Programa de Kernel
Por: lucio-femea • 3/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.004 Palavras (9 Páginas) • 309 Visualizações
CAP 1 : CONCEITOS
Ambiente, define a abrangência dos estudos ambientas, das medidas mitg. ou comps, dos planos e progm. de gestão ambiental. Física, ecológica, econômica, social e cultural. Meio de vida, cuja integridade depende a manutenção das funções essenciais a vida.
Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. (6938/81).
Impacto Cultural: Impacto sobre a herança de valores e objetos compartilhada por um grupo humano coeso. Patrimônio Cultura: Formas de Expressão, Modos de criar fazer e viver, criações científicas, artísticas, obras, objetos, documentos, conjuntos urbanos, sítios de valor histórico.
Poluição: Introdução no meio ambiente de qualquer forma de matéria ou energia que possa afetar negativamente o homem ou outros organismos.
Degradação ambiental: Qualquer alteração adversa de processos, funções ou componentes ambientais, ou alteração adversa à qualidade ambiental.
Impacto Ambiental: Alteração de qualidade ambiental que resulta da modificação de processos naturais ou sociais provocada por ação humana.Causas: Supressão, inserção ou sobrecarga ambiental.
Aspecto ambiental: Mecanismo através do qual a ação humana causa o impacto ambiental.
Processo ambiental: Processo que pode ser ou não intensificado pela ação humana. Ex. Erosão.
Diagnóstico Ambiental: Processo de exame das consequências futuras de uma ação presente ou proposta.
AIA: Processo de identificar as consequências futuras de uma ação presente ou proposta.
[pic 1]
Recuperação ambiental: Medidas de melhoria ao meio físico:
Restauração: retorno da área degradada às condições antes da degradação.
Reabilitação: Criar ecossistema alternativo.
Remediação: Recuperação para áreas contaminadas.
Regeneração: Recuperação natural.
Requalificação e Revitalização: Recuperação de Amb. Urbanos.
CAP 2 : ORIGENS
National Environmental PolicyAct (1970) - EUA
Cons. De Qualidade Amb: Responsável pela impl. NEPA e diretrizes para eleboração do EIS.
EIS: Checklist de critérios para o planejamento ambiental, fundamentou os EIA’s.
Países Desenvolvidos:
União Européia: Diretiva 337/85, obrigando os países a adotar procedimentos formais de AIA.
França: Primeiro país a adotar a AIA (1976).
Países em Desenvolvimento: Problemas ambientais em comum. Atuação das agências de fomento ao desenvolvimento nos países do sul – Internacionalização do AIA e Banco Mundial.
Colombia: Pioneira - 1974: provisões sobre o AIA em seu Código Nacional de Recursos Renováveis e de proteção ao meio ambiente.
AIA em tratados internacionais : Promoção do AIA em diversos documentos de âmbito internacional que preconizem seu uso, seja voluntário ou obrigatório. ( RIO 92, AGENDA 21 e COP/2002) – Objetivo: Fazer países incorporar o AIA a Legislação.
AIA no Brasil:
1970: Crescimento atividade econômica, Expansão das fronteiras econômicas, investimento em obras, Plano de Trabalho de Contr. Amb. (1978). EIA de grandes represas.
Legislações Federal:
PNMA (1981) – Incluiu o AIA como um dos instrumentos.
CONAMA (1986) – Lista de Atividades Sujeitas ao AIA, Diretrizes gerais para preparação do EIA e conteúdo mínimo. EIA deverá ser realizado por uma equipe multidisciplinar. Despesas por conta do empreendedor, acessibilidade ao RIMA.
Constituição Federal (1988) – Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado...”
CONAMA (1997) – Aboliu a idependencia da equipe que elabora o EIA, definiu os critérios de competência para o Linc. Ambiental.
QUADRO LEGAL – CAP. 3:
Histórico : 4 FASES.
Administração de Recursos Naturais (Inicio: 1930): Reorganização do Estado e inicio da industrialização intensiva. Objetivo: Racionalizar o uso e exploração dos recursos naturais e criar e reorganizar as Inst. Gov. encarregas de aplicar os dispositivos legais.
1934 : Criação do Código das Águas ( PNRH - 1997) e do DNAAE ( ANEEL) e ANA. Criação do Código Florestal ( 2012) e manutenção do Serviço Florestal ( atual IBAMA - 1989). Criação do Código de Minas ( Código de mineração, 1996) e o DNPM.
1937: Lei - Proteção do patrimônio histórico e do IPHAN ( IBPC).
1938: Código da Pesca (mod. 1967) . Sudepe criado em 1967 ( IBAMA).
1961: Lei – Monumentos Arqueológicos.
1967: Lei – Proteção à fauna. (IBAMA)
2000: Lei – SNUC’s
RESUMO DO PERIODO: tratamento desarticulados das políticas, aplicação dos órgãos indep., ocorrência de objetivos contraditórios.
CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL (Inicio: 1970): Escassez dos recursos naturais. Criação da EPA (EUA,1970). Estocolmo, 1972 – Conceito do ecodesenvolvimento -> Dens. Sustentável..
1973: Criação da S. Esp. MA – Liderou grandes projetos: Transamazõnica. Tucuruí e Itaipu.
1975: Decreto 1413: Controle da Poluição industrial. Objetivo: orientar o controle da poluição. Atribuições a SEMA, Penalidades, criação das áreas criticas de poluição, atribuição ao governo da possibilidade de sanção a suspensão do empreendimento se este for de “ Alto Interesse”.
PLANEJAMENTO TERRITORIAL ( Inicio: 1970): Primeiros planos de uso de solo no Brasil – Ordenação da ocupação urbana. Ex.: Insuficiência das politicas – problemas no fornecimento de água.
1979: Lei Lehman – Parcelamento do uso de solo Urb.
1980: Lei – Diretrizes para o Zoneamento Industrial nas áreas criticas. Primeira menção da AIA na legislação.
1988: Lei – Plano nacional de gerenciamento costeiro.
2001: Estatuto da Cidade: Gestão Urbna através do ordenamento e controle do uso de solo. Instrumentos: EIA e o EIVizinhança.
Impacto de Vizinhança: Termo para descrever impactos locais e áreas urbanas. Deste impacto surgiu o EIVizinhança : Contempla os efeitos positivos e negativos na qualidade de vida da população residente nas proximidades. Disponível para consulta.
...