Resumo Conceitos Básicos
Por: Beatriz Camboim • 21/9/2020 • Resenha • 1.145 Palavras (5 Páginas) • 1.075 Visualizações
Resumo Cap 2 - Conceitos Básicos
Este capítulo apresenta os conceitos de interface com usuário, affordance, descreve critérios de qualidade como a usabilidade, a experiência do usuário, a acessibilidade e a comunicabilidade.
Interface, Interação e Affordance.
1.1) Interação
Em geral, a interação pode ser considerada como tudo o que acontece quando uma pessoa e um sistema computacional se unem para realizar, tarefas, visando um objetivo (Hix e Hartson, 1993).
Kammersgaard (1988) identificou quatro perspectivas de interação usuário-sistema, são elas:
I) Perspectiva de Sistema: O usuário é considerado como um sistema computacional e a interação humano computador se aproxima da interação entre sistemas. Desse modo, o usuário precisa se comportar como uma verdadeira máquina, interagindo por formatos de entrada padronizados. O objetivo dessa interação é a eficiência e a transmissão correta de dados reduzindo o tempo de operação e o número de erros cometidos pelo usuário.
Utiliza-se linguagem de comando ou de programação. Exemplo, utilização do comando Ctrl C + Ctrl V.
II) Perspectiva de Parceiro de Discurso: Visa tornar a IHC mais próxima de uma interação entre humanos. A interação em si é uma conversa. Exemplo, a utilização da assistente virtual da Amazon, a lexa.
III) Perspectiva de Ferramenta: O sistema é considerado um instrumento que auxilia o usuário a realizar uma tarefa.
O sucesso da interação depende do conhecimento do usuário sobre a ferramenta e a capacidade de manipulá-la. Exemplo quando usuário utiliza o Microsoft Office para criação de documentos word, powerpoint e etc.
IV) Perspectiva de Mídia: Essa perspectiva, busca principalmente zelar pela qualidade da comunicação entre pessoas mediada por um sistema interativo. Exemplo, email.
Mídia X Parceiro de discurso: mídia é a comunicação de pessoa mediada por tecnologia e parceiro de discurso é referente a comunicação usuário - sistema.
1.2) Interface
A interface de um sistema compreende toda a porção do sistema com a qual o usuário mantém contato físico (motor ou perceptivo) ou conceitual durante a interação (Moran, 1981). O contato físico na interface se dá através do hardware e do software utilizado durante a interação, como exemplo temos as interfaces gráficas onde podemos clicar com o mouse (hardware) em um botão {x} que irá fechar o programa (software).
1.3) Affordance
Na área de IHC, significa uma característica do objeto que é capaz de dizer ao usuário o que se pode fazer com ele. Por exemplo, o campo de preenchimento que tem como affordance escrever algo, como exemplo o campo de preenchimento do Twitter.
Qualidade
Que características a interação e a interface devem ter para serem consideradas adequadas?
No livro texto os critérios de qualidade são: usabilidade, experiência do usuário, acessibilidade e comunicabilidade.
I) Usabilidade: está relacionada com a facilidade de aprendizado e uso da interface, bem como a satisfação do usuário em decorrência desse uso (Nielsen, 1993). A usabilidade enfoca a maneira como o uso de um sistema interativo no ambiente de trabalho é afetado por características do usuário (sua cognição, capacidade de agir sobre a interface e sua capacidade de perceber as respostas do sistema).
II) Experiência do usuário: Engloba as emoções e os sentimentos do usuário.
III) Acessibilidade: Está relacionado à remoção de barreiras que impedem mais usuários de serem capazes de acessar a interface.
IV) Comunicabilidade: Está relacionada com a responsabilidade que o designer tem de comunicar ao usuário suas intenções de design e a lógica que rege o comportamento da interface.
2.1) Usabilidade e Experiência do Usuário
A norma ISO/IEC(1991) define usabilidade como sendo um conjunto de atributos relacionados com o esforço necessário para o uso de um sistema interativo, e relacionado com a avaliação individual de tal uso, por um conjunto específico de usuário. E a norma sobre requisitos de ergonomia, ISO 9241-11 (1998), define usabilidade como sendo o grau em que um produto é usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico. Segundo a ISO 9241-11, eficácia está relacionada com a capacidade de os usuários interagirem com o sistema para alcançar seus objetivos corretamente, conforme o esperado. A eficiência está relacionada com os recursos necessários para os usuários interagirem com o sistema e alcançarem seus objetivos (geralmente são, mão
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