Estudo ambiental para a despoluição do Rio Itapecerica em Divinópolis - MG
Por: Amanda Coimbra • 30/3/2015 • Projeto de pesquisa • 435 Palavras (2 Páginas) • 1.326 Visualizações
ESTUDO AMBIENTAL PARA DESPOLUIÇÃO DO RIO ITAPECERICA EM DIVINÓPOLIS - MG
- PROBLEMA
O Rio Itapecerica abastece 80% da população de Divinópolis, mas a situação do Rio na região é alarmante, pois a maior parte do esgoto doméstico e de indústrias sem tratamento é jogado no mesmo. Uma grande quantidade de lixo e entulho pode ser vista nas margens do rio, e em alguns pontos pode-se notar também a mudança de cor de suas águas. Apesar de tanta sujeira ainda é possível notar a presença de alguns animais, como pássaros e capivaras, além disso, a presença de grande quantidade de aguapés, que segundo biólogos, esse grande número está diretamente ligado à poluição de rios.
- OBJETIVOS
Identificar os principais problemas e focos de poluição do Rio Itapecerica na região de Divinópolis – MG, criar e desenvolver estratégias na busca minimização da poluição do rio e sua margem, bem como a conscientização ambiental da população para sua preservação.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar os principais problemas de poluição do Rio Itapecerica registrados em Divinópolis.
- Promover oficinas e teatros nas escolas voltados para a conscientização ambiental na preservação do Rio Itapecerica.
- Promover ações e palestras de como cuidar de nossas águas, promovendo a educação ambiental com a participação ativa da comunidade.
- JUSTIFICATIVA
A situação em que se encontra o Rio Itapecerica que corta grande parte da cidade de Divinópolis é preocupante. Grande parte do esgoto da cidade é jogado no rio e a falta de conscientização ambiental da comunidade é grande o que contribui ainda mais para sua degradação, portanto é pertinente discutir o assunto, buscando possíveis soluções.
- PROCEDIMENTO DE OBTENÇÃO DE DADOS
O projeto será desenvolvido em três fases:
Fase 1: será feito um levantamento das características da região, como dados da bacia, tipo de vegetação e estado de preservação ambiental. Verificar se as construções a sua margem estão de acordo com o Código Florestal. Levantamento histórico sobre possíveis causas de cunho econômico, social e politico que favoreceram tal degradação. Serão também identificados pontos onde se faz necessário a conscientização da comunidade e para que sua ação direta possa refletir de maneira efetiva na preservação do rio.
Fase 2: realização de palestras de palestras de como cuidar de nossas águas, promovendo a educação ambiental com a participação ativa da comunidade. Realização de oficinas e teatros nas escolas voltados para a conscientização ambiental na preservação do Rio Itapecerica. Confecção de uma cartilha mostrando a importação do rio para a cidade e sua preservação.
Fase 3: criar e desenvolver estratégias como por exemplo a implantação de lixeiras próximas a margem do rio onde há ruas para, diminua a quantidade de lixo jogado às margens do Rio Itapecerica.
...