A Determinação de Mg em amostra de calcário.
Por: sofiafornazier • 23/3/2017 • Relatório de pesquisa • 395 Palavras (2 Páginas) • 351 Visualizações
Laudo TÉCNICO
Título: Determinação de Mg em amostra de calcário.
SOLICITANTE: Prof. Dr. Emerson Henrique de Faria
EXECUÇÃO:
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
UNIVERSIDADE DE FRANCA
EQUIPE: Eduardo Henrique Donzelli
Sofia Fornazier da Silva
Gabriel Maia
Franca – SP
2017
- INTRODUÇÃO
A acidez dos solos promove o aparecimento de elementos tóxicos para as plantas. Isso afeta negativamente a lavoura, dificultando o aproveitamento pelas plantas, dos elementos nutritivos que existem no solo. As conseqüências são os prejuízos causados pelo baixo rendimento produtivo das culturas. Portanto, a correção da acidez dos solos, através da calagem, é fundamental para uma agropecuária de alta produtividade. O principal produto que corrige a acidez do solo é o calcário, que é uma rocha moída contendo carbonato de cálcio e magnésio. O calcário é um corretivo de solo. De acordo com a legislação brasileira os teores de carbonatos de cálcio e de magnésio dos calcários são expressos na forma de oxido (CaO e MgO). Para poder ser comercializado, o calcário deve ter no mínimo 38% de cálcio e de magnésio.
- OBJETIVO
Determinar presença de Mg e quantificá-lo em amostra de calcário.
- MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
- Bureta de 25 mL
- Erlenmeyer de 250 mL
- Pipeta volumétrica
- Suporte universal
- Garras
-Bureta de 25 mL
-balança
-Becker
-Balão volumétrico.
Reagentes:
Solução Tampão de Cloreto de amônio-hidróxido de amônio
Indicador Negro de Eriocromo T
Solução de EDTA 0,01N
Solução Padrão de Cálcio (para padronização do EDTA)
-GHCL 6,0 mol/L
Metodologia:
Preparo da solução do calcário
Pesou-se em uma balança analítica 5 g de amostra de calcário dentro de um béquer. Adicionou-se cerca de 8 mL da solução de HCL6,0 mol/L, até a amostra se solubilizar. A solução foi filtrada e armazenada em um balão volumétrico de 100mL. Posteriormente foi-se completado o volume do balão até a marca indicada com H20.
Dosagem do Cálcio e do Magnésio.
Transferiu-se 10 mL da solução de calcário para um erlenmeyer de 125 mL e adicionou-se 4 mL de solução tampão de hidróxido de amônito/cloreto de amônio, cerca de 50mL de água destilada e e 0,01 g de negro de eriocromo T. Após o preparo desta solução titulou-se a amostra com solução padrão de EDTA, ate o ponto de viragem sendo ela de coloração roxa. Sento que nossa titulação foi feita em duplicada, para diminuir porcentagem de erro.
4- RESULTADO
5.CONCLUSÃO
6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
...