os domínios de especialização da
4
ergonomia são:
Ergonomia física: Está relacionada às características da anatomia
humana, antropometria, fisiologia e biomecânica relacionadas ao
movimento humano. Os tópicos relacionados incluem pesquisas
sobre postura de trabalho, manuseio de materiais, exercícios
repetitivos, doenças musculoesqueléticas relacionadas ao
trabalho, design do local de trabalho, segurança e saúde.
Ergonomia cognitiva: Refere-se a processos mentais, como percepção,
memória, raciocínio e resposta motora, porque afetam a
interação entre as pessoas e outros elementos do sistema. Os
tópicos relacionados incluem pesquisa de carga de trabalho
psicológica, tomada de decisão, desempenho profissional,
interação humano-computador, estresse e treinamento, pois
estão relacionados a projetos que envolvem pessoas e sistemas.
Ergonomia organizacional: Envolve a otimização de sistemas
sociotécnicos, incluindo estruturas organizacionais, políticas e de
processo. Os tópicos relacionados incluem comunicações,
gerenciamento de recursos de tripulação (CRM-aviação), design
de trabalho, organização de trabalho temporário, trabalho em
grupo, design participativo, novos paradigmas de trabalho,
trabalho
...