Trabalho Estrutura e Processos Organizacionais
Por: julio199830 • 11/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.005 Palavras (5 Páginas) • 1.937 Visualizações
ALUNO: PEDRO EMANUEL LIMA DE ALMEIDA
Fundamentos de Sistemas de Informação
Capítulo 1 : Resolvendo os problemas organizacionais.
Professor: Sidney Lima
CRATO – CE
2019.1
PERGUNTAS E RESPOSTAS (CAPÍTULO 1)
1- Qual o papel da tecnologia no sucesso do San Francisco Giants como uma equipe de beisebol?
No caso de algumas atividades a área de TI é vista como primordial, no mercado esportivo apesar de não encontrar-se tão submerso nessa ideia, é possível destacar o caso do time de basebol San Francisco Giants, que possui um CIO (Chief Information Officer) de destaque chamado Bill Schlough, que está a frente da coleta e o uso de informações há pouco mais de14 anos. É possível afirmar q o sucesso do time americano se dá principalmente por seu destaque no uso de informações.
“Eles começaram a usar um sistema de vídeo do Sportsvision chamado Fieldf/x, que auxilia as equipes nas análises de tempos de reação do jogador. As informações produzidas pelo sistema sobre a velocidade do jogador e seu tempo de resposta, como a velocidade com que um defensor externo chega a uma bola ou reage às rebatidas do tipo line drive, tornarão a análise dos dados do jogador muito mais precisa. Em alguns casos, ele fornecerá informações até então desconhecidas.” (LAUDON E LAUDON, 2014, 4)
O uso dessa ferramenta proporciona inúmeros registros de destaque, desempenho, existindo milhares de possibilidades de registros em um jogo, que, quando parametrizados com dados históricos, permitem variadas oportunidades de comunicação em tempo real e, consequentemente, mobilização e outros aspectos do jogo e dos jogadores, podendo assim ser de grande ajuda no desenvolvimento e desempenho do time. Além do uso do Sistema de Informações no desempenho da equipe Bill Schlough destaca o uso de ferramentas no marketing de toda a corporação, por exemplos:
2- Analise as contribuições dos sistemas descritos nesse caso.
É fundamental o oferecimento de Wi-Fi, de forma a permitir que os torcedores se conectem e interajam com o “mundo externo” do estádio; O executivo do Giants citou a iniciativa de espalhar quiosques ao redor do estádio, de forma a estimular os torcedores a votarem virtualmente nos jogadores do seu time para a seleção do All Star Games. Os sistemas desse caso auxiliaram a comissão técnica no que diz respeito ao desempenho esportivo e físico dos atletas; A edição de lances propicia ao torcedor uma experiência ainda melhor na ida ao estádio e gera conteúdo para seus portais e redes sociais.
Perguntas sobre o estudo de caso
Identifique e descreve o problema neste estudo de caso
Um sistema manual e antiquado no armazenamento de registros médicos em pastas e papeis, em alguns casos há bastante dificuldade de acessar alguns registros pois são duplicados, compartilhados e consequentemente demorado e burocráticos. Tal ineficiência acarreta custos elevados na manutenção de registros médicos nos EUA são muito altos representando 2,8 trilhões de dólares, 18% do PIB em 2012 com previsão de aumento para 25% em 2037 e consumirão aproximadamente 40% dos gastos federais
Quais fatores pessoais, organizacionais e tecnológicos são responsáveis pelas dificuldades na criação dos sistemas de prontuário médico eletrônico? Explique sua resposta
Pessoas que não concordam com a conversão do papel para forma digital que segundo a pesquisa da Harris Interactive apenas 26% estão de acordo, pois a maioria se mostrou preocupadas com a segurança e possível uso indevido das informações pessoais ou interrupção de energia ou falha do computador. O maior problema envolve os médicos, pois esses são muito pressionados em relação a utilização de seu tempo, e na intenção de compreender bem o sistema o médico gastaria muito tempo.
Qual é o impacto empresarial, político e social de não digitalizar os registros médicos (para o médico individual, hospitais, seguradoras, pacientes e para o governo norte-americano)?
Esse tipo de documento varia de profissional para profissional, de forma que, se algum profissional precisar consultar um prontuário de um paciente seu, possivelmente ele não entenderá parte das anotações. Deixando o trabalho ineficiente. Além de o papel ocupar muito espaço físico durante muito levando em consideração que o médico deve manter esses arquivos por 20 anos. E ainda há o fato de que o papel é muito degradado com pondo em risco as informações de pacientes não só devido ao tempo mais também a casos de acidentes como alagamento de estabelecimento ou incêndio. Outro aspecto negativo na utilização do papel é a falta de mobilidade, em que se um médico que esteja em um espaço mais distante de onde estejam os papeis, quiser consultar a ficha de um paciente terá que se deslocar.
Quais são os benefícios empresariais e sociais da digitalização dos registros médicos?
Entre as principais vantagens do sistema de Prontuário Eletrônico, podem ser destacadas: otimização de recursos, rápido acesso aos problemas de saúde do paciente - tanto antigos como recentes - aprimoramento do processo de tomada de decisão, acesso ao conhecimento científico atualizado, melhor legibilidade dos dados, segurança e possibilidade de backup. Outro ponto discutido sobre o sistema é a sua funcionalidade. Quando bem implantando, o PEP pode ser utilizado por vários funcionários ao mesmo tempo e de forma remota, possibilitando ainda a edição de prontuários via Web de qualquer lugar do mundo.
Os sistemas de prontuários médicos eletrônicos são uma boa solução para o problema do amento dos custos de assistência médica nos Estados Unidos? Justifique sua resposta.
Não se o que o país Norte-Americano estiver atrás de uma solução a curto prazo, pois os prontuários eletrônicos precisam de investimento em hardware, software e, possivelmente, treinamento da equipe médica. O que se faz necessário investimentos, se levar em conta esse investimento e tempo que levara para o processo se estabilizar para poder corresponder a uma devida solução o país não terá uma boa reposição de gasto em um pequeno espaço de tempo.
...