A Determinação do Teor de Mg(OH)2 em uma amostra
Por: MARCOS231283 • 3/12/2023 • Relatório de pesquisa • 958 Palavras (4 Páginas) • 72 Visualizações
Determinação da acidez titulável do leite.
Marcos Rogerio de Sá Martins - matrícula 14211070034
e-mail: marcos.rogerio.m@hotmail.com
Laboratório de Química
Tutora Presencial: Welson Moreira
Tutor a Distância:
Professor Coordenador:
Resumo. A determinação da acidez no leite foi realizada em duplicata, usando em cada amostra cerca de 10 mL de leite. A titulação foi realizada com a escala Dornic. A titulação foi feita com a substância em agitação constante até que sua coloração branca se tornasse um rosa claro. Para a titulação da primeira solução foi usado 4,7 mL de soda Dornic, já na segunda 4,6 mL. Após o término da titulação foram realizados alguns cálculos simples para determinar a acidez no leite em °Dornic, que resultaram respectivamente em 41,8 °D.
Palavras-chave: Titulação, Leite e acidez.
Objetivos
Determinar a acidez titulável determinado como % m/v em uma amostra comercial de leite de magnésia.
1.0 Introdução
A titulação é uma técnica laboratorial usada para determinar a concentração de uma solução desconhecida por meio da adição controlada de uma solução de concentração conhecida “titulante” até que ocorra uma reação química completa, atingindo o ponto de equivalência. Essa técnica é amplamente utilizada em química analítica e é especialmente valiosa para determinar a concentração de íons, ácidos, bases e outros analitos em soluções. [1].
Existem muitas técnicas de titulações, Titulação Ácido-Base é tipo de titulação, uma solução ácida ou básica de concentração conhecida (titulante) é usada para determinar a concentração de um ácido ou base desconhecido. Fenolftaleína ou azul de bromotimol são frequentemente usados como indicadores [2].
Titulação Redox, a reação envolve transferência de elétrons. O titulante é uma solução de um agente oxidante ou redutor de concentração conhecida, e o analito é um agente redutor ou oxidante desconhecido. Permanganometria e iodometria são exemplos de titulações redox [2].
O leite fresco normal não contém ácidos, mesmo assim ele apresenta uma acidez detectável pela técnica da titulação. A acidez do leite pode ser avaliada por meio da determinação do pH em aparelhos apropriados, ou por métodos de titulação. O sabor azedo do leite fermentado se deve ao ácido lático formado e eliminado pelos lactobacilos. O abaixamento do pH causado pelo ácido lático provoca a coagulação das proteínas do leite e a formação do coalho, usado na fabricação de iogurtes e queijos [3].
2.0 Procedimento Experimental
2.1 Materiais
- Balança semi analítica
- Pipeta de Pasteur
- Proveta de (10 e 25) mL
- Bastão de Vidro
- Pisseta
- Pêra
- Béquer de 250 mL
- Kitassato
- Pinça metálica
- Erlenmeyer
- Conta gotas
2.2 Reagentes
- Leite de magnésia 36%
- Água destilada
- Hidróxido de sódio (NaOH)
- HCL
2.3 Procedimentos experimental
Transferiu-se com uma pipeta 10 ml de leite para um, diluindo com 20 ml de água destilada e adicionou-se 10 gotas de fenolftaleína.
Posicionou-se o Erlenmeyer embaixo da bureta e titulou-se com solução de hidróxido de sódio 0,1 molar até o aparecimento de uma coloração rosa claro. Titulou-se duas amostras.
.
3. Resultado e Discursão.
Dissolveu-se 4,0 gramas de NaOH em um béquer com 200 ml de água de completou para 1 litro.
O preparo das soluções seguiu da seguinte forma:
Preparação da solução 0,1 mol/l de NaOH.
m(g) = 0,1 mol/l x MM x 1L.
m(g) = 0,1 mol/l x 40 g/mol x 1L.
m(g) = 4,0 g
[pic 1]
1: Reação de neutralização do ácido lático pelo hidróxido de sódio.
Conforme literatura, a massa molar do ácido lático é 90,08 g/mol.
Conforme tabela acima, os cálculos abaixo representam a média.
[pic 2]
A reação entre ácido lático e hidróxido de sódio é 1 x 1, desta forma. Foram gastos 4,65 ml NaoH A 0,1 molar.
...