A Comprovação de Reações Químicas
Por: zeropoke • 18/10/2015 • Relatório de pesquisa • 1.169 Palavras (5 Páginas) • 438 Visualizações
Comprovação de Reações Químicas
Palavras Chave: reações químicas, conservação de massa, reagentes, produtos, ligações, equação química.
Resumo
O artigo a seguir visa através de experimentos científicos e utilizando evidências experimentais concluir sobre a ocorrência de reações químicas e classificá-las.
Introdução
“As reações químicas tais como a combustão no fogo, a fermentação e redução de minérios de metais eram conhecidas desde a antiguidade. Teorias iniciais de transformação de materiais foram desenvolvidas por filósofos gregos, como a Teoria dos quatro elementos de Empédocles afirmando que qualquer substância é composta por quatro elementos básicos – fogo, água, ar e terra. Na Idade Média, as transformações químicas foram estudadas por alquimistas.
A partir do século 16, pesquisadores, incluindo Jan Baptista van Helmont, Robert Boyle e Isaac Newton tentaram estabelecer teorias das transformações químicas observadas experimentalmente. A teoria do flogisto foi proposta em 1667 por Johann Joachim Becher. Ele postulou a existência de um elemento de fogo, chamado “flogisto”, que foi contido corpos combustíveis e liberado durante a combustão. Isto provou ser falso em 1785 por Antoine Lavoisier, que encontrou a explicação correta da combustão como reação com o oxigênio do ar.” (http://cienciasetecnologia.com/reacoes-quimicas/)
Chama-se de reação química a transformação de substâncias chamadas reagentes em outras substâncias, com propriedades diferentes, a quem se denomina produtos da reação, através do reordenamento de elétrons.
O reordenamento de elétrons corresponde às mudanças que envolvem apenas as posições dos elétrons na formação e quebra de ligações químicas entre os átomos, sem alteração dos núcleos (contendo assim os mesmos elementos), e muitas vezes podem ser descritas por uma equação química, que demonstra graficamente a reação, com seus reagentes, produtos, e muitas vezes as condições a que foram submetidos.
Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc...
As experiências de Evidência de Reações Químicas fundamentam-se em reações de: síntese ou formação, deslocamento ou simples troca e de dupla troca ou substituição.
A lei da conservação da massa, proposta por Lavoisier, mostra que, em todo processo químico, não ocorre perda de matéria, somente a transformação da mesma. Assim, a massa das substâncias reagentes coincide com a dos produtos, logo nenhum átomo é perdido, são apenas rearranjados.
Experimental
Os experimentos feitos com finalidade de provar a ocorrência de uma reação química foram realizados por meio de duas partes, a primeira com o objetivo de demonstrar as reações provenientes da mistura de reagentes, e a segunda com o objetivo de demonstrar as reações que acontecem durante o tratamento da água.
- Parte 1
- Materiais e reagentes
Tubos de ensaio (5)
Pinça
Pipeta
Béquer
NaCl 0,1M
AgNO3 0,1M
Magnésio (Mg) metálico
HCl 1M
K2Cr2O7
Ácido ascórbico – Vitamina C (C6H8O6)
NaOH 6M
HCL 6M
- Procedimentos[pic 1]
[pic 2]
- Parte 2
- Materiais e reagentes
Béquer
Carregador de celular
Grafite
Pinças de madeira
Bastão de vidro
Funil comum
Papel de filtro
NaCl saturada
Anilina
- Procedimentos
- Adicionar 20 ml de uma solução de cloreto de sódio saturada (NaCl)sat., em um béquer de capacidade de 100 ml.
- Adicionar a este béquer 50 ml de água de torneira.
- Colocar nesta solução 2 a 3 gotas de anilina.
- Inserir as extremidades dos fios do carregador de celular, preso a dois eletrodos de grafite, com auxílio de duas pinças de madeira, para dentro do béquer que contém a mistura.
- Conectar o carregador à tomada (verificar a voltagem do carregador).
- Após passado 15 minutos, retirar o carregador da tomada.
- Com um bastão de vidro, agitar a mistura.
- Filtrar a mistura.
- Observar.
Resultados e Discussão
Parte 1 –
Observou-se em cada tubo de ensaio o seguinte após o término dos experimentos:
- Tubo 1 – Ao adicionar ambas as soluções de cloreto de sódio (NaCl) e nitrato de prata (AgNO3), houve uma mudança dos líquidos que passaram de incolor para uma cor branca, comprovando assim que houve uma reação. Sua equação está demonstrada abaixo:
AgNO3(aq) + NaCl(aq) AgCl(aq) + NaNO3(aq)[pic 3]
Essa é uma reação de dupla troca, pois dois compostos reagem para formar dois compostos diferentes.
- Tubo 2 – Ao serem despejadas gotas de ácido clorídrico (HCl) sobre o magnésio metálico, observou-se uma liberação de gás (H2), assim como um leve aquecimento. Equação química da reação:
Mg(s) + 2HCl(l) MgCl2(l) + H2(g)[pic 4]
A reação acima é de simples troca, pois um elemento simples desloca outro elemento do composto para formar uma nova substância composta.
...