Os MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE INTERFACES INSPEÇÃO E TESTES DE USABILIDADE
Por: Murilo Santos • 4/12/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.465 Palavras (6 Páginas) • 1.039 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
ATIVIDADE 11
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE INTERFACES
INSPEÇÃO E TESTES DE USABILIDADE
Prof. Sergio Moraes
Disciplina: Interação Humano-Computador
ALEKSANDER PETTHERSON DA SILVA RA: 0030481623001
CLEITON ROBERTO CARNELOS DOS SANTOS RA: 0030481521038
RAPHAIN BARBOSA FERREIRA DE MORAES RA: 0030481713040
Sorocaba, SP
1ºSemestre / 2017
SUMÁRIO
- 1 INTRODUÇÃO 4
- 2 AVALIAÇÃO DE INTERFACES 4
- 2.1 TESTE E INSPEÇÃO DE USABILIDADE 4
- 2.2 COLETAS DE DADOS 5
- 2.3 TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO POR ESPECIALISTAS 6
2.3.1 Avaliação Heurística 6
2.3.2 Revisão de Guidelines 6
2.3.3 Inspeção de Consistência 7
2.3.4 Percurso Cognitivo 7
- 2.4 CLASSIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS DE USABILIDADE 7
- 3 INTERFACE PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS 8
- 4 CONCLUSÃO 8
- 5 REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
AVALIAÇÃO DE INTERFACES
Para podermos declarar um software como pronto para uso de usuário é necessária uma avaliação para saber se ele está nas conformidades que serão necessárias para os usuários executarem suas tarefas e também no ambiente em que o sistema será utilizado. Para isso temos o terceiro pilar proposto por Shneiderman que realiza a inspeção do software. Com essa avaliação é possível identificar possível problemas na interação e quanto mais cedo forem localizados os problemas menor será o custo para consertá-los.
Mas o que seria uma avaliação de interface? A avaliação de interfaces é um processo sistemático de coleta de dados que deverá informar o projetista o modo como um determinado usuário ou grupo de usuários deverão utilizar o software para sua tarefa em um certo tipo de ambiente.
Para (Hartson, 1998; Preece et al., 2002) apud Barbosa; Prates (2003), alguns dos principais objetivos em se realizar a avalição de sistemas interativos são:
- Identificar as necessidades de usuários ou verificar o entendimento dos projetistas sobre estas necessidades;
- Identificar problemas de interação ou de interface;
- Investigar como uma interface afeta a forma de trabalhar dos usuários;
- Comparar alternativas de projeto de interface;
- Alcançar objetivos quantificáveis em métricas de usabilidade;
- Verificar conformidade com um padrão ou conjunto de heurísticas.
Existem dois tipos de técnicas para realizar essa avalição, são elas: testes de usabilidade e inspeções de usabilidade.
TESTE E INSPEÇÃO DE USABILIDADE
Os testes de usabilidade envolvem usuário e métodos com técnicas que visam obter as respostas dos usuários que serão os utilizadores do produto que está sendo desenvolvido.
O conceito de usabilidade permite avaliar a qualidade de um sistema com relação a fatores que os projetistas definem como sendo prioritários ao sistema. Esses fatores segundo (Nielsen, 1993; Preece et al., 2002) apud Barbosa; Prates (2003) são:
- Facilidade de aprendizado – quanto tempo e esforço será necessário para que os usuários aprendam a utilizar o sistema com determinado nível de competência e desempenho;
- Facilidade de uso – qual será o esforço cognitivo para interagir com o sistema e qual será o número de erros cometidos durante essa interação;
- Eficiência de uso e produtividade – o fator eficiência irá avaliar se o sistema faz bem aquilo que o foi designado e o de produtividade avalia se o usuário consegue fazer o que precisa de forma rápida e eficaz;
- Satisfação do usuário – enfatiza a avaliação subjetiva do sistema feita por seus usuários, incluindo emoções que possam surgir durante a interação;
- Flexibilidade – considera o quanto um sistema é capaz de acomodar estas idiossincrasias;
- Utilidade – avalia se o sistema oferece o conjunto de funcionalidades necessário para o usuário realizar suas tarefas;
- Segurança no uso – avalia o grau de proteção de um sistema contra condições desfavoráveis ou até mesmo perigosas para os usuários.
Já as inspeções de usabilidade envolvem especialistas. Ela utiliza de métodos e técnicas para obter opiniões de especialistas a fim de descobrir se um sistema foi ou não bem projetado.
COLETAS DE DADOS
Nos testes que envolvem os usuários são realizadas coletas de opiniões dos usuários com o objetivo de se obter uma apreciação dos usuários em relação ao sistema. Normalmente essa pesquisa deseja identificar o nível de satisfação do usuário. As principais técnicas para se coletar as opiniões são por meio de questionários ou entrevistas.
Já os testes que envolvem especialistas, os mesmos examinam a interface e identificam possíveis dificuldades que os usuários possam ter ao utilizar o software. Os dados coletados podem ser quantitativos ou qualitativos. Os dados quantitativos são aqueles que podem ser representados numericamente. Esses dados são utilizados para se avaliar a eficiência e produtividade de um sistema, para se comparar alternativas de design ou ainda se determinar se o sistema atingiu algum objetivo de qualidade de uso pré-definido.
...