Pós-Graduação em Engenharia de Software Resenha Crítica de Caso
Por: Gabriel Queiroz • 5/7/2020 • Monografia • 1.203 Palavras (5 Páginas) • 255 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós-Graduação em Engenharia de Software
Resenha Crítica de Caso
Gabriel Vieira de Queiroz
Trabalho da disciplina de
Gestão estratégica de TI
Tutor: Prof. Marcelo
Vasques de Oliveira
Curitiba
2020
VOLKSWAGEN DOS EUA: GERENCIANDO PRIORIDADES DE TI
Referência:
(AUSTIN, Robert, Volkswagen Dos EUA: Gerenciando prioridades de TI, Harvard Business School, Junho, 2017. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/POS764/Biblioteca_45096/Biblioteca_45096.pdf. Acesso em 01 de junho de 2020)
O principal assunto abordado pelo autor é a gestão de projetos de TI, ambientado em um caso ocorrido na empresa Volkswagen. O caso apresenta as dificuldades enfrentadas pela área de gestão de projetos na gestão, análise, priorização e organização dentro da Empresa. O autor também observa a importância de se seguir processos em todas as etapas da execução dos projetos.
O estudo começa de ponto em que o Dr. Matulovic, então CIO da Volkswagen dos EUA, recebe ligações de membros da equipe de liderança executiva o questionando sobre projetos não aprovados para execução, todos questionando uma possível exceção. A Volkswagen estava mudando a forma como selecionava seus projetos que anteriormente eram aprovados por reuniões com os executivos patrocinadores, agora, os projetos deveriam passar por um processo organizado e muitos questionavam essa nova metodologia.
O caso então apresenta uma análise da história da Volkswagen desde 1930 quando entraram no mercado com seus primeiros automóveis, sua intenção era atingir a massa, produzir carros que atendessem toda a população, com baixo custo, consumo e com boa qualidade. O fusca foi o carro mais vendido e colocou a empresa em uma situação confortável. Após o declínio das vendas a Volkswagen buscou introduzir novos modelos e se reestruturando até ganhar mais visibilidade.
Em 2001 o Dr. Pischetsrieder assumiu a presidência e iniciou uma política de diversificação de produtos, realizando parcerias com outras marcas no desenvolvimento de novos modelos de veículos. O então CEO Gerd Klauss percebendo o impacto das mudanças criou um programa para preparar a organização, o PRC, que fortalecia áreas como vendas, marketing, logística, pós-venda, e instituiu metas prioritárias na empresa.
Em 1992 a Volkswagen terceirizou sua área de TI com o objetivo de diminuir gastos e gerou impactos negativos no conhecimento persistido pela empresa, então em 1999 foi criada a GedasUSA com o objetivo de consolidar as operações de TI de grupo Volkswagen e acompanhar a empresa terceirizada.
Em 2002 a ELE da Volkswagen decidiu criar uma unidade de negócios para os assuntos de TI pois muitos projetos eram deixados de lado por conta de despesas elevadas, Matulovic então é transferido da matriz Alemanha para os EUA. Ele não tinha formação em TI, mas trabalhou para desenvolver processos pois acreditava que os problemas não estavam na tecnologia e sim na governança. Um de seus primeiros trabalhos foi a criação de PTON (Processos, Tecnologia e Organização de Negócios) que tinha como objetivo “apagar o fogo” de projetos desafiadores, criou também o EGP (Escritório de Gestão de Programas) para gerenciar todos os projetos e garantir que estavam dentro dos padrões, o EGP mostrou que existia a necessidade de mais planejamento antes de executar os projetos e que relatórios periódicos fossem entregue, essas mudanças visavam garantir que os projetos fossem executados dentro de cronograma e orçamento, Matulovic então tinha a preocupação dos projetos corretos serem desenvolvidos.
...