Determinação de direta de Ca, Mg, Mn e Zn em amostras de leite por espectrometria de absorção atômica com chama
Por: Suzetebrito • 17/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 522 Palavras (3 Páginas) • 419 Visualizações
Instrumentação Analítica Avançada
Análise Crítica do Artigo
Determinação de direta de Ca, Mg, Mn e Zn em amostras de leite por espectrometria de absorção atômica com chama (FAAS)
Nos últimos anos foi observado diversas tendências na pecuária brasileira dentre elas a criação de Búfalos, esta atividade vem se desenvolvendo principalmente na Ilha de Marajó no estado do Pará e com isso a oferta de leite de Búfala também. Em estudos realizados foi observado que este leite possui grande valor nutritivo, todavia a ausência de regulamentação e padrões de identidade torna a utilização deste produto prejudicada, podemos observar alguns estudos no sentido de caracterizar essas matrizes e desenvolver métodos analíticos mais rápidos e assertivos também.
Este trabalho apresenta um método analítico para quantificação de Ca, Mg, Mn e Zn por espectrometria de absorção atômica com chama, como trata-se de uma matriz complexa foi proposto uma modificação no preparo das amostras com a finalide de contornar interferências de matriz para obtenção de resultados mais confiáveis quando comparados com o método tradicional, digestão em ácido nítrico (HNO³), neste estudo tanto as amostras quanto os padrões utilizados para preparar a curva analítica, foram diluídas em solução CFA-C 10%, uma solução alcalina que é preparada a partir da mistura de aminas terciarias solúveis em água.
Após o preparo da curva analítica foram calculados os coeficientes angulares para o Ca, Mg, Mn e Zn em HNO³ e CFA-C e os resultados foram os seguintes: Ca (0,9947 – 0,9950); Mg (0,9905 – 0,9986); Mn (0,9905 – 0,9978) e Zn (0,9929 – 0,9990) respectivamente, com estes resultados podemos afirmar que possuem similaridade entre si, o que foi comprovado quando os resultados foram tratados utilizando o teste t-Student.
Após o preparo das curvas analíticas as amostras foram analisadas e os resultados foram comparados com o método tradicional (digestão em HNO³).
Na determinação de Ca o valor mais discrepante foi na amostra A5 com - 65 mg/L de Ca em relação ao método tradicional e o resultado menos discrepante foi -13 mg/L de Ca na amostra A4. Para a determinação de Mg os resultados mais discrepantes e menos discrepantes foram na amostra A4 -13,8 mg/L e 1,6 mg/L na amostra A5 respectivamente. Na determinação de Mn o resultado mais discrepante foi na amostra A1 com -0,04 mg/L e o resultado menos discrepante ocorreu tanto para a amostra A4 com 0,02mg/L quanto para a amostra A5 com -0,02mg/L. Para o ensaio de Zn o maior desvio foi observado na amostra A2 com -0,7 mg/L e o menor desvio foi observado tanto para a amostra A1 quanto para a amostra A4 as duas com -0,1mg/L.
Com base nos resultados apresentados podemos inferir que o método de digestão utilizando a solução de CFA-C 10% pode facilmente ser empregado na determinação de Ca, Mg, Mn e Zn em leite de Búfala. O método avaliado apresentou um tempo de preparo menor do que o método de referência o que pode ser uma vantagem já que o mercado demanda cada vez mais por métodos que apresentem resultados em um espaço de tempo menor. Foi observado também que os resultados quando comparados com o método tradicional apresenta similaridade o que pode garantir confiabilidade ao método proposto.
...