A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Por: tha_costa • 7/3/2018 • Relatório de pesquisa • 1.108 Palavras (5 Páginas) • 429 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO FARMÁCIA
COMPONENTE CURRICULAR: Química Orgânica Experimental
TURMA:
PROFESSORA: Vera Lúcia Meira de Morais Silva
RELATÓRIO PRÁTICA VIII
SAPONIFICAÇÃO- SABÕES
ALUNA: Thássia Borges Costa
CAMPINA GRANDE - PB
06\12\2017
1 INTRODUÇÃO
A fabricação de sabão é, sem dúvida, uma das atividades industriais mais antigas de nossa civilização. Sua origem remonta a um período anterior ao século XXV a.C. (BALDASSO, 2016 In: Paradela).” O sabão surgiu gradualmente de misturas de materiais alcalinos e matérias graxas . Os primeiros aperfeiçoamentos no processo de fabricação foram obtidos substituindo as cinzas de madeira pela lixívia rica em hidróxido de potássio.”(Baldasso, 2016 In: Paradela) .Porém, foi somente a partir do século XIII que o sabão passou a ser produzido em quantidades suficientes para ser considerado uma indústria.
Do ponto de vista da química, o sabão é um produto obtido a partir de uma hidrólise alcalina de uma gordura de origem vegetal ou animal (cuja função química corresponde a um trialciglicerídeo) .” A principal característica química do sabão é a formação de micelas (em meio aquoso), que são aglomerados esféricos de ânions carboxilatos que estão dispersos por toda a fase aquosa”. ( SOLOMONS, 2006,p.409). Sua utilização na limpeza se baseia na ideia “semelhante dissolve semelhante” , tal característica é explicada pela sua estrutura que é composta por uma parte polar que interage com a água , e uma parte apolar , que interage com a gordura , formando ,assim, partículas que se mantém dispersas na água e são arrastadas durante a lavagem.
1.1 OBJETIVO
O objetivo desta prática foi preparar sais de ácidos carboxílicos ( sabão) e observar sua reação e propriedades diante de outras soluções químicas tais como o CCl2( Cloreto de Ácido) e HCl (Ácido Clorídrico).
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A reação de saponificação é também conhecida como hidrólise alcalina e ocorre quando um éster (proveniente de um ácido graxo) em solução aquosa de base inorgânica origina um sal orgânico( sabão) e álcool.
A reação básica de saponificação pode ser representada pela seguinte equação :
Éster de ácido graxo + Base forte → Álcool + Sal de ácido graxo (sabão)
[pic 2]
No exemplo a cima a reação ocorre com a soda cáustica . Os radicais R1 , R2 e R3 representam cadeias carbônicas longas ,características de ácidos graxos.
3 PARTE EXPERIMENTAL
3.1 EQUIPAMENTOS
- Balança semi analítica
- Tela de amianto ( fonte de calor)
- Espátulas
- Pipetadores
3.2 VIDRARIAS
Becker
- Pipetas graduadas
- Bastão de vidro
- Tubos de ensaio
3.3 REAGENTES
- Óleo de coco
- Hidróxido de sódio
- Água destilada
- Cloreto de ácido
- Ácido clorídrico
3.4 METODOLOGIA
- Com o uso da balança semi analítica, foram pesados 21mL de óleo de coco em um becker, que logo em seguida foi colocado para ser aquecido sobre a tela de amianto.
- Em outro becker foram pesados 4g de hidróxido de sódio onde posteriormente foram adicionados com uma pipeta graduada 5mL de água destilada ao mesmo.
- A solução de Hidróxido de Sódio foi adicionada aos poucos ao óleo de coco aquecido . Havendo uma agitação feita com um bastão de vidro durante cada etapa da adição.
- Levou-se novamente ao aquecimento até ser obtida uma maior consistência. Após a obtenção de um ponto mais sólido, espalhou-se a mistura com uma espátula sobre a bancada, onde após um leve esfriamento pode-se molda-la à mão. Estando já formado o sabão. Outra parte da mistura foi reservada.
- A parte reservada da mistura foi utilizada no processo de identificação do sabão, onde foram dissolvidos 2g do sabão em 100 mL água destilada sobre aquecimento em um becker, formando-se uma solução de sabão.
- Em um tubo de ensaio foram adicionados 10 mL da solução de sabão, e em seguida 2 mL de uma solução de cloreto de cálcio, observando-se as mudanças ocorridas.
- Em outro tubo de ensaio contendo 5mL da solução de sabão juntou-se 1mL de ácido clorídrico diluído ao mesmo. Observando-se as mudanças ocorridas.
- Para determinar o índice de saponificação foram feitos os seguintes cálculos :
3g---------x x--------21g de óleo
0,19g-----1 0,19------1g
X=15,78g de Óleo x=4g de NaOH
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os sabões, por possuírem uma cadeia de um acido graxo grande, tem também afinidade por substancias apolares e, devido a outra extremidade carboxílica, eles possuem também afinidade por substancias polares como a água.
Este comportamento dos sabões é responsável pela ação de limpeza, pois possibilita a “união” entre a água, por exemplo, e uma molécula de gordura, funcionando como uma parte entre as duas moléculas.
...