A Aplicação da Equação de Estado
Por: Thiago Maciel • 6/7/2022 • Relatório de pesquisa • 789 Palavras (4 Páginas) • 120 Visualizações
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
Departamento de Química Professor (a): Drº. Wilson Sacchi Peternella
Disciplina: Físico-Química Experimental – 1 – Aula Prática nº 1/2021.2
APLICAÇÃO DA EQUAÇÃO DE ESTADO
Aluno | Número de Matrícula |
Thiago Aluisio Maciel Pereira | 201820450 |
Porto Velho – RO Maio/2022
Introdução
Entre os séculos XVII e XIX, os físico-químicos criaram a Lei dos gases, denominados Lei de Boyle, Lei de Charles e Lei de Gay-Lussac. Os gases são fluidos que não possuem forma, nem volume próprio, pois a sua forma e seu volume dependem diretamente do recipiente no qual foram inseridos, por causa das suas moléculas que diferentes dos sólidos, estão separadas umas das outras. As leis de Charles e Gay Lussac, bem como a de Boyle, baseiam-se no estudo do comportamento ideal do gás, isto é, quando nos gases a pressão tende a zero (ATKINS e PAULO, 2008).
Os atores Chang e Goldsby (2013) abordam que dispõem que os gases ideais são aqueles que não sofrem nenhuma interação molecular, facilitando assim o seu estudo. Essas três leis abordam nos estudos que o comportamento dos gases ideais, à medida que uma das grandezas, seja pressão, temperatura ou volume, é constante, enquanto as outras duas são variáveis. Sendo a equação da lei dos gases foi baseada nessas três leis e no princípio de Avogadro chegando assim na seguinte equação proposto:
PV = nRT
A matéria pode ser encontrada de três formas sendo elas de forma sólido, líquido e gasoso. Na forma gasoso, no qual as forças de atração intermoleculares são atrações que uma molécula sente por outros ao seu redor, que são caracteriza como fracas que proporciona um movimento rápido e independente das moléculas, assim fazendo com o que o comportamento físico de um gás ser praticamente independente de sua composição química. Por ser independente não significa que não um controle entre elas, o controle de um gás é dado pelo seu volume, pressão, temperatura e o número de moles da substância (BRADY e HUMISTON, 1986).
A definição da pressão é dada pela força pela área sobre o qual a força é aplicada, então quando maior a força, maior será a pressão. a força de um gás é exercida com as colisões das moléculas com a parede do recipiente. Essas colisões são numerosas tanto que exercem uma força efetivamente constante tornando-o uma pressão constante no meio (ATKINS e JONES, 2012).
O estudo físico de uma amostra de uma substância, sua condição física, é definido por suas propriedades físicas. Duas amostras de uma substância que tem as mesmas propriedades físicas estão no mesmo estado. O estado de um gás puro, por exemplo, fica definido pelos valores do volume que ele ocupa, V, da quantidade de substância (número de mols), n, da pressão, P, e da temperatura, T. É um fator experimental que cada substância é descrita por uma equação de estado, uma equação que estabelece uma relação entre as quatro variáveis. A forma geral de uma equação de estado é obtida pela seguinte fórmula representada abaixo, esta
...