RESUMO ARTIGO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
Por: Marcos Aurélio • 29/5/2017 • Trabalho acadêmico • 945 Palavras (4 Páginas) • 257 Visualizações
[pic 1]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
Rua Olavo Bilac, 1148 – Centro Sul
CEP 64001-280 – Teresina PI
RESUMO
Polo: Marcos Parente
Aluno: Marcos Aurélio Avelino de Sousa
RESUMO
Atualmente, há uma necessidade do ensino-aprendizado estar cada vez mais presente no dia a dia dos alunos, com o objetivo melhorar suas interações dentro do seu ambiente social.
Através de um modelo ideológico de letramento, serão discutidas maneiras de como aplicar esses métodos do ensino de leitura e escrita em sala de aula, contribuido para enriquecimento das práticas educacionais.
Segundo Street (1995), há dois tipos de letramento: o autônomo, que está diretamente ligado às habilidades individuais do indivíduo; e o ideólogico, que diz respeito de como a leitura e escrita são praticadas dentro de um contexto social.
Para alguns pesquisadores, os problemas enfrentados pelos alunos,dentro do ensino da leitura e escrita, vão além da falta de habilidades, sendo também influenciados pelo meio social a qual estão inseridos.
Apesar das diversas formas de ler e escrever praticadas pelas diferentes instituições de ensino não garantem que mesmo com o domínio da escrita, o aluno pode sofrer dificuldades de interpretação ou produção de textos em algumas situações.
Street (1995) considera os letramentos como múltiplos, pois esses são criados a todo momento de acordo com as condições sociais e culturais a qual as pessoas estão inseridas, ou seja, quanto mais papeis uma mesma pessoa exerce dentro da sociedade, mais diversas serão os tipos de linguagens utilizadas.
De uma maneira mais generalizada, os letramentos também estão inseridos nas práticas educacionais e formais. De acordo com Hamilton (2000), os letramentos dominantes, praticados pelas organizações formais de ensino, como escolas, são definidos e padronizados de acordo com os efeitos formais das instituições ou com as disciplinas acadêmicas, ou seja, são os professores que controlam o acesso ao conhecimento, de acordo com as estratégias educacionais.
O letramento acadêmico ou escolar é definido pela diversidade de praticas na escrita e leitura, pois envolvem disciplinas que trazem características específicas, isto é, o uso da linguagem na relação entre professor e aluno.
Segundo Street (2009), ler e escrever está diretamento relacionado à questão de poder e autoridade. Isso fica claro durante a vida acadêmica dos alunos, em que eles, de forma crítica, vão construindo a base dos seus saberes relativos às relações de poder dentro da sociedade.
Os múltiplos letramentos são definidos como práticas sociais dentro das instâncias escolares de acordo com as áreas do conhecimento e os gêneros discursivos em que estão inseridos (OLIVEIRA, 2009), ou seja, mostra com está relacionado a leitura e escrita com o aluno influenciado por suas crenças, valores e ideologias, adquiridas dentro do seu meio social.
Com o mundo em constante evolução, os novos letramentos da mídia e da internet, decorrentes da diversidade cultural, criaram os multiletramentos. A Pedagogia dos Multiletramentos defende que o ensino não pode somente se concentrar no ensino da língua em si, mas também é influenciado pelas diferenças culturais, sociais, entre outros contextos de domínios específicos dentros do cotidiano do indivíduo.
...